Lula diz que ligou para Lira após discussão entre deputados na Câmara

Para o petista, esse tipo de comportamento, de xingar adversários, induz os políticos a cometerem erros e serem achincalhados “como muitas vezes é o Congresso Nacional, o Senado, a Câmara, o Executivo e a Suprema Corte”
Por: Brado Jornal 18.jul.2024 às 08h15
Lula diz que ligou para Lira após discussão entre deputados na Câmara
Lula Marques/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quarta-feira (17) que ligou para o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), em junho depois de 2 episódios de brigas entre deputados na Câmara. O governante afirmou ter pedido para que o deputado fosse “conciliador” e evitasse uma degradação da “função política”.

“Esses dias liguei para o presidente da Câmara depois de uma briga que houve lá. Sei que foram uns pontapés, uns tapas, um fogo. Liguei para ele e falei: ‘eu acho que é o seguinte, cara, você precisa conversar com muita vontade de ser conciliador porque nós estamos promovendo um processo de degradação da função política’”, disse.

Para Lula, esse tipo de comportamento, de xingar adversários, induz os políticos a cometerem erros e serem achincalhados “como muitas vezes é o Congresso Nacional, o Senado, a Câmara, o Executivo e a Suprema Corte”.


O presidente deu a declaração durante a sanção de 2 projetos de lei:

  • PL 1741 de 2022, que prorroga os prazos para a conclusão de cursos ou de programas para estudantes e pesquisadores da educação superior por causa de parto, nascimento de filho, adoção ou obtenção de guarda judicial para adoção;
  • PL 6230 de 2023, que altera a legislação para assegurar atenção às mudanças do clima, à proteção da biodiversidade e aos riscos e vulnerabilidades a desastre socioambientais na Política Nacional de Educação Ambiental.


O evento foi fechado e só profissionais de imagem puderam acompanhar, sem a possibilidade de transmissão ao vivo. Um áudio com a fala do presidente foi posteriormente distribuído a jornalistas pela Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência). Congressistas e ministros participaram da reunião.

Em 5 de junho, o deputado André Janones (Avante-MG) protagonizou uma discussão que quase acabou em agressão física na Comissão de Ética. O congressista trocou ofensas e provocações com deputados de oposição –dentre eles Nikolas Ferreira (PL-MG), Gustavo Gayer (PL-GO) e Delegado Eder Mauro (PL-PA).

No mesmo dia, a deputada Luiza Erundina (Psol-SP), de 89 anos, foi internada no Hospital Sírio Libanês, em Brasília, depois de ter passado mal durante uma sessão da Comissão de Direitos Humanos da Câmara. Governistas acusaram a oposição pelo mal-estar da congressista. Alegaram que ela sofreu ataques de deputados bolsonaristas.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Presidente do Instituto Voto Legal permanece foragido após decretação de prisão
Ministro Alexandre de Moraes determina medidas preventivas contra dez condenados na trama golpista após fuga frustrada de Silvinei Vasques
Desemprego no Brasil atinge mínima histórica de 5,2%
Recorde de ocupados chega a 103,2 milhões, com renda média em patamar inédito
Pesquisa do Instituto Paraná revela maior desaprovação ao governo Lula
Na classificação qualitativa da gestão, 42,8% dos entrevistados a consideram ruim ou péssima (sendo 34,8% péssima e 8% ruim), 23,1% avaliam como regular e 32,7% veem positivamente (19,8% boa e 12,9% ótima).
Ex-ministro Aldo Rebelo anuncia candidatura à Presidência pelo Democracia Cristã em 2026
Ex-aliado de Lula critica governo atual, defende anistia ampla e apresenta plataforma dos “4Rs”
Ex-presidente Jair Bolsonaro passará por intervenção complementar contra soluços persistentes
Equipe médica agenda bloqueio do nervo frênico esquerdo para esta segunda-feira
Depoimentos de Vorcaro e diretor do BC marcam nova fase na apuração do caso Master no STF
Controvérsias em torno da acareação determinada por Toffoli
Carregando..