Flávio Dino íntima estados a prestar informações sobre incêndios

De acordo com a decisão emitida no começo da tarde desta quinta (12), a intimação cobra informações dos estados do Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Pará, Maranhão, Amapá, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
Por: Brado Jornal 13.set.2024 às 11h10
Flávio Dino íntima estados a prestar informações sobre incêndios
Wilson Dias/Agência Brasil

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou aos governos dos estados que abrangem a Amazônia e o Pantanal a explicarem as ações que vêm implementado para o combate aos incêndios que atingem as regiões.

De acordo com a decisão emitida no começo da tarde desta quinta (12), a intimação cobra informações dos estados do Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Pará, Maranhão, Amapá, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O despacho é referente à ação em que também cobrou do governo federal o aumento do efetivo de combate às chamas.

Dino ainda questiona se há algum sistema nacional que integra dados federais e estaduais sobre autorizações para desmatamento legal, quais estados ainda não fornecem essas informações e se essa falta decorre de ausência de base de dados ou incompatibilidade entre sistemas.

Outro ponto destacado por Dino é a integração do Cadastro Ambiental Rural (CAR) aos sistemas estaduais, que permite a validação das informações ambientais das propriedades rurais. O STF solicitou dados sobre o estágio de implementação do CAR em cada estado, além de questionar sobre o efetivo empregado no combate aos incêndios em 30 de julho e 30 de agosto de 2024.

O ministro determinou que os estados devem detalhar o percentual de aumento ou redução das equipes e justificar as razões dessas mudanças.

A integração dos sistemas de gestão territorial entre estados e o governo federal é outro ponto de interesse, com o STF solicitando detalhes sobre os órgãos estaduais responsáveis pela governança dessas integrações. O tribunal também quer entender como os estados contabilizam o alcance dos incêndios na Amazônia e no Pantanal em 2023 e 2024, com números detalhados por estado.

Além disso, Dino questionou se os estados estão mobilizando e articulando ações com os municípios para combater os incêndios e quais medidas estão sendo adotadas para complementar e validar o CAR. Caso não haja mobilização com os municípios, os estados devem justificar essa decisão.

No mesmo despacho, Flávio Dino confirmou uma nova audiência para o próximo dia 19 de setembro para os estados responderem aos questionamentos. Após as apresentações, outras partes envolvidas como a Procuradoria-Geral da República (PGR) e o Observatório do Meio Ambiente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) também terão de se manifestar.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Pesquisa revela que a maioria dos eleitores desaprova a participação de Janja no governo Lula
De acordo com pesquisa PoderData, 50% dos eleitores que conhecem a primeira-dama desaprovam sua atuação no governo, com maior desaprovação nas regiões Norte e Nordeste
PL pede cassação de André Janones por mentir sobre esquema de rachadinha
Partido Liberal acusa deputado de enganar o Conselho de Ética e tentar criar um esquema institucionalizado de desvio de recursos públicos
Vereador de Jacobina afirma que ACM Neto não terá apoio nas eleições de 2026
Noelson Oliveira critica ex-prefeito de Salvador por traições políticas e defende aproximação entre a cidade e o governo estadual
Lula endurece discurso sobre segurança e expõe racha no governo
Mudança de tom sinaliza resposta à opinião pública e pressões internas
Auxílio-alimentação do STF sobe para R$ 1.784,42 a partir de abril
Medida entra em vigor em abril; CNJ prepara portaria para estender reajuste a todo o Judiciário
José Dirceu aposta em Eduardo Bolsonaro como candidato de Bolsonaro em 2026
Ex-ministro do PT acredita que o ex-presidente vai lançar o filho, Eduardo Bolsonaro, para a disputa presidencial
Carregando..