Dino suspende lei do Mato Grosso que pune invasor de propriedade privada

Ministro argumentou que a lei mato-grossense ampliava as sanções para delitos já previstos no Código Penal, como violação de domicílio e esbulho possessório
Por: Brado Jornal 19.set.2024 às 08h38
Dino suspende lei do Mato Grosso que pune invasor de propriedade privada
Wilson Dias/Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, suspendeu a aplicação de uma lei de Mato Grosso (MT) que previa sanções para invasores de propriedades privadas urbanas e rurais no estado. A legislação estabelecia penas como restrição a benefícios sociais, proibição de assumir cargos públicos e impossibilidade de contratar com o poder público estadual.

A decisão provisória foi concedida na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7715, ajuizada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra a Lei estadual 12.430/2024.

Em sua decisão, Flávio Dino argumentou que a lei mato-grossense ampliava as sanções para delitos já previstos no Código Penal, como violação de domicílio e esbulho possessório.

Para Dino, isso representava uma invasão da competência da União, que tem a exclusividade para legislar sobre direito penal.

Além disso, o ministro do STF apontou o risco de danos irreparáveis, especialmente para pessoas que poderiam depender de auxílios e benefícios sociais.

A liminar de Dino será submetida ao referendo do Plenário do STF em sessão virtual agendada para o período de 4 a 11 de outubro.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Cearense de 16 Anos conquista vaga na delegação brasileira para Olimpíada Ibero-Americana de Física
Estudante Maria Beatriz Ximenes é a única mulher na equipe nacional
Encontro prolongado entre Flávio Bolsonaro e Davi Alcolumbre ocorreu no início de março
Senador do PL e presidente do Senado passaram várias horas em conversa; reunião com Lula ainda não aconteceu, mas assessores petistas preveem nos próximos dias
Coronel pode migrar para o Podemos e enfraquecer base de Jerônimo
Família política avalia mudança de sigla para reeleição e arrasta parlamentares, deixando PT com menos aliados na Bahia
Jerônimo nega acordo com PSD para vice e fala apenas em conversa com Otto Alencar
Governador baiano descarta compromisso firmado e pede cautela nas declarações sobre composição da chapa
Gilmar Mendes chama vazamento de mensagens de Vorcaro de barbárie institucional
Ministro do STF critica exposição de diálogos íntimos da ex-noiva do banqueiro e cobra lei de proteção de dados penais para evitar abusos.
Programadores poderão se formalizar como MEI
Deputado Kim Kataguiri protocolou PLP 25/2026 para incluir atividades de desenvolvimento de software no regime simplificado e reduzir a informalidade no setor de tecnologia.
Carregando..