TJRS Luciano Hang é condenado à prisão por chamar arquiteto de 'esquerdopata'

Justiça determinou que Hang cumpra uma pena de 1 ano e 4 meses em regime aberto, além de 4 meses de detenção convertidos em duas penas restritivas de direitos.
Por: Brado Jornal 25.jul.2024 às 10h20
TJRS Luciano Hang é condenado à prisão por chamar arquiteto de 'esquerdopata'
Reprodução/YouTube

O empresário Luciano Hang, dono da Havan, foi condenado na terça-feira (23) pelo TJ-RS (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul) pelos crimes de difamação e injúria contra o arquiteto Humberto Hickel. A defesa classificou a decisão como “absurda” e disse que vai recorrer.

Segundo o g1, Hang foi condenado a 1 ano e 4 meses de regime semiaberto, além de 4 meses serviço comunitário e pagamento de 35 salários-mínimos. A decisão foi tomada por maioria, com só um voto a favor do empresário.

O dono da Havan chamou Hickel de “esquerdopata” depois de o arquiteto abrir um abaixo-assinado para impedir a instalação de uma Estátua da Liberdade, característica das lojas Havan, em Canela (RS).

Segundo os juízes Viviane de Faria Miranda e Luciano Losekann, a declaração do empresário teria colocado a população local contra o arquiteto. Entretanto, o MP (Ministério Público) não viu crime no comentário.

Em nota, Luciano Hang disse ser “inaceitável que debates políticos sejam punidos tirando o direito à liberdade de expressão”.

“O Brasil é um país extremamente perigoso para um empreendedor. Na busca de gerar empregos e desenvolvimento, pode ser processado criminalmente por pessoas que se utilizam de ideologias ultrapassadas para impedir a construção de empreendimentos”, afirmou.


Leia abaixo a íntegra da nota de Luciano Hang: 

“Nesta terça-feira, 23, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul reverteu a decisão de primeira instância e considerou o empresário Luciano Hang culpado por injúria e difamação contra o arquiteto Humberto Hickel.

“O caso teve início quando Humberto Hickel promoveu um abaixo-assinado contra a instalação da Estátua da Liberdade em Canela, alegando que o símbolo era contrário à cultura local.

“Luciano Hang, ao descobrir que Hickel era ideologicamente de esquerda, contrário ao empresário e à Havan, fazendo, inclusive, críticas na internet, publicou um vídeo nas redes sociais chamando Hickel de ‘esquerdopata’”.

“Insatisfeito com a repercussão, Hickel apresentou uma queixa-crime contra Hang, alegando injúria e difamação.

“Num primeiro momento, a juíza de Canela, Simone Ribeiro Chalela, julgou a ação improcedente, seguindo parecer do Ministério Público, que não viu crime nas declarações de Hang, considerando-as uma resposta a críticas e ofensas de Hickel. A juíza destacou ainda que não se pode criminalizar o debate político.

“Apesar disso, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul revisou a decisão e, por maioria, condenou Hang, com apenas um voto a favor do empresário.

“Contrariando o Ministério Público, o qual proferiu novo parecer afirmando que não se poderia criminalizar um debate político ocorrido sem ofensas, a desembargadora Viviane de Faria Miranda, acompanhada pelo desembargador Luciano Losekann, argumentou que o vídeo de Luciano teria colocado a população local contra o arquiteto.

“Durante o julgamento a magistrada chegou a dizer que como existe em Canela uma maioria favorável ao ex-presidente Bolsonaro, a publicação de Luciano seria suficiente para levar o arquiteto a sofrer danos no seu trabalho.

“Luciano Hang informou que vai recorrer da decisão. ‘O Brasil é um país extremamente perigoso para um empreendedor. Na busca de gerar empregos e desenvolvimento, pode ser processado criminalmente por pessoas que se utilizam de ideologias ultrapassadas para impedir a construção de empreendimentos. É o que está acontecendo neste caso. Um absurdo. É inaceitável que debates políticos sejam punidos tirando o direito à liberdade de expressão’, pontua.”



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Empresário suspeito de fraude em aposentadorias tem aparelho telefônico confiscado pela CPMI do INSS
Ação visa preservar provas em esquema bilionário de desvios no instituto previdenciário
STF rejeita tentativa de Renato Cariani de suspender processo por tráfico em São Paulo
Influenciador do setor fitness responde a acusações de associação para o tráfico, lavagem de capitais e tráfico de drogas na Justiça estadual
Alterações no Projeto Antifacção preocupam PF e Judiciário por possível proteção a apurações de emendas
PF monitora com apreensão mudanças propostas pelo relator no PL Antifacção
Moraes Suspende Investigação Sobre Moradores Que Transportaram Corpos Após Operação Policial No Rio
Decisão Do Stf Exige Paralisação Imediata Da Apuração Pela Polícia Civil E Relato Detalhado Em Dois Dias
Procuradoria solicita ao Supremo condenação de parlamentares do PL por corrupção em emendas
PGR busca punição de três deputados por crimes em esquema de desvios
Primeira Turma do STF inicia julgamento de acusados no núcleo 3 do plano golpista
Supremo analisa denúncia contra nove militares do Exército e um policial federal envolvidos na tentativa de golpe durante o governo Bolsonaro
Carregando..