Congresso acaba com saídas temporárias de presos em feriados

O presidente vetou o trecho da lei que proibia o saidão para visitação a familiares durante datas comemorativas, mas os parlamentares decidiram, por 339 votos favoráveis na Câmara e 47 no Senado, manter a proibição
Por: Brado Jornal 29.mai.2024 às 08h23
Congresso acaba com saídas temporárias de presos em feriados
Antônio Cruz/Agencia Brasil

O Congresso Nacional derrubou o veto do presidente Lula ao texto do projeto que restringiu as saídas temporárias de detentos. A votação aconteceu em sessão conjunta do Congresso Nacional e foi inicialmente derrubada com os votos da Câmara dos Deputados e, posteriormente, confirmada no Senado. Entre os deputados, 314 votaram para anular o veto e 126 para manter a decisão de Lula.

Assim como na votação que manteve o veto contra a criminalização das fake news eleitorais, a derrota contou com o apoio até mesmo de partidos que apoiam Lula, como o MDB (21 votos pela derrubada do veto), União Brasil (54 votos pela derrubada do veto) e PSD (29 votos pela derrubada do veto).

Além disso, o tema sequer foi unanimidade entre os partidos da esquerda: o PT teve um voto contra o fim da saidinha, de Maria do Rosário; no PSB, outro partido de esquerda aliado do Palácio do Planalto, Duarte Jr., do Maranhão, e Tabata Amaral, pré-candidata à Prefeitura de São Paulo, também votou para derrubar o veto.

O mesmo aconteceu no Senado, onde o voto "Não", pela derrubada do veto também contou com maioria entre MDB, União e PSD, partidos com três ministros cada na Esplanada dos Ministérios. No Senado, Fabiano Contarato, senador do PT pelo Espírito Santo, discordou do resto do partido e votou para derrubar o veto de Lula. Os dois senadores do PSB, Flávio Arns e Chico Rodrigues, também votaram contra o governo



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Denúncia aponta cargos fantasmas, nepotismo e uso eleitoral na Câmara de Teixeira de Freitas
Segundo a denúncia, 135 delas (R$ 516.596,36, ou 32,7% do total) apresentam padrões suspeitos: nomeações concentradas a partir de março de 2026, cargos genéricos e possíveis vínculos políticos.
PSD articula para Zema desistir da presidência e apoiar Caiado
Aliados relatam conversas para governador mineiro trocar presidência por Senado e reforçar candidatura goiana
Zema volta a dizer que primeiro ato como presidente será proibir bets
Candidato do Novo reforça posição contra apostas on-line durante visita a igreja no Rio de Janeiro
Dino autoriza PF a acessar dados sobre produtora do filme Dark Horse
Ministro do STF libera compartilhamento de informações de operação que mira Karina Ferreira da Gama
Lula pressiona Congresso pelo fim da escala 6x1
Relator deve apresentar parecer nesta semana e governo tenta acelerar proposta no Senado antes das eleições de outubro
Carregando..