Jerônimo confirma negociações com PSD para vice e aumenta dúvida sobre Geraldo Júnior

Governador busca acordo com Otto Alencar para chapa de 2026 e promete decisão dialogada até março sem romper com MDB.
Por: Brado Redação 09.mar.2026 às 16h12
Jerônimo confirma negociações com PSD para vice e aumenta dúvida sobre Geraldo Júnior
Foto: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) revelou nesta segunda-feira (9) que está em tratativas avançadas com o PSD para que o partido indique o candidato a vice-governador na chapa majoritária das eleições de 2026. A abertura dessa possibilidade eleva a incerteza em torno da permanência do atual vice, Geraldo Júnior (MDB), que almeja a recondução ao cargo.

As negociações foram citadas pelo governador durante a inauguração do Centro Social Urbano (CSU), no bairro de Valéria, em Salvador. Jerônimo destacou o contato direto com o senador Otto Alencar, principal liderança do PSD na Bahia e peça-chave no diálogo.

“Temos conversado com o senador Otto Alencar. Mantemos compromisso com sua lealdade ao projeto. Dada a importância dele, o PSD terá espaço na majoritária. Estamos concluindo esse acerto, tanto aqui no estado quanto nacionalmente, considerando nossa relação consolidada com o partido na Bahia. Estamos aguardando a posição final”, declarou.

As falas do governador alimentam especulações sobre reformulações na chapa governista. O cenário se complica para Geraldo Júnior após recente desgaste político decorrente da divulgação de uma mensagem em que ele criticava o ministro da Casa Civil Rui Costa (PT), aliado fundamental do grupo e pré-candidato ao Senado.

Jerônimo indicou que a definição da chapa ocorrerá ainda dentro do mês de março. Ele reforçou o compromisso de conduzir o processo com diálogo amplo junto aos partidos da base.

“Quanto mais aguardamos, mais surgem movimentações e especulações. Temos prazo em março e vou usá-lo até o último momento, se for preciso, para decidir algo coerente com o que defendemos. Uma chapa que não fira ninguém, que respeite todos. Não aceitamos perdas nessa trajetória, mas sim uma composição que dialogue com nosso projeto”, afirmou.

O governador descartou qualquer risco de rompimento com o MDB caso o PSD venha a ocupar a vaga de vice. De acordo com ele, o relacionamento com a legenda de Geraldo Júnior segue harmonioso.

“Isso não existe. Os partidos têm liberdade, sem amarras. Continuamos bem alinhados com o MDB e trabalhamos com solidez para unir todas as siglas”, explicou.

Jerônimo mencionou ainda que tem promovido encontros com as legendas aliadas para organizar as chapas proporcionais e fortalecer o conjunto político que sustenta o governo na Bahia.

“Reuni todos os partidos recentemente. Combinamos que até meados de março os deputados com mandato e os aspirantes se encaixem nas siglas. Não posso pensar só em mim; é preciso fortalecer os partidos e garantir mandatos de deputados federais e estaduais bem conectados ao projeto nacional”, concluiu.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Investigadores veem pouca novidade na nova proposta de delação de Vorcaro
Equipes da PF e da PGR preparam novo encontro com a defesa do ex-banqueiro após análise de versão revisada que detalha mais, mas não traz elementos inéditos
PSDB da Bahia: Adolfo Viana e Duda Sanches são os únicos viáveis; os demais são “fumaça e espuma", afirmam tucanos
Os demais nomes que têm circulado como possíveis candidatos são considerados, segundo dirigentes e articuladores do partido, apenas “fumaça e espuma”
Kassio Nunes Marques suspende pesquisa sobre Flávio Bolsonaro
Decisão do TSE retira do ar levantamento do AtlasIntel que mostrava recuo nas intenções de voto do senador Flávio Bolsonaro
Datena deixa a EBC para disputar as eleições
Apresentador encerra vínculo com a empresa pública e deve concorrer a deputado federal pelo PSB, com foco em segurança pública
Carregando..