Senado deve votar projeto que regulamenta a atividade de lobistas

Texto propõe medidas como transparência e limites para a atuação de lobistas no Brasil
Por: Brado Jornal 04.fev.2025 às 09h28
Senado deve votar projeto que regulamenta a atividade de lobistas
Reprodução/Instagram @ottoalencar - Luis Carlos Campos Sales

O projeto de lei que visa regulamentar a atividade de lobistas no Brasil está próximo de ser votado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), do Senado. O senador Otto Alencar (PSD-BA), escolhido para presidir a comissão, destacou a importância de discutir a regulamentação dessa atividade, que passou por 15 anos de tramitação na Câmara e foi alterado no Senado.

Após ser aprovado na Comissão de Transparência, Fiscalização e Controle (CTFC) no final de 2024, o PL aguarda agora a designação de um relator na CCJ, com o nome de Efraim Filho (União Brasil-PB) sendo cotado. Se aprovado na comissão e no plenário do Senado, o projeto precisará retornar à Câmara para nova votação.

O PL estabelece regras para a atuação de lobistas perante os três poderes — Judiciário, Legislativo e Executivo, em todos os níveis, incluindo estados e municípios. Entre as principais medidas propostas, estão:

  • Tratamento equilibrado para lobistas que representam diferentes interesses;
  • Uma quarentena de 12 meses para que ex-agentes públicos possam atuar como lobistas;
  • Obrigação de credenciamento dos lobistas na instituição onde atuam;
  • Divulgação das reuniões entre lobistas e agentes públicos;
  • Limite de um salário mínimo para presentes dados por lobistas, com restrições a hospitalidades, como viagens, no valor de até 20% do salário mensal do agente público.

Roberto Livianu, presidente do Instituto Não Aceito Corrupção, acredita que é necessária a regulamentação, mas considera o valor de um salário mínimo para presentes e cortesias elevado, sugerindo a necessidade de ajustes no texto.

Enquanto isso, a CCJ do Senado possui outras pautas prioritárias, como a votação da segunda etapa da reforma tributária, a autonomia do Banco Central e a isenção do imposto de renda, o que pode adiar a análise do PL dos lobistas.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Kim Kataguiri propõe equiparar uso de arma de brinquedo ao de arma de fogo no roubo
Deputado federal apresenta Projeto de Lei que aumenta pena para criminosos que utilizam simulacros verossímeis; objetivo é reconhecer o poder de intimidação psicológica
Zé Cocá rebate Rui Costa e diz que críticas estão ridículas
Prefeito de Jequié, prestes a ser vice de ACM Neto, afirma que nunca escondeu sua posição de oposição e acusa ministro de arrogância e excesso de ataques pessoais
Jair Bolsonaro inicia prisão domiciliar de 90 dias
Ex-presidente chega ao condomínio Solar de Brasília após 14 dias de internação por broncopneumonia grave nos dois pulmões, com tornozeleira eletrônica e restrições rigorosas determinadas por Alexandre de Moraes, que incluiu limite de visitas, proibição de celular e redes sociais, com reavaliação do benefício após o prazo temporário
CPI do INSS pede indiciamento de Lulinha e outras 215 pessoas
Relatório final da CPMI aponta filho do presidente como facilitador de esquema bilionário de fraudes em benefícios previdenciários e inclui ex-ministro e parlamentares entre os alvos
Zé Ronaldo convoca militância em tom misterioso após escolha de Zé Cocá
Prefeito de Feira de Santana marca encontro para segunda-feira e fala em “novo passo para a Bahia” após ser preterido mais uma vez na chapa de ACM Neto
Senador orienta André Valadão a permanecer nos Estados Unidos durante apurações da CPMI do INSS
Mensagens obtidas no WhatsApp revelam interferência de parlamentar para proteger o pastor evangélico das investigações.
Carregando..