STF determina que Castro preste esclarecimentos sobre ações na Maré

Fachin analisa um pedido do PSOL e da Defensoria Pública do RJ por protocolos para próximas investidas na comunidade
Por: Brado Jornal 12.jun.2024 às 14h31
STF determina que Castro preste esclarecimentos sobre ações na Maré
Foto: Carlos Moura/Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, pediu esclarecimento ao governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, sobre operação ocorrida na Maré, nesta terça-feira, na zona norte da capital fluminense. “Intime-se mediante ofício, com urgência, a ser remetido pelo meio mais célere possível, o Excelentíssimo Governador do Estado do Rio de Janeiro, para que tome ciência da petição (eDOC 1008) protocolada neste Tribunal às 19h40, nesta data, e informe de pronto, nos autos, as providências tomadas”, escreveu Fachin.

Fachin atendeu pedido do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro que determina a necessidade de ambulâncias na incursão policial onde possam ocorrer mortes, e que a operação ou incursão seja necessariamente realizada por policiais portando câmeras corporais para gravação dos seus atos, de modo ininterrupto.

Confrontos armados entre policiais e criminosos no Complexo da Maré, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro, deixaram um policial militar morto e outro ferido. Os tiroteios ocorreram no início da manhã dessa terça-feira, devido a uma operação da Polícia Militar (PM) na área para prender suspeitos de roubo de veículos em vias expressas da cidade. Até o período da noite, 24 pessoas foram presas e 11 fuzis foram apreendidos, além de outras armas e recuperação de veículos roubados, conforme balanço divulgado pela Polícia Militar. 

A reportagem entrou em contato com o governo estadual para obter posicionamento, mas não recebeu resposta até o fechamento desta edição.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Kim Kataguiri propõe multa proporcional à renda e proibição de radares escondidos no Código de Trânsito
Projeto de Lei altera o CTB para ajustar punições conforme capacidade econômica do infrator e exigir fiscalização visível, com nulidade de autuações irregulares
Vice-governador ausente em agenda com Lula
Geraldo Júnior não comparece a evento estratégico ao lado de Lula e Jerônimo em Salvador, reacendendo incertezas sobre sua permanência como vice na chapa de 2026 e ampliando sinais de desgaste na base aliada baiana
Trump demite procuradora-geral Pam Bondi
Presidente dos Estados Unidos anuncia saída de Pam Bondi do cargo e nomeia Todd Blanche como interino, elogiando o trabalho da ex-procuradora
Lula corrige prefeito sobre repasse de verbas culturais
Durante evento em Salvador, presidente Luiz Inácio Lula da Silva questiona e retifica declaração de Luiz Caetano sobre recursos federais destinados a Camaçari
ACM Neto critica gestão de Jerônimo na segurança
Pré-candidato ao governo da Bahia afirma que avanço das facções criminosas se tornou a principal marca da administração petista no estado
Governo dos EUA pede investigação sobre eutanásia de jovem espanhola de 25 anos
Caso envolve mulher que vivia com paraplegia e dor crônica após episódios de violência extrema, incluindo estupro coletivo.
Carregando..