Ramagem omitiu à PGR ter gravado reunião com Bolsonaro

O deputado prestou esclarecimentos por escrito
Por: Brado Jornal 16.jul.2024 às 10h41
Ramagem omitiu à PGR ter gravado reunião com Bolsonaro
Tomaz Silva/Agência Brasil

O deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) omitiu da Procuradoria Geral da República a existência de um áudio da reunião ocorrida em 25 de agosto de 2020 com o então presidente Jair Bolsonaro (PL) para discutir estratégias para blindar o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) do caso das “rachadinhas” (repasse de salário). Na época, o congressista era chefe da Abin (Agência Brasileira de Inteligência). 

Em 2020, depois da divulgação de reportagens na imprensa, a PGR passou a apurar as suspeitas de que a Abin estivesse sendo usada para ajudar na defesa de Flávio. Segundo o portal UOL, Ramagem não citou o áudio da gravação ao prestar esclarecimentos no caso, que foi arquivado em fevereiro de 2022.

Em 2020, o cargo de procurador-geral da República era ocupado por Augusto Aras. Ele pediu explicações por escrito a Ramagem, a Augusto Heleno –então ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional)–, à defesa de Flávio e ao veículo de comunicação que revelou o caso. 

Sem mencionar a existência de uma gravação, Ramagem declarou que a reunião era para tratar da segurança da família presidencial. 

O UOL procurou a assessoria de Ramagem, mas não houve resposta sobre o porquê de o congressista não ter enviado a gravação à PGR, em 2020.

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes retirou na 2ª feira (15.jul.2024) o sigilo do áudio da reunião realizada em 25 de agosto de 2020. Além de Bolsonaro e Ramagem, estiveram presentes o então ministro-chefe do GSI, general Augusto Heleno, e duas advogadas de Flávio.

A gravação foi encontrada pela PF (Polícia Federal) durante as investigações da “Abin paralela”, que apuram o uso da estrutura do órgão para vigiar autoridades, como congressistas e ministros do Supremo e jornalistas, ilegalmente. Segundo a corporação, o áudio foi feito pelo próprio Ramagem.

Em nota, o senador afirmou que o áudio mostra “apenas” as advogadas “comunicando as suspeitas de que um grupo agia com interesses políticos dentro da Receita Federal e com objetivo de prejudicar” a família Bolsonaro. Sem detalhar, disse que medidas foram tomadas.

“O próprio presidente Bolsonaro fala na gravação que não ‘tem jeitinho’ e diz que tudo deve ser apurado dentro da lei. E assim foi feito. É importante destacar que até hoje não obtive resposta da Justiça quanto ao grupo que acessou meus dados sigilosos ilegalmente”, disse.


Leia abaixo a íntegra da nota: 

“Mais uma vez, a montanha pariu um rato. O áudio mostra apenas minhas advogadas comunicando as suspeitas de que um grupo agia com interesses políticos dentro da Receita Federal e com objetivo de prejudicar a mim e a minha família. A partir dessas suspeitas, tomamos as medidas legais cabíveis. O próprio presidente Bolsonaro fala na gravação que não ‘tem jeitinho’ e diz que tudo deve ser apurado dentro da lei. E assim foi feito. É importante destacar que até hoje não obtive resposta da Justiça quanto ao grupo que acessou meus dados sigilosos ilegalmente.”


Por meio de seu perfil no X (antigo Twitter), Ramagem afirmou, em vídeo, que Bolsonaro sabia que estava sendo gravado na ocasião. “Essa gravação não foi clandestina, havia o aval e o conhecimento do presidente”, disse.

“A gravação aconteceu porque veio uma informação de uma pessoa que viria para a reunião, que teria contato com o governador do Rio, à época, e que poderia vir com uma proposta nada republicana. A gravação, portanto, seria para registrar um crime contra um presidente da República. Só que isso não aconteceu e a gravação foi descartada”, afirmou.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Crise nas Forças Armadas exposta após polêmica com voo de Janja e Moraes
Janja justificou a carona no voo, explicando que precisava consultar um ginecologista na capital paulista. Como o avião já havia sido requisitado por Lewandowski e havia espaço disponível, ela embarcou
Elon Musk sugere novo partido político e critica projeto de lei nos EUA
Elon Musk, fundador da Tesla, voltou a atacar o projeto de lei de gastos apresentado na segunda-feira (30.jun.2026) e propôs, por meio da rede social X, a formação de um novo partido político nos Estados Unidos
Fluminense brilha com tática de Renato e elimina Inter de Milão na Copa do Mundo de Clubes
Renato surpreendeu ao adotar um esquema com três zagueiros, espelhando a formação da Inter
Acordo entre Trump e Bukele compromete combate à gangue MS-13
Durante seu primeiro mandato, Trump criou a Força-Tarefa Vulcan, liderada por John J. Durham, para combater a MS-13, uma gangue classificada pela Casa Branca como organização terrorista
Fórum de Lisboa atrai 150 autoridades brasileiras com custos sob escrutínio
Lewandowski, antes do fórum, estará no Seminário de Verão da Universidade de Coimbra, com despesas pagas pelo Instituto de Pesquisa e Estudos Jurídicos Avançados
Marcelo Nilo defende Félix Mendonça em meio a operação OverClean
A operação não realizou buscas contra Félix Mendonça, mas o Supremo Tribunal Federal autorizou a quebra de seu sigilo telefônico
Carregando..