General 'informante' do suposto golpe a Moraes foi cotado por Lula a chefe do Exército

Valério Stumpf foi cotado por Lula para assumir o comando do Exército em 2022
Por: Brado Jornal 02.dez.2024 às 10h32 - Atualizado: 02.dez.2024 às 10h35
General 'informante' do suposto golpe a Moraes foi cotado por Lula a chefe do Exército
Reprodução

Valério Stumpf Trindade, general gaúcho e ex-comandante do Comando Militar do Sul, foi apontado como um dos “informantes” do ministro Alexandre de Moraes, segundo investigações da Polícia Federal. O militar, cotado por Lula para assumir o comando do Exército logo após a eleição, teve seu nome envolvido em um suposto esquema golpista com outros militares que tentaram impedir a posse do presidente. Stumpf, que passou para a reserva em abril de 2023 após cumprir o tempo de serviço, era um dos generais mais antigos da ativa no início de 2023, ao lado de Tomás Ribeiro Paiva e Julio Cesar de Arruda, que chegou a comandar a Força por menos de um mês no governo atual.

De acordo com interceptações da PF, o general foi mencionado em uma troca de mensagens, onde o nome “Stumph” foi citado como o informante de Moraes, que alertava o ministro sobre movimentações dentro do Exército. Em uma das conversas, o interlocutor identificado como “Riva” acusa Stumpf de estar negociando cargos para familiares e se referindo a ele como um aliado de Fernando Henrique Cardoso, além de criticá-lo por suposta traição à pátria.

O relatório da Polícia Federal destaca que, ao mencionar o rasgo de um “documento assinado por Bolsonaro”, os envolvidos nas mensagens estariam se referindo a um 'decreto de golpe de Estado'. A investigação também apontou que militares contrários ao plano, incluindo Stumpf, foram alvos de ataques orquestrados nas redes sociais. Um dos principais alvos foi o coronel Corrêa Netto, que alertou sobre a ação e encaminhou fotografias de generais da ativa, incluindo Stumpf, que se opuseram à ruptura institucional.

Além disso, o general Valério Stumpf Trindade foi reconhecido com a Ordem do Mérito do Ministério Público do Rio Grande do Sul, em maio de 2022, por seus serviços prestados no desenvolvimento das atividades de segurança. Contudo, sua associação com figuras golpistas e sua suposta ligação com a tentativa de golpe trouxeram à tona um novo capítulo em sua trajetória militar.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lula aponta Tarcísio como único nome forte da oposição e ironiza o resto: “Os outros são só fumaça”
O petista reforçou que a oposição já sente o gosto da derrota nas eleições municipais de 2024 e que 2025 será o “ano da verdade”,
Prefeito e vereador de município baiano chamam de "grande obra" a limpeza de açude abandonado
Muitos comentam que “se aquilo é represa, o progresso chegou pelo esgoto”.
Centrão desanima Flávio Bolsonaro em jantar e aponta Tarcísio de Freitas como melhor opção para 2026
Líderes do PP e União Brasil dizem ao senador que sobrenome Bolsonaro pesa contra e defendem governador de São Paulo
EUA podem se tornar principal fator de instabilidade na América Latina, avalia governo brasileiro
Nova estratégia de Trump revive doutrina Monroe e preocupa diplomacia em Brasília
Moraes autoriza visitas de Michelle e Flávio Bolsonaro ao ex-presidente, mas nega regime especial de acesso
Moraes, porém, rejeitou o pedido da defesa para criação de um cadastro prévio que permitiria visitas familiares de segunda a sexta-feira sem necessidade de nova autorização judicial toda semana.
Bolsonaristas chamam decisão de Alexandre de Moraes de “ditadura” e “usurpação” após cassação de Carla Zambelli
- Michelle Bolsonaro, ex-primeira-dama, escreveu nas redes: “É.. congresso. Infelizmente, é triste ver vocês tão enfraquecidos e de joelhos diante de tanta arbitrariedade”.
Carregando..