Macron nomeia Michel Barnier como primeiro-ministro da França

O ex-ministro de direita de 73 anos assumirá o posto apesar de a esquerda ter vencido as eleições parlamentares, embora sem maioria. Jean-Luc Melanchón, líder do bloco esquerdista, convocou protestos
Por: Brado Jornal 05.set.2024 às 09h30
Macron nomeia Michel Barnier como primeiro-ministro da França
Foto: Alan Betson

Após meses de impasse político, o presidente francês Emmanuel Macron nomeou um novo primeiro-ministro nesta quinta-feira (05): Michel Barnier, o ex-negociador do Brexit pela União Europeia. Com 73 anos, o político conservador se tornará o premiê mais velho da história da França.

A decisão de Macron ocorre apesar da vitória da esquerda nas eleições legislativas realizadas em junho. Naquele pleito, um bloco de partidos de esquerda saiu vitorioso, mas não obteve a maioria necessária para formar um governo.

As negociações para a formação de uma maioria parlamentar foram interrompidas devido às Olimpíadas de Paris.

Com o poder constitucional de nomear o primeiro-ministro, Macron escolheu Barnier para liderar o governo e reativar um Parlamento francês que estava suspenso.

O novo premiê enfrentará o desafio de implementar reformas e aprovar o orçamento de 2025 em um cenário político instável e sob pressão da Comissão Europeia e dos mercados financeiros para reduzir o déficit.

A estratégia de Macron de convocar eleições antecipadas acabou não surtindo o efeito desejado, resultando em uma perda significativa de cadeiras para sua coalizão centrista e na ausência de um partido com maioria absoluta.

A Nova Frente Popular da esquerda, embora tenha obtido o maior número de votos, foi descartada por Macron para a formação do governo após a promessa de outros partidos de votar contra essa aliança.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Nunes Marques e André Mendonça mandam tirar posts de Lula, Janja e aliados
Despachos do TSE dizem que atribuir como fato certo um cenário de desamparo social a um eventual governo de Flávio Bolsonaro ultrapassa a crítica política
Eduardo Bolsonaro entra no banco de mandados após ordem de Moraes
Decisão do Supremo Tribunal Federal torna definitiva a pena e autoriza a execução depois do fim dos recursos
Flávio abre 5,6 pontos sobre Lula, diz AtlasIntel
Nos votos válidos do segundo turno, o senador marca 52,8%, e o presidente, 47,2%. No total, a vantagem é de 51,1% a 45,7%, fora da margem de erro
Justiça dos EUA acrescenta tortura às acusações contra Nicolás Maduro
A nova denúncia, em Manhattan, também atinge Cilia Flores e se soma ao tráfico de drogas. O casal se declarou inocente. O julgamento está marcado para 1º de junho de 2027
Jerônimo diz, em Jaguaquara, que prioridade será das cidades cujos prefeitos o apoiaram
Fala ocorreu em visita na quarta-feira (7), após questionamento sobre Jequié; registro circula um dia depois da confirmação da reeleição
Jorge Oliveira é o nome favorito de Flávio para a primeira vaga no STF
Integrantes da cúpula da campanha apontam o ministro do TCU, de confiança dos Bolsonaro. Ele já tinha recusado a indicação de Jair em 2020, e a vaga ficou com Nunes Marques
Carregando..