José Múcio prepara saída e Lula avalia substituto no Ministério da Defesa

Quatro nomes estão na mesa; militares mantêm posição discreta, mas com preferências veladas
Por: Brado Jornal 06.jan.2025 às 08h09
José Múcio prepara saída e Lula avalia substituto no Ministério da Defesa
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) analisa quatro possíveis substitutos para José Múcio Monteiro Filho no Ministério da Defesa. Os nomes cogitados são Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Geraldo Alckmin (Vice-presidente e ministro do Desenvolvimento), Ricardo Lewandowski (ministro da Justiça e da Segurança Pública) e Jaques Wagner (líder do governo no Senado).

Embora os comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica evitem declarações públicas, defendendo que a decisão é prerrogativa exclusiva de Lula, bastidores indicam inclinações. Padilha surge como favorito devido à sua proximidade com o presidente, enquanto Wagner tem a experiência de uma gestão anterior no mesmo ministério.

José Múcio, que atuou como mediador entre governo e Forças Armadas, já demonstrou vontade de deixar o cargo. Aos 76 anos, sente que cumpriu sua missão, marcada por apaziguar tensões entre civis e militares. “Deixa disso” foi sua estratégia para atravessar crises, nem sempre compreendido pelos dois lados.

Amigos próximos relatam que Múcio deseja sair com um entendimento cordial com Lula, mas em breve. A falta de recursos no governo para grandes projetos e o desgaste inerente ao cargo reforçam sua decisão.

A saída ocorre em um contexto de reflexões sobre a democracia brasileira. Nesta semana, o governo relembra o golpe fracassado de 8 de janeiro, um episódio que Lula insiste em marcar como símbolo da resistência democrática. Já no dia 15, o país recordará os 40 anos da eleição de Tancredo Neves, o primeiro civil eleito após 21 anos de regime militar.

Apesar das celebrações, a "ferida" deixada pelo radicalismo político, segundo aliados de Lula, só cicatrizará quando a justiça responsabilizar integralmente Jair Bolsonaro e seus apoiadores. Enquanto isso, o futuro do Ministério da Defesa permanece incerto, mas sob cuidadosa análise.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Defesa de Bolsonaro informa ao STF paradeiro de espingarda registrada em seu nome
Advogados revelam que arma estava guardada em empresa importadora em Caxias do Sul e pedem confirmação oficial
Lula inaugura início de ponte na Bahia e é criticado por ACM Neto
Oposição baiana questiona obra prometida há décadas
Nikolas nega participação em vídeo de Michelle contra Flávio
Deputado afirma que renuncia ao mandato caso comprovem qualquer ligação com o material e acusa tentativa de desgaste interno
João Roma ganha força entre prefeitos do interior da Bahia e inquieta PT na corrida ao Senado
O avanço preocupa o PT, em especial o ex-governador Rui Costa, também pré-candidato ao Senado pela legenda ao lado de Jaques Wagner.
Lula lidera com 40,4% em pesquisa do Meio/Ideia
Flávio Bolsonaro surge em segundo com 32%; simulação coloca Michelle no lugar e mostra queda dos indecisos
Corrupção levava celulares e drogas para presídio de Feira de Santana
Facções como Comando Vermelho e Comando da Paz eram as principais beneficiadas pela rede envolvendo agentes penitenciários
Carregando..