Avaliação de Lula cai para o menor patamar desde a posse, aponta pesquisa

Desempenho do presidente reflete frustração econômica e alta de preços
Por: Brado Jornal 29.jan.2025 às 08h32
Avaliação de Lula cai para o menor patamar desde a posse, aponta pesquisa
Ricardo Stuckert/Agência Brasil

A avaliação do trabalho pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atingiu seu menor índice desde janeiro de 2023. Segundo pesquisa PoderData realizada entre 25 e 27 de janeiro de 2025, apenas 24% dos eleitores classificam o desempenho de Lula como “bom” ou “ótimo”. O índice representa uma queda de 19 pontos percentuais em relação ao início do mandato, quando a aprovação era de 43%.

A percepção negativa sobre o desempenho do chefe do Executivo também cresceu. Hoje, 40% dos eleitores avaliam o trabalho do presidente como “ruim” ou “péssimo”, contra 35% há dois anos. Outros 3% não souberam opinar.

A frustração dos eleitores tem como pano de fundo a deterioração da situação econômica, com alta do dólar e aumento nos preços dos alimentos. A perda do poder de compra tem sido um fator central para o descontentamento popular.

A pesquisa foi conduzida pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Foram realizadas 2.500 entrevistas em 219 municípios nas 27 unidades da Federação, por meio de ligações para celulares e telefones fixos.

A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com um intervalo de confiança de 95%. Para garantir uma amostra proporcional por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o instituto realiza milhares de chamadas — frequentemente mais de 100 mil — até encontrar os entrevistados representativos da população brasileira.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Flávio desmente Eduardo e nega que reunião com autoridade dos EUA tratou de sanções
“Não teve nada a ver com sanções, ao contrário do que foi dito por aí, inclusive pelo Eduardo. Essa pauta não foi tratada”, afirmou Flávio, desmentindo o irmão.
João Roma critica fala de Jerônimo Rodrigues e acusa PT de ineficiência na Bahia
Roma também respondeu à afirmação de Jerônimo de que o governo petista teria “prazo de validade”.
Rompimento do PDT com o governo Lula impacta cenário nacional e levanta questionamentos sobre aliança na Bahia
Na Bahia, o recente alinhamento do PDT com o governo de Jerônimo Rodrigues (PT), anunciado na última semana, torna a situação particularmente delicada.
Governo da Bahia patrocina evento com banda que faz apologia ao assassinato de Jair Bolsonaro
A banda Bozokill, formada em 2022 em Salvador, tem um histórico de letras provocativas, como a música “Mate um Minion Hoje”
Embaixada dos EUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre visita de funcionário ao Brasil
Em publicação nas redes sociais, Eduardo, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), declarou que a situação de Moraes estaria “esquentando”
Carregando..