“Números apresentados são tímidos, mas já é uma evolução”, diz Capitão Alden sobre dados divulgados pela SSP-BA

Deputado reforça que após suas interações com o órgão e mudança de foco os indicadores positivos passaram a surgir
Por: Brado Jornal 16.mai.2024 às 15h16
“Números apresentados são tímidos, mas já é uma evolução”, diz Capitão Alden sobre dados divulgados pela SSP-BA

A Segurança Pública segue como um dos principais temas de destaque quando se refere a Bahia, inclusive, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) divulgou na última quarta-feira (15), que o estado registrou uma redução de 8,7% no índice de mortes violentas, entre janeiro e maio de 2024, quando comparado ao mesmo período  de 2023. O deputado federal Capitão Alden (PL-BA), membro titular da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara Federal (CSPCCO), reforçou que após suas interações com a SSP-BA e mudança de foco para os verdadeiros problemas de Segurança Pública na Bahia os indicadores positivos passaram a surgir.  


De acordo com o parlamentar, após ele demonstrar através de fatos e dados estatísticos que o problema da Segurança Pública na Bahia não eram os Caçadores, Atiradores e Colecionadores (CACs) e consequentemente as armas legais. A SSP-BA passou a focar seus esforços nos principais problemas de Segurança Pública na Bahia: Crime Organizado, Facções Criminosas e Tráfico de Drogas. O militar baiano traz, como exemplo, o término da narrativa contra os CACs que antes eram associados de maneira equivocada a possíveis atos ilícitos envolvendo armas de fogo.   


“A SSP-BA possui um quadro técnico bom, e isso ficou evidente com os avanços conquistados. E se o Governo do Estado não atrapalhasse, o desempenho seria ainda melhor, mas o desgoverno do ‘Partido das Trevas’ ainda insiste em tratar a Segurança Pública com cunho político. Os números apresentados são tímidos, mas já é uma evolução”, comenta Alden. 


Segundo o político, o início da mudança de postura da Secretaria de Segurança Pública foi logo após a reunião promovida por ele na sede do órgão com as presenças dos deputados federais: Cabo Gilberto (PL-PB), Sargento Gonçalves (PL-RN) e o presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara Federal, Sanderson (PL-RS). O encontrou contou ainda com a participação do deputado estadual Diego Castro (PL-BA).


Na oportunidade estiveram presentes: o titular da SSP-BA, Marcelo Werner; o subsecretário da pasta, Marcel de Oliveira; o Comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, Coronel Paulo Coutinho; a delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito; o Comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Adson Marchesini; a diretora do Departamento de Polícia Técnica, Ana Cecília Bandeira; o superintendente de Inteligência da SSP-BA, Rogério Dourado; o chefe e o diretor executivo de Gabinete da SSP-BA, Nelson Gaspar e Marcelo Olinto, respectivamente e o superintendente Regional da Polícia Federal, Flávio Albergaria.


O Capitão Alden reconhece que o secretário da SSP-BA, Marcelo Werner, e o Comandante-Geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Paulo Coutinho, têm se empenhado para resolver os problemas da Segurança Pública. No entanto, segundo Alden, o trabalho dos dois vem sendo comprometido por causa da “herança maldita” dos últimos governadores. “Se o atual governador insistir em seguir a ‘cartilha’ dos seus antecessores, certamente, a Segurança Pública continuará a ser uma dor de cabeça em sua gestão. Bom lembrar que o Monitor da Violência apresentou a Bahia pelo 5º seguido com o maior número de  mortes violentas no Brasil”, afirma Alden.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Tse inicia análise que ameaça mandato de Cláudio Castro nesta terça
Investigação aponta irregularidades em contratações para campanha de 2022 no Rio de Janeiro
Ancelotti rebate críticas de treinadores brasileiros sobre estrangeiros no futebol nacional
Polêmica surge em fórum de técnicos, com reações divididas entre participantes e dirigentes
Ministra do TSE defende cassação do mandato de Cláudio Castro
Acusações de irregularidades eleitorais em 2022 param julgamento após voto inicial pela condenação
Detenção na CPI do INSS: Líder de organização pesqueira é detido por declarações falsas
Acusado de ocultar ligações com esquema de fraudes, Abraão Lincoln enfrenta prisão em flagrante após oitiva que expôs movimentações suspeitas de centenas de milhões
Prefeito que inaugurou lombada comemora arrecadação de R$ 8 milhões em município de 15 mil habitantes
O prefeito é filiado ao Partido dos Trabalhadores, o mesmo do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.
Aliados de Bolsonaro preveem ida à Papuda na próxima semana
Expectativa de transferência após decisão do STF divide opiniões na Corte e no entorno do ex-presidente
Carregando..