Ministro José Múcio revela pedido de Lula para permanecer na Defesa

Presidente apelou pela continuidade do ministro em meio a desafios enfrentados pelo governo
Por: Brado Jornal 11.fev.2025 às 07h38
Ministro José Múcio revela pedido de Lula para permanecer na Defesa
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em uma declaração inédita, o ministro da Defesa, José Múcio, confirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu pessoalmente para que ele permanecesse no cargo. A revelação foi feita durante entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, na noite desta segunda-feira (10).

Múcio havia manifestado desejo de deixar o governo para se dedicar mais à família.

Durante a entrevista, Múcio detalhou a conversa com Lula, que ocorreu no final de 2024, quando o ministro julgava que poderia se afastar após a superação dos desdobramentos dos atos de 8 de janeiro. Segundo Múcio, Lula argumentou que o governo enfrentava um momento delicado e precisava de sua permanência.

“Olha, Múcio, nós estamos numa fase difícil. Somos amigos, eu sei das suas pretensões, que é estar mais à disposição da família e dos amigos, mas eu preciso que você fique, porque estamos com alguns desafios e não queria abrir mais um problema”, relatou o ministro.

Questionado sobre a duração de sua permanência no ministério, Múcio evitou compromissos claros. “Isso é outra história”, respondeu ao ser indagado se permaneceria até o fim do mandato presidencial, em 2026. Apurações do Drive indicam que o ministro deve seguir na função até dezembro de 2025.

A possível saída de Múcio era tida como certa nos bastidores da reforma ministerial. O ministro já havia informado a Lula, em dezembro, seu desejo de deixar o cargo, motivado por cobranças familiares para reduzir o ritmo de trabalho e pelo desgaste em equilibrar a tensa relação entre as Forças Armadas e o governo petista.

Com a decisão de manter Múcio até o final de 2025, especulações sobre possíveis sucessores foram temporariamente silenciadas. Antes da confirmação de sua permanência, os nomes mais cotados para assumir a Defesa incluíam o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que deixou o comando do Senado em 1º de fevereiro.

O pedido de Lula e a continuidade de Múcio refletem a necessidade do governo em manter estabilidade diante dos desafios que ainda marcam o cenário político e militar do país.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Flávio desmente Eduardo e nega que reunião com autoridade dos EUA tratou de sanções
“Não teve nada a ver com sanções, ao contrário do que foi dito por aí, inclusive pelo Eduardo. Essa pauta não foi tratada”, afirmou Flávio, desmentindo o irmão.
João Roma critica fala de Jerônimo Rodrigues e acusa PT de ineficiência na Bahia
Roma também respondeu à afirmação de Jerônimo de que o governo petista teria “prazo de validade”.
Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo enfrentam ridicularização na internet por mentiras sobre Alexandre de Moraes, enquanto juristocracia cresce no Brasil
No entanto, as mentiras de Eduardo e Figueiredo, que insistem que Moraes está com “medo” de punições inexistentes, não encontram respaldo e apenas amplificam seu descrédito.
Jerônimo Rodrigues recua e pede desculpas após fala agressiva contra eleitores de Bolsonaro
Diante da onda de críticas, Jerônimo tentou se explicar na segunda-feira (3), durante visita às obras do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador.
Embaixada dos EUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre visita de funcionário ao Brasil
Em publicação nas redes sociais, Eduardo, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), declarou que a situação de Moraes estaria “esquentando”
Carregando..