Moraes em Roma: PGR denuncia família por hostilidade ao ministro

Eles responderão por calúnia, injúria e injúria real
Por: Brado Jornal 17.jul.2024 às 10h33
Moraes em Roma: PGR denuncia família por hostilidade ao ministro
Foto: Alejandro Zambrana/TSE

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou nesta terça-feira (16) o empresário Roberto Mantovani Filho, a mulher dele, Renata Munarão, e o genro do casal, Alex Zanatta Bignotto, no inquérito sobre as hostilidades ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no Aeroporto Fiumicino, de Roma.

De acordo com os autos, Mantovani Filho responderá pelos crimes de calúnia, injúria e injúria real. Já a mulher dele e o genro por calúnia e injúria. O caso ocorreu em julho de 2023.

De acordo com a Justiça, Mantovani Filho também teria dado um tapa no rosto no filho de Moraes e, por isso, responderá por um crime a mais. Em depoimento à PF, Moraes afirmou que foi chamado de “bandido, comprado e fraudador de urnas”.

Em fevereiro deste ano, o delegado da Polícia Federal Hiroshi de Araújo Sakaki deu o caso por encerrado e não pediu o indiciamento da família com a justificativa de que não foi possível cravar se houve troca de ofensas, já que as imagens das câmeras do aeroporto não têm som.

O delegado reconheceu que Mantovani bateu no rosto do filho de Alexandre de Moraes, mas também não indiciou o empresário, por ser um crime de menor potencial ofensivo e cometido fora do país. Depois que a PF apresentou o relatório final da investigação, a PGR pediu um novo interrogatório de Mantovani para saber se ele manipulou o vídeo e espalhou uma versão editada no WhatsApp. Na prática, o pedido reabriu o inquérito.

Por possível discordância, Hiroshi Sakaki então pediu para deixar o caso, que foi redistribuído ao delegado Thiago Severo de Rezende, coordenador de contrainteligência da PF. É ele quem assina o parecer enviado nesta segunda ao STF.

Thiago Rezende afirmou que, mesmo que o áudio das filmagens não esteja disponível, “todas as circunstâncias que envolvem o fato vão de encontro com a versão apresentada pelos agressores”.

"A versão das vítimas não é contradita em momento algum pelas imagens. Muito embora as palavras proferidas não possam ser ouvidas, nada nas imagens contradiz o que foi dito em tom uníssono pelos agredidos. Volto a enfatizar que a palavra da vítima em casos onde “versões” são basicamente o cerne da questão deve sempre ter peso diferenciado, mais ainda quando os demais instrumentos de prova colhidos apontam na mesma direção".



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Esporte Clube Bahia denuncia torcedor conhecido e leva à prisão de Danrley Souza Lessa por suspeita de pornografia infantojuvenil
Fotógrafo e estudante de jornalismo de 26 anos, figura frequente na Arena Fonte Nova, foi preso em flagrante na terça-feira (5) em Brotas, Salvador; investigado desde outubro de 2024
Capitão Alden cobra explicações sobre dívidas de aliados de Lula
Deputado pede detalhes ao Ministério da Fazenda sobre financiamentos garantidos pelo FGE a países próximos ao governo
Aldo Rebelo chama Zema de desqualificado e rejeita venda do Banco do Brasil
Pré-candidato à Presidência alerta que privatizações podem entregar ativos estratégicos brasileiros a empresas chinesas
Tether aciona Banco Master na Justiça por dívida de R$ 1,6 bilhão
Multinacional das criptomoedas busca recuperar empréstimo concedido a holding ligada ao banco e solicita bloqueio de bens para garantir o pagamento.
Hassan Iossef busca respaldo de Bruno Reis junto a líderes de Salvador
Deputado estadual do PP, que migrou para o grupo de ACM Neto, reuniu-se com o prefeito para discutir apoio a lideranças locais e execução de demandas na capital baiana
Ciro Nogueira acusa perseguição política após operação da PF
Senador do PP-PI diz estar indignado com ação da Compliance Zero, que investiga supostas fraudes no Banco Master, e compara caso ao ocorrido em 2018
Carregando..