Índice de apoio a Lula na Câmara atinge menor patamar em 13 meses

Segundo o estudo da consultoria Arko Advice, no mês passado, apenas 46,47% dos deputados acompanharam a orientação do governo Lula em votações na Câmara
Por: Brado Jornal 11.jun.2024 às 14h53
Índice de apoio a Lula na Câmara atinge menor patamar em 13 meses
Ricardo Stuckert/Agência Brasil

Com sérias dificuldades na articulação política junto ao Congresso Nacional, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registrou, em maio deste ano, o pior índice de apoio na Câmara dos Deputados desde o início do atual mandato do petista, em 2023.

Os resultados aparecem em um levantamento da consultoria Arko Advice, cujos dados foram publicados pelo jornal O Estado de S. Paulo. Segundo o estudo, no mês passado, apenas 46,47% dos deputados acompanharam a orientação do governo em votações na Câmara.

Baixe uma lista de 11 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos

Trata-se do desempenho mais baixo do governo Lula no Congresso desde abril de 2023, quando a taxa de adesão foi de 46,39%. Na época, a Câmara e o Senado se digladiavam em torno do rito de tramitação das Medidas Provisórias (MPs), o que acabou contaminando a relação do Legislativo com o Executivo.

Desde fevereiro deste ano, o levantamento da Arko Advice mostra uma queda constante e consistente do apoio dos deputados ao governo Lula.

O estudo da consultoria leva em consideração votações nominais e abertas realizadas na Câmara, com orientação de voto apresentada pela liderança do governo na Casa.

Em maio, houve 52 votações desse tipo, e o governo foi derrotado em 20. Entre os reveses mais significativos, a Câmara derrubou o veto de Lula ao fim das saídas temporárias de presos, as chamadas “saidinhas”.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Michelle Bolsonaro opta por não apoiar campanha de Flávio
Decisão comunicada a Jair Bolsonaro surge após mensagem do senador que a teria ofendido; aliados dizem que reconciliação ainda é possível com pedido de desculpas
Kim Kataguiri diz que repasse a escola de samba que homenageia Lula deveria parar o país
Deputado critica R$ 1 milhão repassado à Acadêmicos de Niterói como escândalo eleitoral; afirma que AGU admitiu risco de condenação no TSE e cobra protestos massivos contra irregularidades no governo
Hilton Coelho ironiza reajuste do Planserv e chama de “vampirinho” o governo Jerônimo
Deputado do PSOL critica aumento nas contribuições sem melhoria no atendimento; aponta precariedade em consultas, exames e rede credenciada, cobrando revisão urgente da política do plano de saúde dos servidores baianos
Produtores do Baixio de Irecê cobram Jerônimo e Lula por falta de apoio após prejuízos na lavoura
Agricultores denunciam paralisia por ausência de irrigação e escoamento; Marinho Pereira critica promessas não cumpridas e pede recursos urgentes do governo federal e estadual para salvar a safra
Lula participa de apresentação da BaianaSystem no carnaval de Salvador
Presidente dança em camarote durante show no circuito Campo Grande em meio a investigações federais e ajustes fiscais
Deputado Gil Diniz apaga convocação e remove críticas a ministros do STF
Parlamentar edita post sobre manifestação na Paulista após recomendação de cautela do entorno de Flávio Bolsonaro
Carregando..