Gilmar Mendes compara pacote anti-STF à ditadura de Getúlio Vargas

CCJ da Câmara aprovou propostas que limitam poderes do Supremo
Por: Brado Jornal 24.out.2024 às 09h58
Gilmar Mendes compara pacote anti-STF à ditadura de Getúlio Vargas
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Durante a sessão de quarta-feira (23), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, comparou as propostas em tramitação no Congresso Nacional para restringir o poder da Corte a medidas do governo ditatorial de Getúlio Vargas, na década de 1930.

Gilmar Mendes destacou, em particular, uma proposta já aprovada pela CCJ da Câmara, que permitiria ao Congresso derrubar decisões do STF. Essa proposta ainda precisa ser analisada pelo plenário da Casa.

“Acho muito perigoso estimular a postura do Congresso Nacional, no momento em que a gente está vivendo… nós estamos de 4, 5 emendas constitucionais – há inclusive dois mandados de segurança com o ministro Kassio [Nunes] — tratando talvez de matéria de cláusula pétrea [cláusulas da Constituição que não podem ser modificadas]. Uma delas que revive um dispositivo da ‘Polaca’. Para aqueles que não sabem — os estudantes que estão nos acompanhando — a Polaca é a Carta de 1937, de Getúlio Vargas, que estabeleceu que o Congresso poderia cassar decisões do Supremo Tribunal Federal”, disse Mendes na sessão.

Em 1937, no contexto do regime autoritário de Getúlio Vargas, foi promulgada a Constituição Polaca, que estabelecia que, se o STF declarasse uma lei inconstitucional e o presidente considerasse essa lei essencial “ao bem-estar do povo”, ele poderia submetê-la novamente à análise do Parlamento.

O Congresso, por sua vez, poderia, com o apoio de 2 terços dos votos na Câmara e no Senado, anular a decisão do Poder Judiciário.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Wagner Moura alerta para avanço da direita em 2026 durante visita a Portugal
Homenageado no festival de cinema de Lisboa, ator comenta polarização política e elogia Lula em entrevista
Lula abre COP30 com críticas a Trump e big techs e defende fundo de US$ 5,5 bilhões para florestas
O presidente também condenou a propagação de desinformação pelas plataformas digitais, acusando negacionistas de “dominar algoritmos, espalhar ódio e minar a ciência, as universidades e as instituições democráticas”.
Entraves na aviação regional complicam acesso à COP30 em Belém
Aumento de 30% na oferta de voos para a capital paraense não evita preços elevados e múltiplas conexões para participantes do evento
Trump é respondido por Barbalho: “é melhor agir do que postar”
Governador do Pará rebate crítica de presidente americano à COP30 em Belém
Conferência do clima da ONU inicia em Belém; entenda os desafios e as perspectivas para o combate às mudanças climáticas
Evento na Amazônia reúne milhares para definir ações concretas contra a crise ambiental global
Carregando..