Lula afirma que Trump foi escolhido para comandar os EUA, "não para liderar o mundo"

A observação foi feita na manhã desta quinta-feira (6.fev.2025) em entrevista às emissoras de rádio Metrópole e Sociedade, na Bahia.
Por: Brado Jornal 06.fev.2025 às 12h51
Lula afirma que Trump foi escolhido para comandar os EUA,

O chefe do Executivo brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), criticou declarações do líder norte-americano, Donald Trump (republicano), alegando que ele "faz questão de proferir algo absurdo diariamente". A observação foi feita na manhã desta quinta-feira (6.fev.2025) em entrevista às emissoras de rádio Metrópole e Sociedade, na Bahia.


Lula reforçou sua insatisfação com as recentes declarações de Trump sobre a Faixa de Gaza, chamando a situação na região de "genocídio" e defendendo uma abordagem mais "humanitária" nas relações internacionais, principalmente no que diz respeito ao povo palestino. "A Palestina precisa ser tratada como qualquer outra nação", afirmou.


O petista também criticou a postura dos Estados Unidos em relação à democracia, argumentando que o país sempre se apresentou como referência nesse campo, mas a eleição de Trump trouxe discursos que destoam desse princípio. "De repente, um presidente assume e insiste em fazer declarações absurdas diariamente", declarou.


Na última terça-feira (4.fev), Trump afirmou que o governo norte-americano pretende "tomar controle" da Faixa de Gaza. Além disso, voltou a defender o deslocamento dos palestinos para nações vizinhas e descreveu a região como uma "zona de devastação". O comentário foi feito após uma reunião com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu (Likud, direita).


Lula mencionou ainda outras falas do republicano, destacando sua postura agressiva em assuntos globais. "Um dia quer controlar o canal do Panamá, no outro fala em anexar a Groenlândia ou até mesmo o Canadá. Depois, trata os palestinos como se não fossem nada", disse o presidente brasileiro.


Apesar das críticas, Lula afirmou que respeita Trump como líder dos Estados Unidos, mas ressaltou que seu mandato não lhe confere autoridade sobre o restante do planeta. "Ele foi eleito para governar os EUA, não para mandar no mundo. Essa é a relação que espero que possamos construir", concluiu.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lula venceu em 64 países no exterior; Flávio, em 36
O petista teve 47,57% dos votos válidos fora do Brasil e o senador, 43,49%. Houve empate na Guiné-Bissau. Em 32 territórios, ninguém votou
João Pedro Sastre, conhecido como “Gay de Direita”, declara apoio a Lula no segundo turno
Candidato a deputado federal obteve 294 votos e anuncia mudança de posição após primeiro turno
Lula mira rejeição a Flávio e fala em “tesouraço” nos programas sociais
A peça da campanha liga o corte prometido pelo candidato do PL a reduções do governo Jair Bolsonaro. No último Datafolha, os dois empatavam em 45% de rejeição
PL rejeita acordo e mira impeachment de Moraes
Legenda avalia ter 49 votos no Senado e condiciona ação contra Dino à postura do ministro após o segundo turno
PL cresce no Congresso e pesa sobre quem vencer
Maior bancada da legenda altera comando de comissões e o custo político de Flávio ou Lula no segundo turno
MPE defende que o TSE aceite a desistência de Garotinho
O parecer de Alexandre Espinosa trata o caso como exceção e, se o recurso for julgado, pede a rejeição. Sem os votos, Ruas passa de 50%
Carregando..