Senado deve votar projeto que regulamenta a atividade de lobistas

Texto propõe medidas como transparência e limites para a atuação de lobistas no Brasil
Por: Brado Jornal 04.fev.2025 às 09h28
Senado deve votar projeto que regulamenta a atividade de lobistas
Reprodução/Instagram @ottoalencar - Luis Carlos Campos Sales

O projeto de lei que visa regulamentar a atividade de lobistas no Brasil está próximo de ser votado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), do Senado. O senador Otto Alencar (PSD-BA), escolhido para presidir a comissão, destacou a importância de discutir a regulamentação dessa atividade, que passou por 15 anos de tramitação na Câmara e foi alterado no Senado.

Após ser aprovado na Comissão de Transparência, Fiscalização e Controle (CTFC) no final de 2024, o PL aguarda agora a designação de um relator na CCJ, com o nome de Efraim Filho (União Brasil-PB) sendo cotado. Se aprovado na comissão e no plenário do Senado, o projeto precisará retornar à Câmara para nova votação.

O PL estabelece regras para a atuação de lobistas perante os três poderes — Judiciário, Legislativo e Executivo, em todos os níveis, incluindo estados e municípios. Entre as principais medidas propostas, estão:

  • Tratamento equilibrado para lobistas que representam diferentes interesses;
  • Uma quarentena de 12 meses para que ex-agentes públicos possam atuar como lobistas;
  • Obrigação de credenciamento dos lobistas na instituição onde atuam;
  • Divulgação das reuniões entre lobistas e agentes públicos;
  • Limite de um salário mínimo para presentes dados por lobistas, com restrições a hospitalidades, como viagens, no valor de até 20% do salário mensal do agente público.

Roberto Livianu, presidente do Instituto Não Aceito Corrupção, acredita que é necessária a regulamentação, mas considera o valor de um salário mínimo para presentes e cortesias elevado, sugerindo a necessidade de ajustes no texto.

Enquanto isso, a CCJ do Senado possui outras pautas prioritárias, como a votação da segunda etapa da reforma tributária, a autonomia do Banco Central e a isenção do imposto de renda, o que pode adiar a análise do PL dos lobistas.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
CENSURA? Vídeo de Nikolas sobre abandono do Nordeste por Lula viraliza e fica mudo; suspeita envolve artista de esquerda
Vídeo critica o abandono do Nordeste pelo governo Lula e alcança mais de 50 milhões de visualizações só no Instagram. Internautas relatam que o conteúdo passou a aparecer mudo; suspeita de restrição por direitos autorais envolvendo Rubel ainda não foi confirmada
Meta confirma isonomia ao TSE
Empresa afirma ter cumprido as determinações judiciais e garante tratamento igualitário às candidaturas na distribuição de conteúdos políticos e na veiculação de anúncios
André Mendonça será relator do pedido de Lula para quebra de sigilos no TSE
Presidente autoriza levantamento de dados bancários, fiscais e telefônicos dos últimos oito anos, mas condiciona a medida a ação recíproca de Flávio Bolsonaro
Membros da equipe Lula ficam animados com declaração de Marçal que chama Renan de nazista
O empresário Pablo Marçal, cotado para ocupar um ministério em eventual governo de Flávio Bolsonaro (PL), afirmou ontem em entrevista ao podcast Iron Talks que Renan Santos, do Missão, tem “perfil absurdo de Hitler”
Real Time Big Data: Flávio lidera
Pesquisa aponta 52% para Flávio Bolsonaro e 48% para Lula em simulação de segundo turno, com empate técnico dentro da margem de erro
Carregando..