Estratégia? Bolsonaro propõe acordo com STF e Lula por anistia

"Se houvesse uma palavra do Lula ou do Moraes sobre anistia, tudo estaria resolvido"
Por: Brado Jornal 29.nov.2024 às 06h23
Estratégia? Bolsonaro propõe acordo com STF e Lula por anistia

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sugeriu nesta quinta-feira (28.nov.2024) um acordo envolvendo o STF (Supremo Tribunal Federal) e o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para garantir anistia a ele e aos presos pelos atos de 8 de janeiro. Segundo Bolsonaro, a medida seria um passo para pacificar o país e encerrar os conflitos em torno das investigações conduzidas pela PF (Polícia Federal).

"Para pacificarmos o Brasil, alguém precisa ceder. Quem tem que ceder? O senhor Alexandre de Moraes. [...] Se houvesse uma palavra do Lula ou do Moraes sobre anistia, tudo estaria resolvido", declarou em entrevista ao programa Oeste Sem Filtro.

O tema ganhou destaque entre apoiadores de Bolsonaro à medida que avançam as investigações que apontam o ex-presidente e outros 36 aliados como participantes de um plano para impedir a posse de Lula em 2022. As acusações incluem até mesmo conspirações para assassinar o presidente eleito e o ministro Alexandre de Moraes, que presidia o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na época.

Na Câmara dos Deputados, um projeto de anistia, inicialmente apoiado por aliados de Bolsonaro na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), teve sua tramitação atrasada pelo presidente Arthur Lira (PP-AL). Lira evitou tratar do tema durante a disputa por sua sucessão, mas afirmou que pretende resolver a questão até o final de seu mandato, em fevereiro de 2025.

Na última segunda-feira (25.nov), ao retornar de uma viagem a Alagoas, Bolsonaro negou envolvimento em qualquer tentativa de golpe, mas admitiu temer ser preso em razão das investigações.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Fachin cobra da PF apuração “sem exceção” de ministros no caso Master
O ofício a Andrei Rodrigues fala em “inequívoco interesse institucional”. A reunião prevista para o dia 13 deve ser antecipada
STF cria filtro para evitar que pedidos caiam em ministro específico
Fachin exige análise técnica e da Presidência antes de vincular petição a processo já aberto. A regra vem depois da guerra de liminares
Em protesto contra o STF, Cury estuda pedir adiamento das eleições
O candidato do Avante criticou a exclusão do debate da Globo e chamou Lula de “pai dos ricos”. A sigla fez um minuto de silêncio de preto
Presidente do TSE, Nunes Marques, discursa em rede na véspera do 1º turno
Pronunciamento ocorre neste sábado (3), um dia antes da votação, e será transmitido pela rede nacional de rádio e TV
Quem é Renato Battista, o candidato de Renan Santos à Assembleia de São Paulo
Fundador do MBL e responsável pelas propostas de segurança pública do Livro Amarelo, ele repete no interior paulista o método de denúncia que o presidenciável da Missão levou ao país
Fux será relator no STF das ações contra a proibição das bets
ANJL e IBJR pedem a suspensão da medida provisória de Lula. A AGU quer 72 horas para o governo se manifestar
Carregando..