STF nega recursos e mantém perfis de Monark bloqueados

O voto do relator, Alexandre de Moraes, foi seguido pelos ministros Cristiano Zanin e Flávio Dino
Por: Brado Jornal 27.set.2024 às 10h47
STF nega recursos e mantém perfis de Monark bloqueados

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta sexta-feira (27), para negar os recursos da rede social X e de Bruno Aiub, o Monark, e manter o perfil do influenciador no site bloqueado. O voto do relator, Alexandre de Moraes, foi seguido pelos ministros Cristiano Zanin e Flávio Dino.

Alexandre de Moraes votou para manter a suspensão determinada por ele próprio em junho de 2023. Naquela ocasião, Moraes decidiu que os perfis de Monark no X e em demais plataformas fossem suspensos, pelo descumprimento de decisões judiciais anteriores que proibiam o influenciador de manter perfis nas redes sociais.

Nesta sexta, em plenário virtual, Moraes considerou que Monark demonstrou desrespeito à Justiça ao desrespeitar as decisões anteriores e continuar a propagar ataques contra o STF, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e contestar, sem apresentar provas, a lisura do pleito de 2022.

"Assim, se torna necessária, adequada e urgente a interrupção da propagação dos discursos com conteúdo de ódio, subversão da ordem e incentivo à quebra da normalidade institucional e democrática, através de novo bloqueio de contas em suas redes sociais, com objetivo de interromper a lesão ou ameaça a direito", diz o ministro, que reforçou, no voto, que o direito à expressão não é uma liberdade absoluta.

"Tenho reiteradamente enfatizado que a Constituição Federal consagra o binômio liberdade e responsabilidade; não permitindo de maneira irresponsável a efetivação de abuso no exercício de um direito constitucionalmente consagrado", diz o ministro.

Zanin e Dino seguiram Moraes sem voto vogal, ou seja, sem emitir considerações próprias sobre o tema. A defesa de Monark tentou, sem êxito, retirar Flávio Dino dos julgamentos que envolvem o influenciador.

Segundo os advogados de Bruno Aiub, o ministro seria suspeito para julgar o caso por estar movendo um processo por calúnia, difamação e injúria contra Aiub, que o chamou de “gordola” durante uma transmissão ao vivo na internet.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Stf permanece em silêncio sobre número ligado a Vorcaro
Presidente da CPMI do INSS anuncia ofício a Edson Fachin após prazo de dois dias úteis expirar sem resposta sobre usuário de linha telefônica do Supremo
Celso Vilardi agora defende Zettel em meio a tratativas de delação
Criminalista com histórico na Lava-Jato e na defesa de Jair Bolsonaro assume o caso do operador financeiro ligado a Daniel Vorcaro
Lula sanciona lei antifacção com apenas dois vetos
Presidente mantém proibição de voto para presos provisórios ligados a facções e corte no auxílio-reclusão para familiares
Comissão do STF aponta R$ 9,8 bi acima do teto de juízes
Relatório técnico identifica distorções históricas na magistratura e propõe medidas para maior transparência nos pagamentos do funcionalismo
Senado aprova por unanimidade projeto que equipara misoginia ao racismo
Texto de Ana Paula Lobato é aprovado por 67 votos a favor e nenhum contra; Flávio Bolsonaro e Damares Alves votam a favor; proposta volta à Câmara dos Deputados
Bolsonaro terá tornozeleira e proibição de celular na prisão domiciliar
Ministro Alexandre de Moraes impõe regras rígidas ao ex-presidente durante os 90 dias de medida humanitária
Carregando..