Senado deve votar projeto que regulamenta a atividade de lobistas

Texto propõe medidas como transparência e limites para a atuação de lobistas no Brasil
Por: Brado Jornal 04.fev.2025 às 09h28
Senado deve votar projeto que regulamenta a atividade de lobistas
Reprodução/Instagram @ottoalencar - Luis Carlos Campos Sales

O projeto de lei que visa regulamentar a atividade de lobistas no Brasil está próximo de ser votado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), do Senado. O senador Otto Alencar (PSD-BA), escolhido para presidir a comissão, destacou a importância de discutir a regulamentação dessa atividade, que passou por 15 anos de tramitação na Câmara e foi alterado no Senado.

Após ser aprovado na Comissão de Transparência, Fiscalização e Controle (CTFC) no final de 2024, o PL aguarda agora a designação de um relator na CCJ, com o nome de Efraim Filho (União Brasil-PB) sendo cotado. Se aprovado na comissão e no plenário do Senado, o projeto precisará retornar à Câmara para nova votação.

O PL estabelece regras para a atuação de lobistas perante os três poderes — Judiciário, Legislativo e Executivo, em todos os níveis, incluindo estados e municípios. Entre as principais medidas propostas, estão:

  • Tratamento equilibrado para lobistas que representam diferentes interesses;
  • Uma quarentena de 12 meses para que ex-agentes públicos possam atuar como lobistas;
  • Obrigação de credenciamento dos lobistas na instituição onde atuam;
  • Divulgação das reuniões entre lobistas e agentes públicos;
  • Limite de um salário mínimo para presentes dados por lobistas, com restrições a hospitalidades, como viagens, no valor de até 20% do salário mensal do agente público.

Roberto Livianu, presidente do Instituto Não Aceito Corrupção, acredita que é necessária a regulamentação, mas considera o valor de um salário mínimo para presentes e cortesias elevado, sugerindo a necessidade de ajustes no texto.

Enquanto isso, a CCJ do Senado possui outras pautas prioritárias, como a votação da segunda etapa da reforma tributária, a autonomia do Banco Central e a isenção do imposto de renda, o que pode adiar a análise do PL dos lobistas.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Itamaraty cancela visto de assessor de Trump que tentaria visitar Bolsonaro
Governo brasileiro revoga autorização de entrada de Darren Beattie em retaliação a bloqueio de ministro da Saúde nos EUA; encontro na prisão foi vetado por Moraes
Família Coronel se prepara para filiar-se ao Republicanos na Bahia
Articulação inclui senador Angelo Coronel, filhos deputados e deputado Léo Prates para fortalecer legenda nas eleições proporcionais
Partido Missão protocola pedido de cassação contra Erika Hilton
Ação alega quebra de decoro parlamentar por xingamentos a críticos após eleição para presidência da Comissão da Mulher
Jair Bolsonaro internado na UTI por broncopneumonia bacteriana
Ex-presidente apresenta infecção pulmonar grave; quadro evoluiu rapidamente na madrugada e exige antibióticos intravenosos sem data prevista para alta
STF forma maioria para manter prisão de Daniel Vorcaro no caso Master
Segunda Turma do Supremo analisa medidas de Mendonça, incluindo detenção do banqueiro e de outros investigados; julgamento virtual segue até sexta-feira (20)
Jéssica Senra defende Erika Hilton e representatividade feminina
Jornalista rebate críticas a deputada trans e afirma que ser mulher é categoria social e política, não apenas biológica
Carregando..