Carmén Lúcia fala em combater mentiras e critica ‘algoritmo do ódio’ durante posse no TSE

A ministra também abordou o impacto das tecnologias na disseminação de informações
Por: Brado Jornal 22.ago.2024 às 08h01
Carmén Lúcia fala em combater mentiras e critica ‘algoritmo do ódio’ durante posse no TSE
Tânia Rego/Agência Brasil

Na tarde desta quarta-feira (21), a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, inaugurou o painel intitulado “A mentira destrói seu voto”, durante o Alright Summit, realizado no auditório SESI Lab. Em sua palestra, a ministra fez duras críticas à proliferação de conteúdos falsos e lamentou o que chamou de “algoritmo de ódio”. Ela enfatizou a importância de enfrentar a desinformação, as mentiras e as ficções, e destacou o papel crucial da imprensa profissional no processo eleitoral.

“Tenho repetido, há muito tempo, desde a primeira vez em que fui juíza eleitoral no Tribunal Superior Eleitoral, que não se constrói uma democracia, evidentemente, sem uma imprensa livre, comprometida e responsável”, afirmou a ministra.

Cármen Lúcia também abordou o impacto das tecnologias na disseminação de informações. Ela observou que a velocidade e o volume de dados disponíveis nas telas dos celulares, iPads e televisores podem prejudicar o discernimento dos cidadãos sobre o que é verdadeiro e o que é falso. “Exatamente porque hoje todas as pessoas recebem, nas suas telas de celular, de iPad, de televisões e em todo o tipo de tela, um volume de dados que é de tal maneira vultoso que não dá para ninguém raciocinar”, explicou.

Apesar das suas críticas, a ministra reiterou seu apoio à tecnologia. “Eu não sou, em nenhum momento, alguém que acha que a tecnologia não deveria ter sido criada. Eu acho que ela tem que ser bem utilizada e em benefício do ser humano”, enfatizou.

Durante o painel, Cármen Lúcia também abordou a campanha do TSE em colaboração com a Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) e outras 11 instituições da área de Comunicação. A campanha tem como lema “Jornalismo é confiável, fala nossa língua, protege da desinformação e fortalece a democracia”. “É por isso que, para explicar como a mentira destrói seu voto, nós sempre pensamos em conversar diretamente com cada eleitora e cada eleitor brasileiro”, concluiu a ministra.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Moraes pede que PF avalie se prisão domiciliar é melhor para Bolsonaro
Questionamentos da defesa buscam verificar riscos à saúde do ex-presidente no regime atual e se domiciliar seria alternativa mais adequada
Pix volta a operar normalmente após instabilidade que afetou sistema durante a tarde
Serviço registrou falhas intermitentes entre 13h e 17h; Banco Central confirma normalização total e diz que não houve impacto em transações concluídas
Cardeais americanos criticam política externa dos EUA em declaração rara e sem citar Trump
Líderes da Igreja Católica nos Estados Unidos condenam "nacionalismo exacerbado" e "isolacionismo", em texto que ecoa preocupações com a atual administração
Deputado Nikolas Ferreira inicia caminhada pela justiça e liberdade até Brasília
Parlamentar anuncia ato simbólico para acordar o Brasil em meio a crises políticas e pedidos de anistia
Acordo Mercosul-UE impulsiona exportações brasileiras com tarifa zero
Indústria nacional ganha acesso ampliado ao mercado global e transição gradual para adaptação
Ratinho Júnior avança na corrida presidencial sem Tarcísio
Governador do Paraná encomenda pesquisas e ganha apoio para candidatura em 2026
Carregando..