'Nunca debati golpe com ninguém', diz Bolsonaro

O ex-presidente deu uma entrevista à imprensa no aeroporto de Brasília, após seu retorno de Maceió
Por: Brado Jornal 26.nov.2024 às 08h17 - Atualizado: 26.nov.2024 às 08h23
'Nunca debati golpe com ninguém', diz Bolsonaro
Fábio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro, que foi indiciado pela Polícia Federal, declarou nesta segunda-feira (25) que nunca discutiu um golpe de Estado com ninguém. A afirmação foi feita durante uma entrevista à imprensa no aeroporto de Brasília, após seu retorno de Maceió.

Na última semana, a PF encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) o indiciamento de 37 pessoas, incluindo Bolsonaro, por três crimes: tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa. Contudo, o indiciamento não implica condenação, e ainda há um longo processo jurídico a ser seguido.

As investigações da Polícia Federal envolvem planos golpistas que surgiram após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva sobre Bolsonaro nas eleições de outubro de 2022.

Bolsonaro afirmou à imprensa: "Nunca debati golpe com ninguém. Se alguém viesse falar sobre isso comigo, eu perguntaria: 'E o 'day after'? Como fica o Brasil perante o mundo?'" Ele argumentou que as consequências de um golpe seriam tão graves para o país que nunca cogitou essa possibilidade. "Agora, todas as medidas possíveis dentro da Constituição, dentro das regras, eu estudei", completou o ex-presidente.

Para Bolsonaro, falar em golpe é um "absurdo". Ele disse: "Vamos supor que eu fizesse essa loucura. Como o Brasil ficaria no dia seguinte? O mundo imporia sanções contra nós, seria um inferno aqui. Ninguém quer isso. Falar em golpe é uma loucura. Golpe com militares da reserva e apenas cinco da ativa? Pelo amor de Deus! E outra coisa, golpe acontece contra uma autoridade que já tomou posse. O Lula já tinha tomado posse? Só se fosse contra mim."

Entre os indiciados pela PF, estão 25 militares e ex-ministros do governo Bolsonaro, incluindo os generais Braga Netto e Augusto Heleno.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Bolsonaro critica mensagens de ex-ajudante que preferia Lula a Michelle em 2026
Bolsonaro defendeu Michelle, destacando sua capacidade de manter a ordem.
João Roma reafirma pré-candidatura ao governo da Bahia
Ex-ministro tenta se vender como oposição, mas segue como mais um aliado da base esquerdista no estado
Moraes rejeita pedido de Bolsonaro para adiar depoimentos em inquérito sobre golpe
Em sua decisão, Moraes afirmou que a disponibilização do material não impacta o curso do processo nem modifica as acusações formuladas pela PGR
STF inicia depoimentos sobre tentativa de golpe após eleições de 2022
Autoridades como senadores e deputados, que possuem prerrogativa de foro, podem definir o local, data e horário de seus depoimentos.
Carregando..