Pacheco se pronuncia sobre agressões policiais em São Paulo e defende a imagem da Polícia

Após incidente em que homem foi jogado de uma ponte, presidente do Senado reforça respeito à dignidade humana e destaca que casos de violência são exceções; autoridades tomam medidas contra os policiais envolvidos
Por: Brado Jornal 05.dez.2024 às 08h24
Pacheco se pronuncia sobre agressões policiais em São Paulo e defende a imagem da Polícia
Fábio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), se pronunciou nesta quarta-feira (4) sobre os recentes casos de violência policial, que ganharam destaque na mídia. A declaração foi dada após o incidente ocorrido na última segunda-feira (2), em que um homem identificado como Marcelo foi arremessado de uma ponte por um policial militar em São Paulo.

Pacheco ressaltou que a imagem da polícia no Brasil, reconhecida e valorizada pela sociedade, não deve ser associada a atos isolados de violência. “O reconhecimento da importância das polícias no Brasil, que é legítimo e amplamente aceito pela população, não pode ser diminuído por casos excepcionais e repugnantes como os que vieram à tona. O respeito à dignidade humana, que é um princípio constitucional fundamental, deve ser garantido a todos os cidadãos”, afirmou em nota oficial.

Marcelo, que caiu de uma altura de três metros em um córrego poluído, sofreu ferimentos na cabeça, mas, após receber atendimento médico, não corre mais risco de vida e será ouvido durante as investigações. Todos os 13 policiais envolvidos na abordagem foram afastados de suas funções.

Em entrevista anterior, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), comentou o episódio, classificando-o como “muito ruim”, mas negou que representasse uma crise na segurança pública do estado. “O ocorrido foi lamentável e tomaremos as providências necessárias”, declarou. Tarcísio também descartou a ideia de substituir o secretário de Segurança, Guilherme Derrite, argumentando que os números da gestão indicam um bom desempenho. “Olhe os números, você verá que está tudo bem”, disse.

Por sua vez, o secretário de Segurança, Guilherme Derrite, se manifestou nas redes sociais repudiando a ação dos policiais. “Determinei o afastamento imediato dos envolvidos nesta situação lamentável. A missão da Polícia Militar é muito diferente desse tipo de conduta. Eles serão alocados na Corregedoria da PM até que os fatos sejam apurados”, escreveu Derrite.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Insegurança agrava crise no governo petista de Jerônimo Rodrigues na Bahia
Jerônimo acumula polêmicas que fragilizam sua gestão
Michelle Bolsonaro agradece apoio durante internação de Jair Bolsonaro
Bolsonaro recebeu os primeiros cuidados no Hospital Municipal de Santa Cruz e, posteriormente, foi levado ao Hospital Rio Grande, em Natal.
STF julga Carla Zambelli por invasão de sistema e falsidade ideológica
Segundo a Procuradoria Geral da República (PGR), Zambelli teria orquestrado a invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)
Carregando..