Lula veta projeto que zera IPI de móveis e 'linha branca' para famílias atingidas por desastres

Medida beneficiaria população do RS
Por: Brado Jornal 05.set.2024 às 11h24
Lula veta projeto que zera IPI de móveis e 'linha branca' para famílias atingidas por desastres
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou integralmente um projeto de lei (PL) que previa a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para móveis e eletrodomésticos adquiridos por moradores de áreas afetadas por desastres naturais ou eventos climáticos extremos.

A decisão do petista foi publicada na edição desta quinta-feira (05) do “Diário Oficial da União (DOU)”.

Se aprovado, o projeto beneficiaria inicialmente as vítimas das cheias que devastaram o Rio Grande do Sul em maio, um evento climático que resultou em 183 mortes.

Agora, cabe ao Congresso decidir, em sessão a ser convocada, se mantém ou rejeita o veto presidencial. Caso o veto seja derrubado pelos parlamentares, a isenção entrará em vigor.

O ministro da Secretaria de Apoio à Reconstrução do RS, Paulo Pimenta, informou ao g1 que o governo está considerando outras alternativas para facilitar a compra de produtos da linha branca, sem a cobrança de IPI, para os residentes afetados pelas enchentes.

Lula justificou o veto após consultas aos ministérios da Fazenda e do Planejamento. Em sua justificativa ao Congresso, o presidente argumentou que o projeto violaria a Lei de Responsabilidade Fiscal ao criar uma renúncia de receita sem previsão orçamentária, compensação financeira ou um prazo máximo de vigência de cinco anos.

Além disso, Lula destacou que os benefícios tributários poderiam ser “apropriados sob a forma de aumento de margem de lucro dos produtores ou fornecedores dos bens”, não atingindo o objetivo de “mitigar danos materiais de residentes em áreas afetadas por desastres naturais ou eventos climáticos extremos”.

O projeto previa descontos na aquisição de móveis e eletrodomésticos da linha branca para todos os afetados pelas chuvas de maio, incluindo fogões, refrigeradores, máquinas de lavar roupa, tanquinhos, cadeiras, sofás, mesas e armários. A isenção seria concedida uma única vez e apenas para um membro de cada família afetada, mediante comprovação de residência em áreas diretamente atingidas pelos desastres.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Milei chama Lula de ladrão e corrupto em nova crítica
Presidente argentino reforça ataques em entrevista, questiona soltura do petista e amplia tensão diplomática com o Brasil
PGR foi contra apreensão de dinheiro em espécie e relógios de Jaques Wagner
Paulo Gonet considerou a medida prematura e desproporcional, mas André Mendonça autorizou o pedido da Polícia Federal
MP investiga prefeitura de Ichu por desvios em frota e recursos públicos
Apuração analisa abastecimento de veículos, uso de verba em carros particulares e possível simulação de gastos no município baiano
Fachin afirma que críticas ao STF fortalecem a democracia
Presidente do Supremo defende harmonia entre os poderes e destaca trabalho do tribunal na abertura do segundo semestre
A capilaridade das emendas, a PEC previdenciária e a presença nos municípios que sustentam o municipalismo de Angelo Coronel
Dados do Portal da Transparência e a atuação legislativa revelam como o senador aproxima Brasília da realidade das prefeituras baianas
Cleitinho desiste de candidatura ao governo de Minas
Senador cita luto pela morte do irmão e permanece no Senado; decisão amplia impasse para palanque de Flávio Bolsonaro em Minas Gerais
Carregando..