Advogados de Bolsonaro apresentam recurso contra decisão de Moraes

Advogados questionam prazos e acesso a provas; agravo será analisado pelo ministro relator e, possivelmente, pela Primeira Turma
Por: Brado Jornal 25.fev.2025 às 09h26
Advogados de Bolsonaro apresentam recurso contra decisão de Moraes
Antônio Cruz/Agência Brasil

Os advogados de Jair Bolsonaro apresentaram nesta segunda-feira, 24, o primeiro recurso contra a decisão do ministro Alexandre de Moraes, no âmbito do inquérito que investiga o ex-presidente por sua possível participação no golpe de Estado. A defesa protocolou um agravo regimental, contestando, entre outros pontos, o prazo de quinze dias concedido para que Bolsonaro apresente sua defesa prévia. A solicitação é para que o prazo seja estendido, reivindicando ao menos o mesmo prazo que foi dado à Procuradoria-Geral da República (PGR), de 83 dias.

Moraes havia determinado um prazo de quinze dias para a defesa de todos os acusados, após a oferta da denúncia criminal, estabelecendo que a Corte só analisaria a inclusão de Bolsonaro no banco dos réus depois dessa etapa. A defesa do ex-presidente argumenta que a complexidade do caso exige mais tempo para uma preparação adequada da defesa.

Além disso, a defesa questionou a decisão do ministro de não permitir o acesso completo às mídias que instruíram a investigação, incluindo as apreensões dos celulares dos acusados. O recurso alega que a falta de acesso integral compromete o exercício pleno do contraditório e da ampla defesa, direitos constitucionais fundamentais, segundo os advogados Celso Vilardi, Paulo Amador Cunha Bueno e Daniel Tesser.

O agravo será analisado inicialmente por Moraes, que pode reconsiderar sua decisão, arquivar o recurso ou levar o caso à Primeira Turma do STF para um julgamento colegiado, como solicitado pelos advogados de Bolsonaro. Nesta segunda-feira, Vilardi esteve no STF para conversar com o presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Jerônimo Rodrigues recua e pede desculpas após fala agressiva contra eleitores de Bolsonaro
Diante da onda de críticas, Jerônimo tentou se explicar na segunda-feira (3), durante visita às obras do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador.
Embaixada dos EUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre visita de funcionário ao Brasil
Em publicação nas redes sociais, Eduardo, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), declarou que a situação de Moraes estaria “esquentando”
João Roma critica fala de Jerônimo Rodrigues e acusa PT de ineficiência na Bahia
Roma também respondeu à afirmação de Jerônimo de que o governo petista teria “prazo de validade”.
Carregando..