Uma pesquisa da Futura Inteligência, divulgada nesta terça-feira (10), revela uma queda significativa na avaliação positiva do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 43,5% dos eleitores avaliando o governo como ruim ou péssimo. Este é o primeiro levantamento em que a avaliação negativa ultrapassa a marca dos 40%.
A pesquisa, realizada entre 18 e 25 de novembro de 2024, ouviu 1.000 pessoas acima de 16 anos, com uma margem de erro de 3,1 pontos percentuais e um nível de confiança de 95%. Os números indicam que a avaliação "ótima ou boa" do governo caiu para 32,4%, enquanto a avaliação negativa subiu 2,3 pontos em relação à pesquisa anterior, realizada em agosto.
No detalhamento por regiões, o governo Lula perde popularidade, especialmente no Nordeste e no Sudeste. No Nordeste, a avaliação positiva caiu de 51% para 36,8%, enquanto a negativa subiu de 30,5% para 36,4%. Já no Sudeste, a avaliação "ótima ou boa" caiu de 41,8% para 30,4%, e a negativa foi de 38,5% para 48%.
Em termos de perfil, o governo tem a melhor avaliação entre mulheres, pessoas com mais de 45 anos, com ensino fundamental completo, de renda até um salário mínimo, católicas e moradores do Nordeste. Por outro lado, a pior avaliação vem de homens com ensino médio ou superior, renda acima de um salário mínimo, evangélicos, e eleitores das regiões Sul e Sudeste.
No Centro-Oeste, a avaliação positiva do governo atingiu o maior índice de 37,4%. O estudo também revelou um aumento da avaliação negativa na região, que passou de 38,3% para um patamar ainda elevado.
Esses dados demonstram um cenário político com um crescente distanciamento de parcelas significativas do eleitorado em relação ao governo Lula.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...