José Múcio prepara saída e Lula avalia substituto no Ministério da Defesa

Quatro nomes estão na mesa; militares mantêm posição discreta, mas com preferências veladas
Por: Brado Jornal 06.jan.2025 às 08h09
José Múcio prepara saída e Lula avalia substituto no Ministério da Defesa
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) analisa quatro possíveis substitutos para José Múcio Monteiro Filho no Ministério da Defesa. Os nomes cogitados são Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Geraldo Alckmin (Vice-presidente e ministro do Desenvolvimento), Ricardo Lewandowski (ministro da Justiça e da Segurança Pública) e Jaques Wagner (líder do governo no Senado).

Embora os comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica evitem declarações públicas, defendendo que a decisão é prerrogativa exclusiva de Lula, bastidores indicam inclinações. Padilha surge como favorito devido à sua proximidade com o presidente, enquanto Wagner tem a experiência de uma gestão anterior no mesmo ministério.

José Múcio, que atuou como mediador entre governo e Forças Armadas, já demonstrou vontade de deixar o cargo. Aos 76 anos, sente que cumpriu sua missão, marcada por apaziguar tensões entre civis e militares. “Deixa disso” foi sua estratégia para atravessar crises, nem sempre compreendido pelos dois lados.

Amigos próximos relatam que Múcio deseja sair com um entendimento cordial com Lula, mas em breve. A falta de recursos no governo para grandes projetos e o desgaste inerente ao cargo reforçam sua decisão.

A saída ocorre em um contexto de reflexões sobre a democracia brasileira. Nesta semana, o governo relembra o golpe fracassado de 8 de janeiro, um episódio que Lula insiste em marcar como símbolo da resistência democrática. Já no dia 15, o país recordará os 40 anos da eleição de Tancredo Neves, o primeiro civil eleito após 21 anos de regime militar.

Apesar das celebrações, a "ferida" deixada pelo radicalismo político, segundo aliados de Lula, só cicatrizará quando a justiça responsabilizar integralmente Jair Bolsonaro e seus apoiadores. Enquanto isso, o futuro do Ministério da Defesa permanece incerto, mas sob cuidadosa análise.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Filha de diplomata assessor de Lula morre atropelada no Rio
Mariana Tanaka Abdul Hak, de 20 anos, foi vítima de acidente em Ipanema um dia após chegar à cidade.
Moraes determina providências para extradição de Carla Zambelli
Ministro do STF ordena que órgãos do governo agilizem o retorno da ex-deputada bolsonarista, presa na Itália após condenação por invasão ao CNJ
Vereadora Luana Silva, do Partido Missão, sai vitoriosa de tentativa de cassação em Chapada Gaúcha (MG)
Processo contra a parlamentar, que denunciou assédio e aprovou lei contra contratação de condenados por violência sexual, foi arquivado ou rejeitado nesta segunda-feira (18)
Michelle Bolsonaro evita crise de Flávio e prioriza marido
Ex-primeira-dama diz que não se envolve na polêmica do senador e foca nos cuidados com Jair Bolsonaro
Tucanos avaliam Aécio Neves como opção presidencial em meio a crise bolsonarista
Dirigentes do PSDB e aliados buscam alternativa de centro-direita após enfraquecimento da candidatura de Flávio Bolsonaro e desistência de nomes como Ciro Gomes
Lula lança programa de R$ 30 bi para motoristas de aplicativos
Governo cria linha de crédito especial para compra de veículos após fracasso na regulamentação do trabalho por apps.
Carregando..