PF faz operação contra desembargador de SP por suspeita de venda de decisões judiciais

Outros dois advogados de Ribeirão Preto são alvos de mandados judiciais de busca e apreensão da "Operação Churrascada" da PF, que ocorre nesta quinta-feira (20)
Por: Brado Jornal 20.jun.2024 às 11h32
PF faz operação contra desembargador de SP por suspeita de venda de decisões judiciais
Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) investiga o desembargador Ivo de Almeida, da 1ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), por suspeita de corrupção por meio da venda de decisões judiciais.

Além de Ivo, outros dois advogados de Ribeirão Preto, interior paulista, são alvos de mandados judiciais de busca e apreensão da "Operação Churrascada" da PF, que ocorre nesta quinta-feira (20).

De acordo com a investigação da Polícia Federal, Ivo é suspeito de vender sentenças judiciais em processos sob a sua relatoria e em casos que passavam pelo plantão judicial. O TJ é a segunda instância da Justiça. A PF também apura a suspeita de que o desembargador obrigaria funcionários do seu gabinete a darem a ele parte dos salários que recebiam, prática conhecida como "rachadinha".

A PF chegou a pedir a prisão dos investigados, mas o Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou. O STJ, que é a terceira instância da Justiça, autorizou a Polícia Federal a cumprir 17 mandados de busca e apreensão em endereços na capital e no interior paulista ligados aos envolvidos.

Outros desembargadores do TJ em São Paulo receberam com estarrecimento a informação de que um de seus magistrados era alvo da PF por suspeita de corrupção. Internamente os juízes consideram que a área criminal, onde Ivo atua, é a menos propensa da Justiça a se envolver em corrupção.

Ivo tem 66 anos. Ele é formado em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Ele ingressou na magistratura em 1987 como juiz substituto em Bauru, interior paulista. O magistrado tomou posse como desembargador do TJ em 2013.

A "Operação Churrascada" é uma investigação em trâmite no STJ e decorre da "Operação Contágio", feita em 2021 pela Polícia Federal em São Paulo, que desarticulou uma organização criminosa responsável pelo desvio de verba pública da área de saúde.

O nome da operação remete ao termo “churrasco” utilizado pelos investigados para indicar o dia do plantão judiciário do magistrado.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
CPI do INSS convoca Vorcaro e ex-presidente do BMG para depor
Presidente da comissão anuncia depoimentos de Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master, e de Waldemir Moka, antigo chefe do Banco BMG, em investigação sobre descontos irregulares em benefícios previdenciários
Empresa ligada a Vorcaro fecha R$ 303,65 milhões em contratos com governo Lula
Fabricante de insulinas Biomm assinou acordos com Ministério da Saúde em 2025 para fornecimento ao SUS, com Vorcaro como principal acionista via Fundo Cartago; empresa defende transparência e processos licitatórios
Mendonça mantém prisão do Careca do INSS e rejeita revogação
Ministro do STF nega pedido de liberdade ao empresário investigado por esquema bilionário de fraudes em benefícios previdenciários, citando risco de reiteração de crimes e complexidade das operações financeiras
Cláudio Tinoco diz que filiação de Caiado ao PSD isola PT na Bahia e impulsiona ACM Neto
Vereador afirma que chegada do governador goiano ao partido de Kassab reforça isolamento do PT baiano, amplia base oposicionista e fortalece pré-candidatura de ACM Neto ao governo do estado em 2026
Ação alega que corretoras omitiram riscos de CDBs emitidos pelo Banco Master
Investidores processam grandes corretoras por suposta falta de informação sobre perigos dos títulos de renda fixa do Banco Master, que foram liquidados com prejuízo bilionário após fraudes detectadas pelo Banco Central
Tarcísio visita Bolsonaro na Papudinha após tensão com aliados de Flávio
Governador de São Paulo se reúne com ex-presidente em Brasília, em encontro autorizado pelo STF que busca amenizar ruídos políticos na direita para 2026
Carregando..