Estratégia? Bolsonaro propõe acordo com STF e Lula por anistia

"Se houvesse uma palavra do Lula ou do Moraes sobre anistia, tudo estaria resolvido"
Por: Brado Jornal 29.nov.2024 às 06h23
Estratégia? Bolsonaro propõe acordo com STF e Lula por anistia

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sugeriu nesta quinta-feira (28.nov.2024) um acordo envolvendo o STF (Supremo Tribunal Federal) e o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para garantir anistia a ele e aos presos pelos atos de 8 de janeiro. Segundo Bolsonaro, a medida seria um passo para pacificar o país e encerrar os conflitos em torno das investigações conduzidas pela PF (Polícia Federal).

"Para pacificarmos o Brasil, alguém precisa ceder. Quem tem que ceder? O senhor Alexandre de Moraes. [...] Se houvesse uma palavra do Lula ou do Moraes sobre anistia, tudo estaria resolvido", declarou em entrevista ao programa Oeste Sem Filtro.

O tema ganhou destaque entre apoiadores de Bolsonaro à medida que avançam as investigações que apontam o ex-presidente e outros 36 aliados como participantes de um plano para impedir a posse de Lula em 2022. As acusações incluem até mesmo conspirações para assassinar o presidente eleito e o ministro Alexandre de Moraes, que presidia o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na época.

Na Câmara dos Deputados, um projeto de anistia, inicialmente apoiado por aliados de Bolsonaro na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), teve sua tramitação atrasada pelo presidente Arthur Lira (PP-AL). Lira evitou tratar do tema durante a disputa por sua sucessão, mas afirmou que pretende resolver a questão até o final de seu mandato, em fevereiro de 2025.

Na última segunda-feira (25.nov), ao retornar de uma viagem a Alagoas, Bolsonaro negou envolvimento em qualquer tentativa de golpe, mas admitiu temer ser preso em razão das investigações.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Garotinho desiste de recurso no TSE, e Ruas pode vencer no 1º turno
Sem os 274 mil votos do ex-governador, o candidato do PL passa de 50%. O tribunal ainda não homologou a desistência
Moema Gramacho sofre derrota em Lauro de Freitas
Ex-prefeita por quatro mandatos recebe 5.369 votos para deputada federal, bem abaixo dos 81.414 registrados em 2014, e vê seu reduto eleitoral encolher após a derrota de seu grupo na sucessão municipal de 2024
PL lidera governos e Senado
Sigla elege cinco governadores no primeiro turno, conquista 19 cadeiras no Senado e registra as duas maiores votações da história para deputado federal. Flávio Bolsonaro enfrenta Lula no dia 25
PSOL e Rede ficam abaixo da cláusula de desempenho
Federação fica a 185 votos de atingir 1,5% no Espírito Santo, cumpre o piso em apenas oito estados e, por ora, deixa de ter acesso a tempo de TV e recursos dos fundos a partir do próximo ano
Trump vê segundo turno acirrado e chama resultado de Flávio de “impressionante”
O presidente americano falou antes de embarcar para Nebraska e não citou Lula. No Truth Social, confundiu o Brasil com a Índia e depois corrigiu
Guilherme Derrite se torna o senador mais votado da história do Brasil
O deputado do PP teve 13,2 milhões de votos em São Paulo e superou Aloysio Nunes, de 2010. André do Prado também passou do recorde
Carregando..