José Múcio prepara saída e Lula avalia substituto no Ministério da Defesa

Quatro nomes estão na mesa; militares mantêm posição discreta, mas com preferências veladas
Por: Brado Jornal 06.jan.2025 às 08h09
José Múcio prepara saída e Lula avalia substituto no Ministério da Defesa
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) analisa quatro possíveis substitutos para José Múcio Monteiro Filho no Ministério da Defesa. Os nomes cogitados são Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Geraldo Alckmin (Vice-presidente e ministro do Desenvolvimento), Ricardo Lewandowski (ministro da Justiça e da Segurança Pública) e Jaques Wagner (líder do governo no Senado).

Embora os comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica evitem declarações públicas, defendendo que a decisão é prerrogativa exclusiva de Lula, bastidores indicam inclinações. Padilha surge como favorito devido à sua proximidade com o presidente, enquanto Wagner tem a experiência de uma gestão anterior no mesmo ministério.

José Múcio, que atuou como mediador entre governo e Forças Armadas, já demonstrou vontade de deixar o cargo. Aos 76 anos, sente que cumpriu sua missão, marcada por apaziguar tensões entre civis e militares. “Deixa disso” foi sua estratégia para atravessar crises, nem sempre compreendido pelos dois lados.

Amigos próximos relatam que Múcio deseja sair com um entendimento cordial com Lula, mas em breve. A falta de recursos no governo para grandes projetos e o desgaste inerente ao cargo reforçam sua decisão.

A saída ocorre em um contexto de reflexões sobre a democracia brasileira. Nesta semana, o governo relembra o golpe fracassado de 8 de janeiro, um episódio que Lula insiste em marcar como símbolo da resistência democrática. Já no dia 15, o país recordará os 40 anos da eleição de Tancredo Neves, o primeiro civil eleito após 21 anos de regime militar.

Apesar das celebrações, a "ferida" deixada pelo radicalismo político, segundo aliados de Lula, só cicatrizará quando a justiça responsabilizar integralmente Jair Bolsonaro e seus apoiadores. Enquanto isso, o futuro do Ministério da Defesa permanece incerto, mas sob cuidadosa análise.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
TCM-BA rejeita suspensão de licitação milionária em Queimadas
A empresa Pena Forte Comércio e Serviços LTDA saiu como vencedora do certame, promovido na gestão do prefeito Ricardo Marcos Batista Lopes (PSD).
Operação Compliance Zero amplia investigação sobre Banco Master e evidencia ausência de posicionamento de lideranças do PL
O caso passou a ter repercussão política após a identificação de relações institucionais e pessoais entre investigados e agentes públicos ligados ao governo federal anterior, especialmente no âmbito do Partido Liberal (PL)
Presidente do Instituto Voto Legal permanece foragido após decretação de prisão
Ministro Alexandre de Moraes determina medidas preventivas contra dez condenados na trama golpista após fuga frustrada de Silvinei Vasques
Presidente dos Correios admite possível necessidade de aporte do Tesouro em 2026
Os Correios fecharam acordo com Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú e Santander Brasil, recebendo R$ 10 bilhões em dezembro de 2025 e mais R$ 2 bilhões previstos para janeiro de 2026, com garantia do Tesouro
Ex-presidente Jair Bolsonaro passará por intervenção complementar contra soluços persistentes
Equipe médica agenda bloqueio do nervo frênico esquerdo para esta segunda-feira
Laudo revela grave apneia do sono em Jair Bolsonaro durante período na prisão
Um exame médico submetido pela defesa de Bolsonaro ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), apontou que o ex-mandatário registrou 514 interrupções respiratórias em uma única noite enquanto estava sob custódia.
Carregando..