Decisão de Moraes contra Starlink afeta Forças Armadas e empresa com mais de 215 mil clientes

Mercado teme apagão digital
Por: Brado Jornal 30.ago.2024 às 07h36
Decisão de Moraes contra Starlink afeta Forças Armadas e empresa com mais de 215 mil clientes
Marcelo Camargo/Agência Brasil

A decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de bloquear as contas bancárias da Starlink, empresa de internet via satélite de Elon Musk, colocou em risco a continuidade dos serviços da principal provedora desse tipo de conexão no Brasil.

Com uma base de 215 mil clientes, incluindo as Forças Armadas e escolas públicas, a medida tem o potencial de provocar um “apagão” digital caso a empresa fique impossibilitada de realizar pagamentos a seus fornecedores.

Embora, inicialmente, a decisão não afete diretamente a prestação dos serviços, o bloqueio prolongado das contas bancárias da Starlink pode impactar gravemente a operação da empresa.

Segundo especialistas consultados pelo Estadão, a falta de pagamento a fornecedores essenciais para a manutenção dos gateways, estruturas físicas que permitem o funcionamento da rede de satélites, pode paralisar as operações em todo o território nacional.

A Starlink, que registrou um aumento expressivo no número de acessos de banda larga fixa no Brasil, saltando de 66 mil em 2023 para mais de 215 mil em junho de 2024, tem contratos relevantes com o governo brasileiro.

A empresa fornece internet para escolas públicas e para a Marinha, conectando, por exemplo, o Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico, o maior navio de guerra da frota nacional.

O Exército também usa a Starlink, principalmente em equipamentos militares localizados no Norte do País.

O presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Telecomunicações por Satélites (Sindisat), Fabio Alencar, alertou que a continuidade do bloqueio pode comprometer a operação da Starlink, caso a empresa não consiga arcar com os custos de operação e manutenção.

Em resposta, a Starlink classificou a decisão do STF como inconstitucional e garantiu que está comprometida em defender seus direitos, afirmando que continuará prestando os serviços, se necessário, de forma gratuita.

Contudo, o alerta do mercado para possíveis impactos futuros se mantém, especialmente se as contas permanecerem bloqueadas por um longo período.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Roberta Roma participa da Lavagem do Bonfim com vestido de luxo da Dolce & Gabbana avaliado em cerca de R$ 16 mil
Deputada federal marcou presença na tradicional festa baiana usando modelo da coleção Majolica
Autoridades se despedem do deputado Alan Sanches em missa na Assembleia Legislativa da Bahia
Governador Jerônimo Rodrigues, prefeito Bruno Reis e outros líderes políticos prestam homenagens ao parlamentar falecido aos 58 anos; velório restrito à família e sepultamento marcado para o Cemitério Jardim da Saudade
Grupos islamistas sequestram mais de 160 cristãos em ataques a igrejas na Nigéria
Assaltantes armados invadem duas igrejas no estado de Kaduna e raptam fiéis durante o culto dominical
Deputado Nikolas Ferreira inicia caminhada pela justiça e liberdade até Brasília
Parlamentar anuncia ato simbólico para acordar o Brasil em meio a crises políticas e pedidos de anistia
Moraes pede que PF avalie se prisão domiciliar é melhor para Bolsonaro
Questionamentos da defesa buscam verificar riscos à saúde do ex-presidente no regime atual e se domiciliar seria alternativa mais adequada
Trump diz não se sentir mais obrigado a premiar apenas a paz em carta ao Comitê Nobel da Noruega
Presidente americano critica Nobel da Paz como “politicamente enviesado” e sugere que o prêmio deveria reconhecer “força, coragem e resultados reais”; carta foi enviada após anúncio do vencedor de 2025
Carregando..