Lula afirma que Trump foi escolhido para comandar os EUA, "não para liderar o mundo"

A observação foi feita na manhã desta quinta-feira (6.fev.2025) em entrevista às emissoras de rádio Metrópole e Sociedade, na Bahia.
Por: Brado Jornal 06.fev.2025 às 12h51
Lula afirma que Trump foi escolhido para comandar os EUA,

O chefe do Executivo brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), criticou declarações do líder norte-americano, Donald Trump (republicano), alegando que ele "faz questão de proferir algo absurdo diariamente". A observação foi feita na manhã desta quinta-feira (6.fev.2025) em entrevista às emissoras de rádio Metrópole e Sociedade, na Bahia.


Lula reforçou sua insatisfação com as recentes declarações de Trump sobre a Faixa de Gaza, chamando a situação na região de "genocídio" e defendendo uma abordagem mais "humanitária" nas relações internacionais, principalmente no que diz respeito ao povo palestino. "A Palestina precisa ser tratada como qualquer outra nação", afirmou.


O petista também criticou a postura dos Estados Unidos em relação à democracia, argumentando que o país sempre se apresentou como referência nesse campo, mas a eleição de Trump trouxe discursos que destoam desse princípio. "De repente, um presidente assume e insiste em fazer declarações absurdas diariamente", declarou.


Na última terça-feira (4.fev), Trump afirmou que o governo norte-americano pretende "tomar controle" da Faixa de Gaza. Além disso, voltou a defender o deslocamento dos palestinos para nações vizinhas e descreveu a região como uma "zona de devastação". O comentário foi feito após uma reunião com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu (Likud, direita).


Lula mencionou ainda outras falas do republicano, destacando sua postura agressiva em assuntos globais. "Um dia quer controlar o canal do Panamá, no outro fala em anexar a Groenlândia ou até mesmo o Canadá. Depois, trata os palestinos como se não fossem nada", disse o presidente brasileiro.


Apesar das críticas, Lula afirmou que respeita Trump como líder dos Estados Unidos, mas ressaltou que seu mandato não lhe confere autoridade sobre o restante do planeta. "Ele foi eleito para governar os EUA, não para mandar no mundo. Essa é a relação que espero que possamos construir", concluiu.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Líder do PT afirma que Arthur Lira não tem mais condições de comandar a Câmara
Crise no plenário marca noite agitada com protesto de Glauber Braga e votação do projeto da dosimetria penal
Senador Amin Designado Relator de Medida que Ameniza Punições em Caso de Golpe
Disputa por Apoio Bolsonarista Marca Escolha em Santa Catarina; Texto Avança Após Negociação na Câmara
Morre aos 49 anos Marcelo VIP, o golpista que enganou o Brasil por duas décadas
Durante mais de vinte anos, Marcelo construiu uma extensa ficha criminal que incluiu estelionato, falsidade ideológica, associação ao tráfico de drogas e até roubo de avião
Jornalistas são agredidos e expulsos por agentes da Polícia Legislativa na Câmara
Deputado Marcelo Aro relata ter visto seguranças “dando soco” e determina apuração de abusos
Capitão Alden defende criação de banco nacional para combater assédio nas polícias
Seminário na PMBA marca avanço no debate sobre proteção aos policiais
TRE-ES declara deputado federal Gilvan da Federal inelegível por violência política de gênero
Deputado bolsonarista do PL capixaba é punido por chamar Camila Valadão (PSOL) de “satanista” e “assassina de bebês e crianças”
Carregando..