STF nega recursos e mantém perfis de Monark bloqueados

O voto do relator, Alexandre de Moraes, foi seguido pelos ministros Cristiano Zanin e Flávio Dino
Por: Brado Jornal 27.set.2024 às 10h47
STF nega recursos e mantém perfis de Monark bloqueados

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta sexta-feira (27), para negar os recursos da rede social X e de Bruno Aiub, o Monark, e manter o perfil do influenciador no site bloqueado. O voto do relator, Alexandre de Moraes, foi seguido pelos ministros Cristiano Zanin e Flávio Dino.

Alexandre de Moraes votou para manter a suspensão determinada por ele próprio em junho de 2023. Naquela ocasião, Moraes decidiu que os perfis de Monark no X e em demais plataformas fossem suspensos, pelo descumprimento de decisões judiciais anteriores que proibiam o influenciador de manter perfis nas redes sociais.

Nesta sexta, em plenário virtual, Moraes considerou que Monark demonstrou desrespeito à Justiça ao desrespeitar as decisões anteriores e continuar a propagar ataques contra o STF, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e contestar, sem apresentar provas, a lisura do pleito de 2022.

"Assim, se torna necessária, adequada e urgente a interrupção da propagação dos discursos com conteúdo de ódio, subversão da ordem e incentivo à quebra da normalidade institucional e democrática, através de novo bloqueio de contas em suas redes sociais, com objetivo de interromper a lesão ou ameaça a direito", diz o ministro, que reforçou, no voto, que o direito à expressão não é uma liberdade absoluta.

"Tenho reiteradamente enfatizado que a Constituição Federal consagra o binômio liberdade e responsabilidade; não permitindo de maneira irresponsável a efetivação de abuso no exercício de um direito constitucionalmente consagrado", diz o ministro.

Zanin e Dino seguiram Moraes sem voto vogal, ou seja, sem emitir considerações próprias sobre o tema. A defesa de Monark tentou, sem êxito, retirar Flávio Dino dos julgamentos que envolvem o influenciador.

Segundo os advogados de Bruno Aiub, o ministro seria suspeito para julgar o caso por estar movendo um processo por calúnia, difamação e injúria contra Aiub, que o chamou de “gordola” durante uma transmissão ao vivo na internet.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lula e Flávio Bolsonaro empatam em segundo turno, indica pesquisa
Levantamento da Genial/Quaest divulgado nesta quarta-feira mostra empate técnico entre o presidente petista e o senador do PL, com 41% das intenções de voto cada.
Lula empata com Flávio e Tarcísio em cenários de segundo turno, aponta Meio/Ideia
Pesquisa revela empate técnico também no primeiro turno entre presidente e principais adversários de direita
STF adia julgamento de deputados do PL por propina em emendas
Primeira Turma interrompe sessão por falta de tempo; defesas foram ouvidas e mérito deve ser analisado na próxima terça-feira (17)
Flávio Bolsonaro afirma que CPI para investigar ministros do STF é ilegal
Senador critica proposta de comissão para apurar relações de Alexandre de Moraes e Dias Toffoli com Daniel Vorcaro, do Banco Master
Oposição recorre ao STF para obrigar instalação da CPMI do Banco Master
Parlamentares superam assinaturas mínimas e invocam precedente da CPI da Pandemia; ação mira irregularidades e pressiona Davi Alcolumbre a deliberar
Investigador Douglas Pithon é convidado pelo Novo para o Senado em 2026
Policial civil da Bahia avalia proposta de chapa majoritária com José Carlos Aleluia e destaca integridade do partido
Carregando..