Moraes envia pedido de liberação de passaporte de Bolsonaro à PGR

Ex-presidente solicita autorização para viajar à posse de Donald Trump nos EUA, mas documentos ainda precisam de complementação
Por: Brado Jornal 15.jan.2025 às 09h40
Moraes envia pedido de liberação de passaporte de Bolsonaro à PGR
Antônio Cruz/Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), encaminhou à Procuradoria-Geral da República (PGR) o pedido da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para a liberação de seu passaporte, que está retido no âmbito das investigações sobre a suposta tentativa de golpe de Estado. Bolsonaro solicitou autorização para viajar aos Estados Unidos, onde foi convidado para a posse de Donald Trump, marcada para o dia 20 de janeiro.

Na decisão, Moraes determinou que a defesa de Bolsonaro apresentasse a documentação oficial que comprove o convite, conforme exigido pelo artigo 236 do Código de Processo Penal (CPP). A PGR terá agora a responsabilidade de se manifestar sobre a liberação do passaporte.

A defesa de Bolsonaro havia inicialmente apresentado um e-mail sem identificação clara ou informações detalhadas sobre o evento. Em resposta, os advogados enviaram novas evidências, incluindo imagens do convite e explicações sobre um domínio temporário utilizado para a comunicação oficial do evento, o que, segundo eles, é uma prática comum em eventos inaugurais presidenciais nos EUA. A convite foi supostamente enviado pelo "Hispanic Inaugural Committee", responsável pela organização do evento.

A defesa afirma que Bolsonaro foi convidado para participar do baile oficial hispânico e das cerimônias de posse entre os dias 18 e 21 de janeiro. No entanto, Moraes reiterou a necessidade de complementação dos documentos, uma vez que o e-mail inicial não foi identificado como oficial.

Em vídeos publicados nas redes sociais, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL) criticou a solicitação de documentos e questionou quais provas seriam necessárias para validar o convite. Ele afirmou que o convite de Trump a Bolsonaro não teria sido feito por um assessor, mas sim diretamente pelo ex-presidente dos EUA.

A decisão final sobre a liberação do passaporte dependerá da manifestação da PGR, com a pendência de maior comprovação documental sobre o convite para a posse.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Pacote de bondades injeta R$ 88 bilhões na economia em ano eleitoral
Medidas do governo federal, incluindo antecipação de benefícios sociais e aumento de gastos públicos, devem impulsionar consumo e aquecer a atividade econômica ao longo de 2026, segundo analistas
Flávio Bolsonaro acusa Lula de antissemitismo durante visita a Israel
Senador afirma que presidente brasileiro adota postura hostil contra Israel e judeus, citando declarações polêmicas e alinhamento com regimes que ameaçam o Estado judeu
Nikolas Ferreira convoca atos contra Lula e Moraes
Deputado do PL usa redes sociais para defender novas manifestações após encerrar caminhada de protesto
Caiado chama ACM Neto de irmãozinho e confirma saída do União Brasil
Governador goiano anuncia apoio forte ao pré-candidato baiano e busca nova sigla para candidatura à Presidência em 2026
Duda Sanches será candidato a deputado federal e herda projeto político do pai
Vereador de Salvador recebe apoio de lideranças para manter legado familiar após morte de Alan Sanches
Ronaldo Caiado anuncia filiação ao PSD ao lado de Eduardo Leite e Ratinho Junior
Governador de Goiás deixa o União Brasil e oficializa entrada no PSD em evento com outros pré-candidatos presidenciais, fortalecendo articulação da direita moderada para 2026
Carregando..