Governo Lula desiste de incluir MST em desfile de 7 de Setembro

O MST iria fazer uma participação no desfile sob a alegação de que o grupo atuou no resgate e amparo às vítimas das enchentes
Por: Brado Jornal 04.set.2024 às 11h40
Governo Lula desiste de incluir MST em desfile de 7 de Setembro
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desistiu da ideia de chamar o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) para o desfile de 7 de Setembro, em Brasília. O convite já havia sido feito ao MST, que designara dois representantes para participar de uma homenagem às forças de segurança e entidades da sociedade civil que participam da reconstrução do Rio Grande do Sul.

Inicialmente, o MST iria fazer uma participação no desfile sob a alegação de que o grupo atuou no resgate e amparo às vítimas das enchentes. Segundo a assessoria dos sem terra, os dois escolhidos para a cerimônia são pessoas ligadas à secretaria nacional que “representam nacionalmente o movimento”.

Porém, o Planalto afirmou que havia “cogitado” a ideia de convidar o MST e outras entidades da sociedade civil. O governo, porém, desistiu da ideia alegando questões de “logística”.

"Inicialmente, foi cogitado convidar entidades da sociedade civil do RS envolvidas em ações solidárias do estado, mas, devido à dificuldade de logística, isso não se concretizou", disse a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom).

Logo após a participação do MST no desfile da Independência ser veiculada na imprensa, o governo Lula sofreu uma enxurrada de críticas. Nesta terça-feira (3), o senador Márcio Bittar (União Brasil-AC), um dos aliados mais próximos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), afirmou que o Planalto planejava fazer o Exército “bater continência” aos sem terra”.

"Tudo indica que, pela primeira vez, o Exército Brasileiro talvez tenha que bater continência para bandidos do MST. Se isso acontecer, é outra vergonha para o Brasil", afirmou Bittar.

A Secom negou que o MST foi “desconvidado” devido à repercussão da inclusão do movimento no rol de entidades homenageadas pelo trabalho de resgate no Rio Grande do Sul.

O Planalto informou que a homenagem aos participantes da reconstrução do estado gaúcho será feita a representantes de forças de segurança estaduais e federais, das Forças Armadas, do Corpo de Bombeiros Militares do Rio Grande do Sul , Defesa Civil do Rio Grande do Sul, Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Correios.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lula diz que ligará para Trump e pedirá reunião do Conselho de Segurança da ONU
Petista afirma que já fez o mesmo pedido a Putin e Xi Jinping e critica o funcionamento do órgão
Dupla escolha para o Senado transforma o peso do voto baiano em outubro
Com a renovação de dois terços da Casa, o eleitor da Bahia decide ao mesmo tempo a continuidade e a composição da bancada que representará o estado até 2034
Lula e Alcolumbre se reúnem após afastamento em encontro do STF
Reaproximação ocorreu na casa de Alexandre de Moraes, com presença de Cristiano Zanin, e durou cerca de duas horas
Carlos Muniz deve anunciar nesta quarta quem apoiará ao governo
Presidente da Câmara de Salvador afirma que define até o dia 5 o candidato que terá seu respaldo na disputa pelo Palácio de Ondina
Governo da Bahia gastou R$ 6 milhões em camarote institucional que recebeu Lula no Carnaval de Salvador
Valor foi pago à empresa Mais Ações Integradas via reconhecimento de débito da Sufotur; presidente e vice da ASPEM denunciam a operação
Dino é sorteado para relatar terceiro inquérito contra Lulinha
Ministro do STF assume apuração sobre suspeitas de corrupção e tráfico de influência
Carregando..