Macron nomeia Michel Barnier como primeiro-ministro da França

O ex-ministro de direita de 73 anos assumirá o posto apesar de a esquerda ter vencido as eleições parlamentares, embora sem maioria. Jean-Luc Melanchón, líder do bloco esquerdista, convocou protestos
Por: Brado Jornal 05.set.2024 às 09h30
Macron nomeia Michel Barnier como primeiro-ministro da França
Foto: Alan Betson

Após meses de impasse político, o presidente francês Emmanuel Macron nomeou um novo primeiro-ministro nesta quinta-feira (05): Michel Barnier, o ex-negociador do Brexit pela União Europeia. Com 73 anos, o político conservador se tornará o premiê mais velho da história da França.

A decisão de Macron ocorre apesar da vitória da esquerda nas eleições legislativas realizadas em junho. Naquele pleito, um bloco de partidos de esquerda saiu vitorioso, mas não obteve a maioria necessária para formar um governo.

As negociações para a formação de uma maioria parlamentar foram interrompidas devido às Olimpíadas de Paris.

Com o poder constitucional de nomear o primeiro-ministro, Macron escolheu Barnier para liderar o governo e reativar um Parlamento francês que estava suspenso.

O novo premiê enfrentará o desafio de implementar reformas e aprovar o orçamento de 2025 em um cenário político instável e sob pressão da Comissão Europeia e dos mercados financeiros para reduzir o déficit.

A estratégia de Macron de convocar eleições antecipadas acabou não surtindo o efeito desejado, resultando em uma perda significativa de cadeiras para sua coalizão centrista e na ausência de um partido com maioria absoluta.

A Nova Frente Popular da esquerda, embora tenha obtido o maior número de votos, foi descartada por Macron para a formação do governo após a promessa de outros partidos de votar contra essa aliança.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Multidão acompanha Flávio Bolsonaro em passeio de trio elétrico pela Barra neste sábado
A programação contou com a presença de lideranças nacionais e locais. Entre os nomes de destaque estiveram o deputado federal reeleito Nikolas Ferreira (PL-MG), o senador eleito Guilherme Derrite (PP-SP) e o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Acabou! Roberta Luchsinger revela disposição para delação e assegura que não poupará Lula nem Lulinha
A Polícia Federal investiga Roberta e Lulinha por suposto tráfico de influência no governo federal
Flávio Bolsonaro recebe título de cidadão soteropolitano e promete concluir ponte Salvador-Itaparica em ato no Farol da Barra
“O povo baiano não aguenta mais tanta promessa não cumprida”, declarou.
Justiça da Bahia autoriza homenagem a Flávio Bolsonaro em Salvador
A magistrada havia acatado pedido em ação popular e fixado multa de R$ 500 mil em caso de descumprimento.
Carregando..