Macron nomeia Michel Barnier como primeiro-ministro da França

O ex-ministro de direita de 73 anos assumirá o posto apesar de a esquerda ter vencido as eleições parlamentares, embora sem maioria. Jean-Luc Melanchón, líder do bloco esquerdista, convocou protestos
Por: Brado Jornal 05.set.2024 às 09h30
Macron nomeia Michel Barnier como primeiro-ministro da França
Foto: Alan Betson

Após meses de impasse político, o presidente francês Emmanuel Macron nomeou um novo primeiro-ministro nesta quinta-feira (05): Michel Barnier, o ex-negociador do Brexit pela União Europeia. Com 73 anos, o político conservador se tornará o premiê mais velho da história da França.

A decisão de Macron ocorre apesar da vitória da esquerda nas eleições legislativas realizadas em junho. Naquele pleito, um bloco de partidos de esquerda saiu vitorioso, mas não obteve a maioria necessária para formar um governo.

As negociações para a formação de uma maioria parlamentar foram interrompidas devido às Olimpíadas de Paris.

Com o poder constitucional de nomear o primeiro-ministro, Macron escolheu Barnier para liderar o governo e reativar um Parlamento francês que estava suspenso.

O novo premiê enfrentará o desafio de implementar reformas e aprovar o orçamento de 2025 em um cenário político instável e sob pressão da Comissão Europeia e dos mercados financeiros para reduzir o déficit.

A estratégia de Macron de convocar eleições antecipadas acabou não surtindo o efeito desejado, resultando em uma perda significativa de cadeiras para sua coalizão centrista e na ausência de um partido com maioria absoluta.

A Nova Frente Popular da esquerda, embora tenha obtido o maior número de votos, foi descartada por Macron para a formação do governo após a promessa de outros partidos de votar contra essa aliança.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Polícia considera Milton Leite foragido em operação contra o PCC
Ex-presidente da Câmara de São Paulo diz que está em viagem e se apresentará às autoridades em até 24 horas
Crise no Supremo pode travar código de ética e mudar forças no caso Master
Tensão pessoal, sessão interrompida e risco de novos vazamentos alimentam a avaliação de que o impasse institucional deve se estender e alterar o equilíbrio na Segunda Turma
Ala de Moraes tenta ampliar crise e disputar comando das apurações
Estratégia busca deslocar o foco do ministro para a rede de relações de Vorcaro no tribunal e misturar os processos
Lula diz que quem errou no STF tem de pagar
Presidente afirma que não indicou Moraes, Kassio e Mendonça e elogia atuação do ministro no TSE em 2022
Quaest: 49% não veem Lula como honesto
Flávio Bolsonaro aparece com 42% de avaliação negativa; demais presidenciáveis são pouco conhecidos
Lula diz que Fachin tem de impedir que crise do STF atrapalhe a eleição
Presidente critica denuncismo sem desfecho, chama de incorreto o debate da terça no plenário e cobra apuração com direito de defesa
Carregando..