Macron nomeia Michel Barnier como primeiro-ministro da França

O ex-ministro de direita de 73 anos assumirá o posto apesar de a esquerda ter vencido as eleições parlamentares, embora sem maioria. Jean-Luc Melanchón, líder do bloco esquerdista, convocou protestos
Por: Brado Jornal 05.set.2024 às 09h30
Macron nomeia Michel Barnier como primeiro-ministro da França
Foto: Alan Betson

Após meses de impasse político, o presidente francês Emmanuel Macron nomeou um novo primeiro-ministro nesta quinta-feira (05): Michel Barnier, o ex-negociador do Brexit pela União Europeia. Com 73 anos, o político conservador se tornará o premiê mais velho da história da França.

A decisão de Macron ocorre apesar da vitória da esquerda nas eleições legislativas realizadas em junho. Naquele pleito, um bloco de partidos de esquerda saiu vitorioso, mas não obteve a maioria necessária para formar um governo.

As negociações para a formação de uma maioria parlamentar foram interrompidas devido às Olimpíadas de Paris.

Com o poder constitucional de nomear o primeiro-ministro, Macron escolheu Barnier para liderar o governo e reativar um Parlamento francês que estava suspenso.

O novo premiê enfrentará o desafio de implementar reformas e aprovar o orçamento de 2025 em um cenário político instável e sob pressão da Comissão Europeia e dos mercados financeiros para reduzir o déficit.

A estratégia de Macron de convocar eleições antecipadas acabou não surtindo o efeito desejado, resultando em uma perda significativa de cadeiras para sua coalizão centrista e na ausência de um partido com maioria absoluta.

A Nova Frente Popular da esquerda, embora tenha obtido o maior número de votos, foi descartada por Macron para a formação do governo após a promessa de outros partidos de votar contra essa aliança.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Epstein e Chomsky discutiram Lula como 'prisioneiro político mais importante do mundo' em emails revelados
Documentos do Departamento de Justiça dos EUA mostram conversas de 2018 sobre visita à prisão e críticas ao processo; relação entre linguista e financista ganha destaque
Kassab filia governador bolsonarista do União Brasil ao PSD e amplia influência em 2026
Marco Rocha, de Rondônia, migra para sigla e deve disputar Senado; partido chega a seis chefes estaduais
Ratinho teve Credcesta como principal patrocinador em quadro do programa e sociedade em resort Tayayá com irmãos de Toffoli
Apresentador promoveu cartão consignado ligado ao Banco Master e divide empreendimento com família do relator do caso no STF
Republicanos mantém laços com Lula enquanto flerta com Flávio Bolsonaro em cenário sem Tarcísio
Sigla enfrenta divisão interna com PSD no jogo presidencial; pragmatismo regional pesa nas decisões para 2026
Carregando..