Senado deve votar projeto que regulamenta a atividade de lobistas

Texto propõe medidas como transparência e limites para a atuação de lobistas no Brasil
Por: Brado Jornal 04.fev.2025 às 09h28
Senado deve votar projeto que regulamenta a atividade de lobistas
Reprodução/Instagram @ottoalencar - Luis Carlos Campos Sales

O projeto de lei que visa regulamentar a atividade de lobistas no Brasil está próximo de ser votado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), do Senado. O senador Otto Alencar (PSD-BA), escolhido para presidir a comissão, destacou a importância de discutir a regulamentação dessa atividade, que passou por 15 anos de tramitação na Câmara e foi alterado no Senado.

Após ser aprovado na Comissão de Transparência, Fiscalização e Controle (CTFC) no final de 2024, o PL aguarda agora a designação de um relator na CCJ, com o nome de Efraim Filho (União Brasil-PB) sendo cotado. Se aprovado na comissão e no plenário do Senado, o projeto precisará retornar à Câmara para nova votação.

O PL estabelece regras para a atuação de lobistas perante os três poderes — Judiciário, Legislativo e Executivo, em todos os níveis, incluindo estados e municípios. Entre as principais medidas propostas, estão:

  • Tratamento equilibrado para lobistas que representam diferentes interesses;
  • Uma quarentena de 12 meses para que ex-agentes públicos possam atuar como lobistas;
  • Obrigação de credenciamento dos lobistas na instituição onde atuam;
  • Divulgação das reuniões entre lobistas e agentes públicos;
  • Limite de um salário mínimo para presentes dados por lobistas, com restrições a hospitalidades, como viagens, no valor de até 20% do salário mensal do agente público.

Roberto Livianu, presidente do Instituto Não Aceito Corrupção, acredita que é necessária a regulamentação, mas considera o valor de um salário mínimo para presentes e cortesias elevado, sugerindo a necessidade de ajustes no texto.

Enquanto isso, a CCJ do Senado possui outras pautas prioritárias, como a votação da segunda etapa da reforma tributária, a autonomia do Banco Central e a isenção do imposto de renda, o que pode adiar a análise do PL dos lobistas.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Jorginho Mello sanciona lei que proíbe banheiros neutros em escolas de Santa Catarina
Governador assina norma que obriga separação por sexo em banheiros, vestiários e dormitórios de instituições de ensino, com multas de até R$ 10 mil por descumprimento e justificativa de maior segurança e tranquilidade para famílias
Vaga na chapa de ACM Neto ganha concorrência com Roma, Coronel, Republicanos e PSDB
Chapa majoritária do pré-candidato ao governo da Bahia, antes sem interessados, agora atrai disputa interna por espaços no Senado e alianças, com migração de figuras do PSD e interesse de Republicanos e PSDB
João Roma segue em silêncio sobre o Banco Master enquanto participa de última hora da caminhada de Nikolas Ferreira
Presidente do PL-BA se une a Nikolas Ferreira na marcha "Acorda, Brasil!" em defesa de Bolsonaro, mas segue em silêncio sobre o escândalo do Banco Master; esposa deputada Roberta Roma não assina requerimento da CPMI
Manifestação Acorda Brasil reúne até 100 mil pessoas em Brasília, segundo organizadores
Ato de encerramento da caminhada liderada por Nikolas Ferreira lotou Esplanada dos Ministérios com público estimado entre 80 mil e 100 mil; protesto contra prisões do 8 de janeiro e condenação de Bolsonaro teve clima pacífico
Girão pede ao MP do Paraná investigação de mini cassino em resort ligado à família de Toffoli
Senador Eduardo Girão solicita apuração sobre suposto funcionamento irregular de jogos de azar, incluindo caça-níqueis e mesas de Black Jack, no Resort Tayayá, com indícios de acesso irrestrito e possível violação da lei
Pacote de bondades injeta R$ 88 bilhões na economia em ano eleitoral
Medidas do governo federal, incluindo antecipação de benefícios sociais e aumento de gastos públicos, devem impulsionar consumo e aquecer a atividade econômica ao longo de 2026, segundo analistas
Carregando..