Macron nomeia Michel Barnier como primeiro-ministro da França

O ex-ministro de direita de 73 anos assumirá o posto apesar de a esquerda ter vencido as eleições parlamentares, embora sem maioria. Jean-Luc Melanchón, líder do bloco esquerdista, convocou protestos
Por: Brado Jornal 05.set.2024 às 09h30
Macron nomeia Michel Barnier como primeiro-ministro da França
Foto: Alan Betson

Após meses de impasse político, o presidente francês Emmanuel Macron nomeou um novo primeiro-ministro nesta quinta-feira (05): Michel Barnier, o ex-negociador do Brexit pela União Europeia. Com 73 anos, o político conservador se tornará o premiê mais velho da história da França.

A decisão de Macron ocorre apesar da vitória da esquerda nas eleições legislativas realizadas em junho. Naquele pleito, um bloco de partidos de esquerda saiu vitorioso, mas não obteve a maioria necessária para formar um governo.

As negociações para a formação de uma maioria parlamentar foram interrompidas devido às Olimpíadas de Paris.

Com o poder constitucional de nomear o primeiro-ministro, Macron escolheu Barnier para liderar o governo e reativar um Parlamento francês que estava suspenso.

O novo premiê enfrentará o desafio de implementar reformas e aprovar o orçamento de 2025 em um cenário político instável e sob pressão da Comissão Europeia e dos mercados financeiros para reduzir o déficit.

A estratégia de Macron de convocar eleições antecipadas acabou não surtindo o efeito desejado, resultando em uma perda significativa de cadeiras para sua coalizão centrista e na ausência de um partido com maioria absoluta.

A Nova Frente Popular da esquerda, embora tenha obtido o maior número de votos, foi descartada por Macron para a formação do governo após a promessa de outros partidos de votar contra essa aliança.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lula mira rejeição a Flávio e fala em “tesouraço” nos programas sociais
A peça da campanha liga o corte prometido pelo candidato do PL a reduções do governo Jair Bolsonaro. No último Datafolha, os dois empatavam em 45% de rejeição
MPE defende que o TSE aceite a desistência de Garotinho
O parecer de Alexandre Espinosa trata o caso como exceção e, se o recurso for julgado, pede a rejeição. Sem os votos, Ruas passa de 50%
João Pedro Sastre, conhecido como “Gay de Direita”, declara apoio a Lula no segundo turno
Candidato a deputado federal obteve 294 votos e anuncia mudança de posição após primeiro turno
Marinho diz a Fachin que o PL “não será omisso” em impeachment de ministros
O coordenador da campanha de Flávio afirma que não há “espírito de vendetta”, mas cobra mudança no regimento do Senado. A bancada da sigla quase dobrou
PL cresce no Congresso e pesa sobre quem vencer
Maior bancada da legenda altera comando de comissões e o custo político de Flávio ou Lula no segundo turno
Nunes Marques deve liberar revisão de Bolsonaro só depois do 2º turno
A expectativa é de julgamento ainda neste ano, depois do parecer da PGR e do caso da dosimetria. A pena contestada é de 27 anos e 3 meses
Carregando..