Macron nomeia Michel Barnier como primeiro-ministro da França

O ex-ministro de direita de 73 anos assumirá o posto apesar de a esquerda ter vencido as eleições parlamentares, embora sem maioria. Jean-Luc Melanchón, líder do bloco esquerdista, convocou protestos
Por: Brado Jornal 05.set.2024 às 09h30
Macron nomeia Michel Barnier como primeiro-ministro da França
Foto: Alan Betson

Após meses de impasse político, o presidente francês Emmanuel Macron nomeou um novo primeiro-ministro nesta quinta-feira (05): Michel Barnier, o ex-negociador do Brexit pela União Europeia. Com 73 anos, o político conservador se tornará o premiê mais velho da história da França.

A decisão de Macron ocorre apesar da vitória da esquerda nas eleições legislativas realizadas em junho. Naquele pleito, um bloco de partidos de esquerda saiu vitorioso, mas não obteve a maioria necessária para formar um governo.

As negociações para a formação de uma maioria parlamentar foram interrompidas devido às Olimpíadas de Paris.

Com o poder constitucional de nomear o primeiro-ministro, Macron escolheu Barnier para liderar o governo e reativar um Parlamento francês que estava suspenso.

O novo premiê enfrentará o desafio de implementar reformas e aprovar o orçamento de 2025 em um cenário político instável e sob pressão da Comissão Europeia e dos mercados financeiros para reduzir o déficit.

A estratégia de Macron de convocar eleições antecipadas acabou não surtindo o efeito desejado, resultando em uma perda significativa de cadeiras para sua coalizão centrista e na ausência de um partido com maioria absoluta.

A Nova Frente Popular da esquerda, embora tenha obtido o maior número de votos, foi descartada por Macron para a formação do governo após a promessa de outros partidos de votar contra essa aliança.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Partido Novo anuncia denúncia contra Toffoli à PGR por ligações com resort Tayayá
Legenda protocolará notícia-crime para investigar relações do ministro com empreendimento no Paraná; ação ocorre após reportagem revelar que funcionários tratam Toffoli como dono do local
Aleluia diz que agenda de Zema na Bahia consolida o Novo como alternativa ao PT
Pré-candidato ao governo baiano destaca união de experiências com governador mineiro e critica gestão petista na segurança pública; evento ocorre neste sábado no Hotel Quality
Lula anuncia isenção de visto para cidadãos chineses em viagens de curta duração
Decisão é em reciprocidade à medida adotada pela China desde junho de 2025; medida visa ampliar cooperação em áreas da “fronteira do conhecimento”
Lídice da Mata ironiza caminhada de parlamentares do PL e chama de “cortina de fumaça”
Senadora do PSB-BA diz que marcha liderada por Nikolas Ferreira serve para desviar atenção de denúncias contra Damares Alves e critica “teatro” da direita
A nota do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, sobre o caso Master gerou divisões internas na Corte e frustração entre alguns ministros
Fachin interrompe recesso para tentar conter desgaste, mas posicionamento divide opiniões no tribunal
Flávio Bolsonaro convida Rogério Marinho para coordenar pré-campanha no Nordeste
Senador do PL-RJ busca fortalecer presença em região onde Lula lidera com mais de 60% das intenções de voto, segundo pesquisa Genial/Quaest; escolha feita a pedido de Jair Bolsonaro
Carregando..