Justiça Eleitoral tira do ar vídeo de Bruno Engler que associa livro de prefeito de BH a pedofilia

A publicidade de Engler referia-se ao livro “Cobiça”, escrito por Noman em 2020
Por: Brado Jornal 24.out.2024 às 10h14
Justiça Eleitoral tira do ar vídeo de Bruno Engler que associa livro de prefeito de BH a pedofilia
Reprodução/Instagram

A Justiça Eleitoral de Belo Horizonte determinou nesta quarta-feira, 23, a remoção de uma propaganda da campanha de Bruno Engler (PL) que alegava que um livro do seu adversário, o prefeito e candidato à reeleição Fuad Noman (PSD), descrevia uma cena de pedofilia.

A publicidade de Engler referia-se ao livro “Cobiça”, escrito por Noman em 2020. Na campanha, a vice de Engler, Claudia Romualdo, destacou que “na página 159, Fuad descreve o estupro coletivo de uma criança de 12 anos”, afirmando que não iria ler o trecho por ser “muito pesado” e por poder haver crianças ouvindo.

A campanha de Fuad Noman contestou essa alegação, afirmando que a obra foi mencionada de forma a causar ofensa e induzir o eleitorado ao erro.

A campanha argumentou ainda que o trecho destacado havia sido retirado de seu contexto e que a propaganda impugnada configurava desinformação, com potencial para prejudicar a imagem do prefeito e influenciar indevidamente os eleitores.

Entretanto, o juiz da 331ª Vara Eleitoral de Belo Horizonte afirmou que o vídeo da campanha de Engler, ao ser analisado em seu contexto literário, era parte de uma narrativa fictícia que visava evidenciar as tragédias e abusos enfrentados pela personagem, sem qualquer apologia ou incentivo a esses atos.

O juiz ressaltou que a propaganda dava a entender que a descrição de um fato criminoso e imoral implicaria automaticamente um endosse à prática, caracterizando uma descontextualização.

A Justiça Eleitoral enfatizou que a veiculação de conteúdo gravemente descontextualizado infringe o princípio da lisura do pleito e justifica intervenção imediata.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Tropas alemãs desembarcam na Groenlândia em meio a tensões com os Estados Unidos
Contingente europeu reforça presença militar na Ilha Ártica durante exercícios conjuntos liderados pela Dinamarca
Gilmar Mendes nega habeas corpus para prisão domiciliar de Bolsonaro
Ministro do STF rejeita pedido por inadmissibilidade, já que não foi impetrado pela defesa técnica do ex-presidente
Duda Sanches emociona ao homenagear pai Alan Sanches: “Meu pai foi o homem que me ensinou a viver”
Vereador de Salvador destaca valores, legado médico e político do deputado estadual falecido aos 58 anos; velório na ALBA e sepultamento no Jardim da Saudade
Possível delação de Daniel Vorcaro ganha força e alarma mercado e classe política
Após nova fase da Operação Compliance Zero, hipótese de acordo premiado com o dono do Banco Master circula entre investigadores e pode expor conexões financeiras e políticas de alto impacto
Governo da Bahia decreta luto oficial de três dias pela morte do deputado Alan Sanches
Jerônimo Rodrigues anuncia medida em homenagem ao parlamentar e médico falecido aos 58 anos; decreto publicado no Diário Oficial reconhece trajetória de dedicação ao serviço público
Trump convida Lula para conselho de paz sobre Gaza
Presidente dos EUA propõe participação do brasileiro em grupo de mediação internacional; convite foi feito por fontes próximas ao governo americano
Carregando..