Governo Lula desiste de incluir MST em desfile de 7 de Setembro

O MST iria fazer uma participação no desfile sob a alegação de que o grupo atuou no resgate e amparo às vítimas das enchentes
Por: Brado Jornal 04.set.2024 às 11h40
Governo Lula desiste de incluir MST em desfile de 7 de Setembro
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desistiu da ideia de chamar o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) para o desfile de 7 de Setembro, em Brasília. O convite já havia sido feito ao MST, que designara dois representantes para participar de uma homenagem às forças de segurança e entidades da sociedade civil que participam da reconstrução do Rio Grande do Sul.

Inicialmente, o MST iria fazer uma participação no desfile sob a alegação de que o grupo atuou no resgate e amparo às vítimas das enchentes. Segundo a assessoria dos sem terra, os dois escolhidos para a cerimônia são pessoas ligadas à secretaria nacional que “representam nacionalmente o movimento”.

Porém, o Planalto afirmou que havia “cogitado” a ideia de convidar o MST e outras entidades da sociedade civil. O governo, porém, desistiu da ideia alegando questões de “logística”.

"Inicialmente, foi cogitado convidar entidades da sociedade civil do RS envolvidas em ações solidárias do estado, mas, devido à dificuldade de logística, isso não se concretizou", disse a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom).

Logo após a participação do MST no desfile da Independência ser veiculada na imprensa, o governo Lula sofreu uma enxurrada de críticas. Nesta terça-feira (3), o senador Márcio Bittar (União Brasil-AC), um dos aliados mais próximos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), afirmou que o Planalto planejava fazer o Exército “bater continência” aos sem terra”.

"Tudo indica que, pela primeira vez, o Exército Brasileiro talvez tenha que bater continência para bandidos do MST. Se isso acontecer, é outra vergonha para o Brasil", afirmou Bittar.

A Secom negou que o MST foi “desconvidado” devido à repercussão da inclusão do movimento no rol de entidades homenageadas pelo trabalho de resgate no Rio Grande do Sul.

O Planalto informou que a homenagem aos participantes da reconstrução do estado gaúcho será feita a representantes de forças de segurança estaduais e federais, das Forças Armadas, do Corpo de Bombeiros Militares do Rio Grande do Sul , Defesa Civil do Rio Grande do Sul, Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Correios.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Jerônimo Rodrigues autoriza empréstimo de R$ 5,49 bilhões para a Embasa
Recursos da Caixa via FGTS vão financiar obras de água e esgoto em várias regiões baianas como parte do Novo PAC
Centrão propõe alívio trabalhista em troca do fim da jornada 6x1
Emenda do PP pede redução do FGTS pela metade, isenção temporária de INSS e transição de 10 anos para aprovar redução da carga horária
Regimento do Senado impede nova análise de Messias
Nome de Jorge Messias só poderá voltar ao plenário em 2027 se Lula vencer a eleição e for reeleito para quarto mandato
PL marca encontro com Flávio Bolsonaro e bancadas para discutir crise do Banco Master
Reunião ocorre em meio a críticas internas sobre comunicação do pré-candidato e contradições expostas por aliados
Suspeito mata amante da companheira com mata-leão, cabo de celular e queima corpo em Valente
Homem de 26 anos foi estrangulado e teve o cadáver carbonizado para simular incêndio; preso confessou crime a colega de trabalho
Viana acusa Motta de recuar ao tratar CPI do Banco Master como “gaveta”
Senador do PL-MG cobra posicionamento firme do Senado e critica silêncio da base aliada ao governo Lula
Carregando..