PF cumpre mandados de busca e apreensão em gabinete e apartamento de deputado baiano

Ação contra Marcinho Oliveira (União) acontece nesta terça-feira (15)
Por: Brado Jornal 15.out.2024 às 08h15
 PF cumpre mandados de busca e apreensão em gabinete e apartamento de deputado baiano

A Polícia Federal cumpriu cinco mandados de busca e apreensão durante uma operação contra desvios de recursos públicos destinados à Educação, na manhã desta terça-feira (15), em Salvador e em Santaluz, a cerca de 275 km da capital baiana.

Segundo apuração da produção da TV Bahia, as decisões judiciais fazem parte da 2ª fase da Operação Santa Rota. Os mandados são cumpridos no gabinete do deputado estadual Marcinho Oliveira (União Brasil), na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), e no apartamento do parlamentar, em um condomínio de luxo, na Avenida Paralela.

Marcinho Oliveira foi vice-prefeito do município de Santaluz, entre 2017 e 2020. Também foi eleito deputado estadual para o período 2023-2027. O g1 entrou em contato com a defesa do parlamentar e aguarda posicionamento sobre o caso.

De acordo com a Polícia Federal, na primeira da investigação, foram identificados fortes indícios de fraude à licitação realizada pelo município de Santaluz, para contratar empresa que prestaria o serviço de transporte escolar no município.

Além disso, a investigação apontou ainda o superfaturamento na execução do contrato celebrado com a empresa, além da participação e recebimento de vantagens indevidas pelos servidores públicos envolvidos na contratação.

Nesta segunda fase, a PF investiga o envolvimento de outras pessoas na contratação fraudulenta, entre estas, o deputado estadual Marcinho Oliveira.


Entenda o caso

As investigações apontaram que empresas pertencentes a um mesmo grupo econômico atuaram inicialmente para aumentar o valor de referência de pregão eletrônico deflagrado para a contratação de empresa que prestaria o serviço de transporte escolar no município de Santaluz.

A investigação ainda revelou ainda o ajuste entre empresas participantes da sessão do pregão eletrônico, além de manobras realizadas pela pregoeira para inabilitar outras não integrantes do esquema, para direcionar a contratação à empresa “vencedora” da licitação.

Uma vez contratada, a empresa passou a superfaturar a execução do contrato, por meio da subcontratação quase integral do objeto, da criação de rotas “fantasmas”, e da utilização de veículos pertencentes ao município de Santaluz.

Foram encontrados ainda na fase inicial da investigação, indícios de pagamento de vantagens indevidas a servidores públicos envolvidos na contratação.

A Polícia Federal informou ainda que a partir da deflagração da 1ª fase ostensiva da investigação, novos elementos apontaram a participação de novos envolvidos na execução do contrato, e o pagamento de vantagens indevidas a gestores municipais de Santaluz, entre estes, o deputado.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Apoiadores de Jair Bolsonaro protestam em Brasília contra prisão domiciliar
Carreata e ato em frente à residência do ex-presidente reagem a decisão do STF
Lula recebe neto de Fidel Castro em evento do PT em Brasília
Encontro com Fidel Antonio Castro Smirnov destaca laços históricos e projetos científicos
Marcha para Jesus reúne milhares em Luís Eduardo Magalhães
Aviva LEM 2025 celebra fé e música em quatro dias de adoração
Correios enfrentam crise financeira e risco de colapso, aponta auditoria do TCU
Estatal luta com má gestão, prejuízos bilionários e perda de mercado, segundo relatório sigiloso
Juliana, vítima de agressão brutal, segue internada sem previsão de alta em Natal
Caso de tentativa de feminicídio envolvendo ex-jogador de basquete gera investigação e revolta
Mário Galinho é alvo de denúncia por gastos de R$ 1 milhão em água mineral em Paulo Afonso
Contratos para fornecimento de água geram críticas de vereador e questionamentos sobre gestão de recursos públicos
Carregando..