Lula afirma que Trump foi escolhido para comandar os EUA, "não para liderar o mundo"

A observação foi feita na manhã desta quinta-feira (6.fev.2025) em entrevista às emissoras de rádio Metrópole e Sociedade, na Bahia.
Por: Brado Jornal 06.fev.2025 às 12h51
Lula afirma que Trump foi escolhido para comandar os EUA,

O chefe do Executivo brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), criticou declarações do líder norte-americano, Donald Trump (republicano), alegando que ele "faz questão de proferir algo absurdo diariamente". A observação foi feita na manhã desta quinta-feira (6.fev.2025) em entrevista às emissoras de rádio Metrópole e Sociedade, na Bahia.


Lula reforçou sua insatisfação com as recentes declarações de Trump sobre a Faixa de Gaza, chamando a situação na região de "genocídio" e defendendo uma abordagem mais "humanitária" nas relações internacionais, principalmente no que diz respeito ao povo palestino. "A Palestina precisa ser tratada como qualquer outra nação", afirmou.


O petista também criticou a postura dos Estados Unidos em relação à democracia, argumentando que o país sempre se apresentou como referência nesse campo, mas a eleição de Trump trouxe discursos que destoam desse princípio. "De repente, um presidente assume e insiste em fazer declarações absurdas diariamente", declarou.


Na última terça-feira (4.fev), Trump afirmou que o governo norte-americano pretende "tomar controle" da Faixa de Gaza. Além disso, voltou a defender o deslocamento dos palestinos para nações vizinhas e descreveu a região como uma "zona de devastação". O comentário foi feito após uma reunião com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu (Likud, direita).


Lula mencionou ainda outras falas do republicano, destacando sua postura agressiva em assuntos globais. "Um dia quer controlar o canal do Panamá, no outro fala em anexar a Groenlândia ou até mesmo o Canadá. Depois, trata os palestinos como se não fossem nada", disse o presidente brasileiro.


Apesar das críticas, Lula afirmou que respeita Trump como líder dos Estados Unidos, mas ressaltou que seu mandato não lhe confere autoridade sobre o restante do planeta. "Ele foi eleito para governar os EUA, não para mandar no mundo. Essa é a relação que espero que possamos construir", concluiu.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Operação da PF atinge senador Weverton Rocha e número 2 da Previdência em investigação sobre fraudes no INSS
Nova fase da Operação Sem Desconto cumpre mandados em vários estados
Projeções indicam redução na inflação e na Selic em 2026, mas crédito para bens duráveis segue elevado
Consultorias preveem cortes limitados na taxa básica de juros, insuficientes para aliviar financiamentos de imóveis e veículos
Tarcísio reafirma apoio a Flávio Bolsonaro para 2026
Governador de São Paulo destaca abertura ao diálogo do senador em possível candidatura presidencial
Planet Internet rejeita alegações de cobranças por facção após execução de três funcionários
Empresa contesta versão de extorsão, enquanto investigações apontam para possível ligação com taxas impostas pelo Comando Vermelho
Polícia identifica suspeitos de executar técnicos de internet
Investigação aponta envolvimento do Bonde do Maluco e descarta cobrança de taxa pelo Comando Vermelho
França mantém veto ao acordo comercial entre UE e Mercosul
Oposição francesa persiste apesar de salvaguardas aprovadas pelo Parlamento Europeu
Carregando..