Lava Jato: STF arquiva inquérito contra Eduardo da Fonte

Investigação havia sido aberta em 2015 por suspeita de corrupção
Por: Brado Jornal 10.jun.2024 às 16h37
Lava Jato: STF arquiva inquérito contra Eduardo da Fonte
Câmara dos Deputados

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou um inquérito da Operação Lava Jato que tramitava há mais de nove anos contra o deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE).

A investigação havia sido aberta em março de 2015, com base nos acordos de colaboração premiada do doleiro Alberto Youssef e do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa.

Segundo os delatores, o deputado teria solicitado vantagens indevidas para atuar contra a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, no segundo semestre de 2009.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) chegou a denunciá-lo, em 2016, pelo crime de corrupção passiva. Porém, a Segunda Turma do STF rejeitou a acusação, por falta de elementos que corroborassem as delações.

Em 2018, o caso voltou a tramitar por suspeitas do envolvimento do parlamentar em novas irregularidades. Em 2023, a PGR pediu mais uma vez pelo engavetamento.

Cármen afirmou que “o pedido de manutenção do arquivamento formulado pela PGR configura juízo negativo sobre a viabilidade da retomada da persecução penal”.

“Considerando os argumentos do Ministério Público, no sentido de não dispor de justa causa para atuar, imprescindível é o acolhimento do pleito por ele formulado”, escreveu a ministra.

A defesa de Eduardo da Fonte disse nos autos que o extenso tempo de investigação está “fora de qualquer parâmetro admitido pela jurisprudência para manter quem quer que seja sob o escrutínio policial”.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Eduardo Bolsonaro expõe a frouxidão de Jair Bolsonaro ao não seguir Trump e Milei
O ex-presidente brasileiro teve tempo e poder para agir, mas preferiu recuar, revelando sua falta de firmeza e determinação.
Hugo Motta inicia gestão na Câmara com mudanças polêmicas e disputa por comissão
Deputados celebram novas regras, mas embates com judiciário e partidos marcam primeiros dias
STF Fashion: Ministros estreiam gravatas e lenços com símbolo da Corte
Adereço foi lançado pelo presidente do STF, Roberto Barroso, para retribuir presentes de visitantes
Lula defende regulação das redes sociais para 'combater fake news e desinformação'
Presidente sugere que Congresso ou STF avancem em propostas para responsabilizar plataformas digitais por publicações falsas
Aliados de Jerônimo Rodrigues reconhecem risco de derrota para ACM Neto em 2026
Fontes próximas ao governo admitem dificuldades na gestão e avaliam que a reeleição do governador está cada vez mais improvável
Bruno Reis declara "guerra" ao governador Jerônimo Rodrigues
Prefeito de Salvador promete retorno de linhas de ônibus retiradas por pressão do Estado
Carregando..