Andrei Castro questiona possível processo por parte de Rui Costa em meio a denúncias de corrupção

Ativista baiano expõe supostos esquemas envolvendo ex-governador da Bahia e atual ministro da Casa Civil
Por: Carol Barbalho 09.mar.2026 às 20h38
Andrei Castro questiona possível processo por parte de Rui Costa em meio a denúncias de corrupção
Reprodução / Instagram
O ativista Andrei Castro publicou um vídeo em sua conta no Instagram onde afirma ter sido processado através do TRE, por alegação de propaganda antecipada pelo deputado Ronaldo Carletto e questiona ligação com ministro da Casa Civil, Rui Costa. O conteúdo traz Castro reagindo a possíveis ações legais contra ele, em um contexto de denúncias recorrentes sobre irregularidades na gestão de Costa como governador da Bahia.

Andrei Castro tem utilizado suas redes sociais para destacar casos de supostas irregularidades envolvendo Rui Costa. Um dos principais pontos levantados refere-se à compra de respiradores durante a pandemia de Covid-19, em 2020. Na época, Costa presidia o Consórcio Nordeste e autorizou a aquisição de equipamentos por R$ 48 milhões, pagos antecipadamente a uma empresa que não entregou os itens. Recentemente, o procurador-geral da República solicitou o prosseguimento das investigações sobre o envolvimento de Costa nesse contrato.

Outras denúncias incluem alegações de que a esposa de Costa, Aline Peixoto, atuou como intermediária no esquema dos respiradores. Além disso, Castro aponta ligações entre o Partido dos Trabalhadores (PT) na Bahia e o Banco Master, envolvendo contratos de empréstimos consignados com juros elevados para servidores públicos. Em 2018, durante a gestão de Costa, o governo da Bahia privatizou a Cesta do Povo, entregando-a ao Banco Master.

Castro também critica nomeações familiares e de aliados. Em 2023, já na gestão do governador Jerônimo Rodrigues, sucessor indicado por Costa, Aline Peixoto foi nomeada conselheira do Tribunal de Contas do Estado da Bahia. Outras indicações envolvem a cunhada de Costa, Naiane Almeida Peixoto, e Matheus Wagner, filho do senador Jaques Wagner, para cargos no gabinete de um deputado.

Em publicações recentes, Castro mencionou que uma figura conhecida como "defensora da vida" teria servido como ponte em esquemas ligados a Costa. 


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Sindiquímica critica venda de ações da Bahiagás como “privatização disfarçada” após decreto de Jerônimo Rodrigues
Dirigente sindical Alfredo Santos Junior publica vídeo e sindicato ajuíza ação civil pública; manifestação reúne presença de Hilton Coelho (PSOL)
Lula deve convidar Trump e Milei para cerimônia de posse em janeiro
Convites seguirão padrão diplomático e incluirão todos os chefes de Estado com relações com o Brasil
Michelle diz que Bolsonaro defende Tarcísio e Nikolas após derrota de Flávio
Ex-primeira-dama afirma que marido pede união da direita e rejeita busca por culpados
PL rejeita acordo com Alcolumbre e lança Marinho na semana que vem
Partido aposta em dissidências do Centrão e terá 29 senadores a partir de fevereiro
Carregando..