Moraes envia pedido de liberação de passaporte de Bolsonaro à PGR

Ex-presidente solicita autorização para viajar à posse de Donald Trump nos EUA, mas documentos ainda precisam de complementação
Por: Brado Jornal 15.jan.2025 às 09h40
Moraes envia pedido de liberação de passaporte de Bolsonaro à PGR
Antônio Cruz/Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), encaminhou à Procuradoria-Geral da República (PGR) o pedido da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para a liberação de seu passaporte, que está retido no âmbito das investigações sobre a suposta tentativa de golpe de Estado. Bolsonaro solicitou autorização para viajar aos Estados Unidos, onde foi convidado para a posse de Donald Trump, marcada para o dia 20 de janeiro.

Na decisão, Moraes determinou que a defesa de Bolsonaro apresentasse a documentação oficial que comprove o convite, conforme exigido pelo artigo 236 do Código de Processo Penal (CPP). A PGR terá agora a responsabilidade de se manifestar sobre a liberação do passaporte.

A defesa de Bolsonaro havia inicialmente apresentado um e-mail sem identificação clara ou informações detalhadas sobre o evento. Em resposta, os advogados enviaram novas evidências, incluindo imagens do convite e explicações sobre um domínio temporário utilizado para a comunicação oficial do evento, o que, segundo eles, é uma prática comum em eventos inaugurais presidenciais nos EUA. A convite foi supostamente enviado pelo "Hispanic Inaugural Committee", responsável pela organização do evento.

A defesa afirma que Bolsonaro foi convidado para participar do baile oficial hispânico e das cerimônias de posse entre os dias 18 e 21 de janeiro. No entanto, Moraes reiterou a necessidade de complementação dos documentos, uma vez que o e-mail inicial não foi identificado como oficial.

Em vídeos publicados nas redes sociais, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL) criticou a solicitação de documentos e questionou quais provas seriam necessárias para validar o convite. Ele afirmou que o convite de Trump a Bolsonaro não teria sido feito por um assessor, mas sim diretamente pelo ex-presidente dos EUA.

A decisão final sobre a liberação do passaporte dependerá da manifestação da PGR, com a pendência de maior comprovação documental sobre o convite para a posse.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Ex-ministro Maílson da Nóbrega critica PT como obstáculo ao desenvolvimento econômico do Brasil
Economista aponta visão ultrapassada do partido, resistência a reformas e risco de crise fiscal em poucos anos; lançamento de livro destaca nove entraves ao crescimento
Deputado Kim Kataguiri questiona MEC sobre seleções exclusivas para refugiados em federais
Parlamentar solicita detalhes de editais na UFSM e políticas de ingresso na Unila, incluindo critérios, base legal e impacto orçamentário
Ex-presidente do BRB solicita novo depoimento à Polícia Federal no âmbito do caso Master
Paulo Henrique Costa prepara documentos para auxiliar investigações sobre fraudes em carteiras de crédito; nega irregularidades e descarta delação premiada
Flávio Bolsonaro confirma presença em manifestações convocadas por Nikolas Ferreira
Senador do PL é o segundo presidenciável a garantir participação nos atos previstos para 1º de março
Cacá Leão prevê derrota de Jerônimo Rodrigues em outubro
Secretário de Governo critica ausência do governador no Carnaval de Salvador e rebate fala sobre fila da regulação
Carlos Bolsonaro posta foto ao lado de Caroline de Toni durante impasse pela vaga ao Senado em Santa Catarina
Publicação surge após impasse da deputada no PL e apoio público de Michelle Bolsonaro; disputa interna envolve acordo com PP e possível chapa pura do partido
Carregando..