PT reconhece 'vitória' de Maduro

Em sua declaração, partido enfatizou a necessidade de Nicolás manter um diálogo aberto com a oposição, visando a resolução dos desafios enfrentados pelo país
Por: Brado Jornal 30.jul.2024 às 08h13
PT reconhece 'vitória' de Maduro
Foto: Ricardo Stuckert/Agência Brasil

O PT reconheceu na noite desta segunda-feira (29) a vitória do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro (Partido Socialista Unido de Venezuela). Em nota, a legenda “saúda o povo venezuelano pelo processo eleitoral” e diz que o pleito foi uma “jornada importadora, democrática e sóbria”.

“É importante que o presidente Nicolás Maduro, agora reeleito, continue o diálogo com a oposição, no sentido de superar os graves problemas da Venezuela, em grande medida danos por sanções ilegais”, diz o partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O PT também afirma que “seguirá vigilante” para contribuir para que os problemas da América Latina e Caribe “sejam tratados pelos povos da nossa região, sem nenhum tipo de violência e ingerência externa”.

Lula, principal nome da legenda, ainda não se manifestou. O governo brasileiro segue em cima do muro. Anunciou que só irá se pronunciar depois que o CNE (Conselho Nacional Eleitoral), órgão venezuelano controlado pelo regime chavista, divulgar os dados integrais das eleições, o que pode ser feito até 6ª feira (2.ago).

Diferentemente do Brasil, ao menos 10 países das Américas não reconhecem o pleito e cobram transparência na apuração das urnas (leia no infográfico mais abaixo).

A líder da oposição da Venezuela, María Corina Machado, reivindicou nesta 2ª feira (29.jul) vitória nas eleições presidenciais de domingo (28.jul) e afirmou que pode provar fraude na reeleição de Maduro para mais um mandato de 6 anos.


Leia a íntegra da nota do PT:

“O PT saúda o povo venezuelano pelo processo eleitoral ocorrido no domingo, dia 28 de julho de 2024, em uma jornada pacífica, democrática e soberana. Temos a certeza de que o Conselho Nacional Eleitoral, que apontou a vitória do presidente Nicolas Maduro, dará tratamento respeitoso para todos os recursos que receba, nos prazos e nos termos previstos na Constituição da República Bolivariana da Venezuela. Importante que o presidente Nicolas Maduro, agora reeleito, continue o diálogo com a oposição, no sentido de superar os graves problemas da Venezuela, em grande medida causados por sanções ilegais. O PT seguirá vigilante para contribuir, na medida de suas forças, para que os problemas da América Latina e Caribe sejam tratados pelos povos da nossa região, sem nenhum tipo de violência e ingerência externa.

Executiva Nacional do PT.”



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Mensagens revelam propina em imóveis entre Vorcaro e ex-presidente do BRB
Conversas trocadas por WhatsApp mostram combinação de pagamento de R$ 146,5 milhões em imóveis de luxo para facilitar negócios irregulares entre Banco Master e BRB.
STF derruba lei de Santa Catarina contra cotas raciais
Maioria da Corte declara inconstitucional norma que proibia ações afirmativas em universidades estaduais e instituições que recebem recursos públicos.
PF prende advogado de banco Master em nova fase de operação
Investigação apura esquema de lavagem de dinheiro e pagamento de vantagens indevidas a agentes públicos.
Coronel desafia Rui Costa para debate na Fonte Nova
Senador diz estar com “garganta coçando” e se dispõe a enfrentar o petista antes mesmo do período eleitoral oficial.
Bruno Reis rebate críticas do governo estadual sobre saúde
Prefeito de Salvador afirma que gestão municipal investe acima do mínimo constitucional e que população reconhece os avanços realizados.
Vereador propõe fim do expediente mais cedo em secretarias de Salvador
Projeto de lei sugere redução de uma hora na jornada das repartições municipais da capital baiana.
Carregando..