Lula afirma que Trump foi escolhido para comandar os EUA, "não para liderar o mundo"

A observação foi feita na manhã desta quinta-feira (6.fev.2025) em entrevista às emissoras de rádio Metrópole e Sociedade, na Bahia.
Por: Brado Jornal 06.fev.2025 às 12h51
Lula afirma que Trump foi escolhido para comandar os EUA,

O chefe do Executivo brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), criticou declarações do líder norte-americano, Donald Trump (republicano), alegando que ele "faz questão de proferir algo absurdo diariamente". A observação foi feita na manhã desta quinta-feira (6.fev.2025) em entrevista às emissoras de rádio Metrópole e Sociedade, na Bahia.


Lula reforçou sua insatisfação com as recentes declarações de Trump sobre a Faixa de Gaza, chamando a situação na região de "genocídio" e defendendo uma abordagem mais "humanitária" nas relações internacionais, principalmente no que diz respeito ao povo palestino. "A Palestina precisa ser tratada como qualquer outra nação", afirmou.


O petista também criticou a postura dos Estados Unidos em relação à democracia, argumentando que o país sempre se apresentou como referência nesse campo, mas a eleição de Trump trouxe discursos que destoam desse princípio. "De repente, um presidente assume e insiste em fazer declarações absurdas diariamente", declarou.


Na última terça-feira (4.fev), Trump afirmou que o governo norte-americano pretende "tomar controle" da Faixa de Gaza. Além disso, voltou a defender o deslocamento dos palestinos para nações vizinhas e descreveu a região como uma "zona de devastação". O comentário foi feito após uma reunião com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu (Likud, direita).


Lula mencionou ainda outras falas do republicano, destacando sua postura agressiva em assuntos globais. "Um dia quer controlar o canal do Panamá, no outro fala em anexar a Groenlândia ou até mesmo o Canadá. Depois, trata os palestinos como se não fossem nada", disse o presidente brasileiro.


Apesar das críticas, Lula afirmou que respeita Trump como líder dos Estados Unidos, mas ressaltou que seu mandato não lhe confere autoridade sobre o restante do planeta. "Ele foi eleito para governar os EUA, não para mandar no mundo. Essa é a relação que espero que possamos construir", concluiu.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Mortes por terremotos na Venezuela chegam a 589 com chegada de socorro global
Balanço oficial quase dobra em um dia enquanto equipes de 17 países se unem aos esforços de resgate em meio à corrida contra o tempo
PF mira Maranhãozinho em operação sobre desvio de emendas
Deputado do PL-MA é alvo de buscas da Operação Afluente, que apura esquema de corrupção via Codevasf; parlamentar já foi condenado pelo STF no mesmo tipo de caso
Empresa de Zema obteve incentivo tributário na gestão do governador
Companhia familiar recebeu milhões em créditos de ICMS em 2025, conforme dados oficiais divulgados após a saída dele do cargo
Produtora de 'Dark Horse' contrata suspeito do PCC em projeto da Prefeitura de SP
Defesa nega qualquer ligação com a facção criminosa; instituto afirma desconhecimento total de antecedentes e prefeitura reforça que mantém contrato apenas com o parceiro principal
Michelle Bolsonaro nega raiva e pede união após atritos com Flávio
Ex-primeira-dama esclarece que não há briga nem competição e reforça necessidade de oposição unida contra o governo Lula
Michelle Bolsonaro expõe críticas a enteado após desgastes acumulados
Aliados relatam que ex-primeira-dama reagiu a série de ofensas e indiretas, mas reforça união para eleições
Carregando..