Deputado Marcel van Hattem se recusa a depor na Polícia Federal

Congressista é investigado por expor foto e criticar delegado da PF à frente das investigações do suposto golpe no Plenário; fala em “ordens ilegais”
Por: Brado Jornal 05.nov.2024 às 19h28
Deputado Marcel van Hattem se recusa a depor na Polícia Federal

O deputado federal Marcel van Hattem (Novo) não compareceu ao depoimento marcado para esta 3ª feira (5.nov.2024) na PF (Polícia Federal). O congressista de oposição disse que não dará “quaisquer explicações” à Corporação. Ele é investigado por falas na Câmara contra o delegado Fábio Schor –à frente da investigação sobre suposta tentativa de golpe de Estado.

Em 14 de agosto, o deputado exibiu uma foto de Schor na tribuna e disse que ele “cria relatórios fraudulentos para manter Filipe Martins preso ilegalmente e sem fundamentação”. Ele se referiu ao ex-assessor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), preso na operação Tempus Veritatis.

Depois da fala, van Hattem virou alvo de uma representação na PF, que acionou o STF (Supremo Tribunal Federal) contra o deputado. O caso caiu na relatoria do ministro Flávio Dino, que autorizou o inquérito por entender que o deputado ultrapassou os limites da imunidade parlamentar.

Ele é investigado por crimes contra a honra, ameaça-perseguição e denúncia caluniosa.

VAN HATTEM PEDE ARQUIVAMENTO

Assim, o deputado enviou um pedido de arquivamento do inquérito, por suas declarações serem “invioláveis, no âmbito civil, administrativo e penal, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos”, segundo o pedido. Eis a íntegra (PDF – 208 kB).

“Nesse cenário, é cediço que a instauração do presente apuratório serve para constranger o parlamentar, que inquestionavelmente tem sua imunidade constitucional ofendida, uma vez que os deputados e senadores são invioláveis, no âmbito civil, administrativo e penal, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos”, afirma um trecho do documento. 

Nas redes sociais, o Marcel van Hattem disse que não cumprirá “ordens ilegais” e “tentativas de intimidação”. Disse que a marcação do depoimento estaria “fora da lei“.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Insegurança agrava crise no governo petista de Jerônimo Rodrigues na Bahia
Jerônimo acumula polêmicas que fragilizam sua gestão
Michelle Bolsonaro agradece apoio durante internação de Jair Bolsonaro
Bolsonaro recebeu os primeiros cuidados no Hospital Municipal de Santa Cruz e, posteriormente, foi levado ao Hospital Rio Grande, em Natal.
STF julga Carla Zambelli por invasão de sistema e falsidade ideológica
Segundo a Procuradoria Geral da República (PGR), Zambelli teria orquestrado a invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)
Carregando..