Lei que proíbe contratação de artistas com apologia ao crime já existe em Salvador

Legislação municipal vigente desde 2019 impede financiamento público a músicos que incitem violência ou práticas ilegais
Por: Brado Jornal 20.fev.2025 às 08h48
Lei que proíbe contratação de artistas com apologia ao crime já existe em Salvador
Reprodução/Instagram

Enquanto a chamada "lei anti-Oruam" ganha espaço no debate público em diversas cidades, Salvador já possui legislação semelhante há seis anos. Desde 2019, o município está proibido de contratar artistas que façam apologia ao crime, incitem a violência ou incentivem práticas ilegais em suas apresentações.

A lei sancionada em 23 de setembro de 2019 determina que o poder público municipal não pode financiar ou patrocinar artistas, individuais ou em grupo, que promovam qualquer tipo de apologia ao crime, violência contra a mulher, trabalho infantil ou trabalho escravo.

O tema voltou ao noticiário nacional após vereadores do Rio de Janeiro apresentarem um projeto semelhante. O texto carioca, embora não cite diretamente o rapper Oruam, ficou conhecido como "lei anti-Oruam" porque sua autora, a vereadora Amanda Vettorazzo, criou um site com esse nome e declarou que o objetivo é barrar apresentações do artista.

A Bahia já tem um histórico de medidas semelhantes. Em 2012, o governo estadual sancionou a "Lei Antibaixaria" (Lei 12.573/2012), que proíbe o uso de recursos públicos para contratar artistas cujas músicas incentivem violência, homofobia, discriminação racial ou apologia ao uso de drogas ilícitas.

No mesmo ano, Salvador aprovou uma legislação municipal semelhante (Lei nº 8.286/2012), restringindo a contratação de artistas que tenham músicas e danças ofensivas às mulheres.

Com isso, a capital baiana já aplica há anos restrições que agora começam a ser debatidas em outras cidades do país.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Festa do crime: fogos em Salvador anunciam avanço do PCC em bairros antes dominados pelo Comando Vermelho; insegurança aumenta
Uma fonte policial, que preferiu não se identificar, explicou que a Tropa do A, originária de São Caetano, formalizou sua integração ao PCC, utilizando os fogos tanto para comemorar quanto para afirmar a nova aliança
União Progressista: PP e União Brasil selam federação para 2026
A formação da federação, negociada ao longo de meses, contou com a participação de figuras de peso como Arthur Lira (PP-AL) e ACM Neto (União-BA).
Jair Bolsonaro prevê alta da UTI para sábado
De acordo com o boletim médico mais recente, Bolsonaro evolui bem, aceitando líquidos e começando a ingerir gelatina.
PDT no governo Jerônimo, a vitória estratégica de ACM Neto e a ingratidão de Félix Mendonça
ACM Neto, que consolidou uma federação entre União Brasil e PP, garantindo um peso político muito maior à oposição.
Esquema "DESCONTÃO" do INSS: Cecília Mota é investigada por lavagem de dinheiro em operação da PF
Entre janeiro e novembro de 2024, Cecília realizou 33 viagens ao exterior, além de oito em 2023, acompanhada por seis pessoas que receberam transferências de suas empresas.
Carregando..