PT reconhece 'vitória' de Maduro

Em sua declaração, partido enfatizou a necessidade de Nicolás manter um diálogo aberto com a oposição, visando a resolução dos desafios enfrentados pelo país
Por: Brado Jornal 30.jul.2024 às 08h13
PT reconhece 'vitória' de Maduro
Foto: Ricardo Stuckert/Agência Brasil

O PT reconheceu na noite desta segunda-feira (29) a vitória do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro (Partido Socialista Unido de Venezuela). Em nota, a legenda “saúda o povo venezuelano pelo processo eleitoral” e diz que o pleito foi uma “jornada importadora, democrática e sóbria”.

“É importante que o presidente Nicolás Maduro, agora reeleito, continue o diálogo com a oposição, no sentido de superar os graves problemas da Venezuela, em grande medida danos por sanções ilegais”, diz o partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O PT também afirma que “seguirá vigilante” para contribuir para que os problemas da América Latina e Caribe “sejam tratados pelos povos da nossa região, sem nenhum tipo de violência e ingerência externa”.

Lula, principal nome da legenda, ainda não se manifestou. O governo brasileiro segue em cima do muro. Anunciou que só irá se pronunciar depois que o CNE (Conselho Nacional Eleitoral), órgão venezuelano controlado pelo regime chavista, divulgar os dados integrais das eleições, o que pode ser feito até 6ª feira (2.ago).

Diferentemente do Brasil, ao menos 10 países das Américas não reconhecem o pleito e cobram transparência na apuração das urnas (leia no infográfico mais abaixo).

A líder da oposição da Venezuela, María Corina Machado, reivindicou nesta 2ª feira (29.jul) vitória nas eleições presidenciais de domingo (28.jul) e afirmou que pode provar fraude na reeleição de Maduro para mais um mandato de 6 anos.


Leia a íntegra da nota do PT:

“O PT saúda o povo venezuelano pelo processo eleitoral ocorrido no domingo, dia 28 de julho de 2024, em uma jornada pacífica, democrática e soberana. Temos a certeza de que o Conselho Nacional Eleitoral, que apontou a vitória do presidente Nicolas Maduro, dará tratamento respeitoso para todos os recursos que receba, nos prazos e nos termos previstos na Constituição da República Bolivariana da Venezuela. Importante que o presidente Nicolas Maduro, agora reeleito, continue o diálogo com a oposição, no sentido de superar os graves problemas da Venezuela, em grande medida causados por sanções ilegais. O PT seguirá vigilante para contribuir, na medida de suas forças, para que os problemas da América Latina e Caribe sejam tratados pelos povos da nossa região, sem nenhum tipo de violência e ingerência externa.

Executiva Nacional do PT.”



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Senado pede a Gilmar Mendes que paralise decisão sobre impeachment de ministros do STF até aprovação de lei
O pedido abrange as ADPFs 1.259 e 1.260, cuja liminar concedida por Gilmar Mendes – que restringe a apresentação de denúncias contra integrantes do STF – seria levada a referendo do plenário na próxima sexta-feira (12.dez).
Cúpula do Exército pressiona por prisão domiciliar de Augusto Heleno, condenado a 21 anos no STF
Fontes que participaram das conversas reservadas afirmam que o caso Heleno foi aquele em que os militares mais se mobilizaram.
TRE-ES declara deputado federal Gilvan da Federal inelegível por violência política de gênero
Deputado bolsonarista do PL capixaba é punido por chamar Camila Valadão (PSOL) de “satanista” e “assassina de bebês e crianças”
Glauber Braga é retirado à força da cadeira de Chico Rodrigues após ocupar lugar de Motta na Câmara
Deputado do PSOL enfrenta possível cassação por quebra de decoro e faz protesto no plenário
Jornalistas são agredidos e expulsos por agentes da Polícia Legislativa na Câmara
Deputado Marcelo Aro relata ter visto seguranças “dando soco” e determina apuração de abusos
Justiça Federal corta assessores e carros oficiais de Jair Bolsonaro enquanto ele permanecer preso
A decisão atende ação popular apresentada pelo vereador de Belo Horizonte Pedro Rousseff (PT), sobrinho da ex-presidente Dilma Rousseff.
Carregando..