Zema critica Justiça e defende candidatura de Bolsonaro em 2026

Governador de Minas Gerais afirma que decisões judiciais não são imparciais e reafirma apoio ao ex-presidente, apesar de sua inelegibilidade
Por: Brado Jornal 25.fev.2025 às 09h00
Zema critica Justiça e defende candidatura de Bolsonaro em 2026
Marcello Casal/Agência Brasil

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), fez duras críticas ao Judiciário brasileiro, especialmente em relação à denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre sua suposta participação em um plano de golpe de Estado. Durante um evento no Rio de Janeiro, Zema afirmou que as decisões da Justiça têm sido tomadas "ao sabor do momento" e sem imparcialidade, o que coloca o sistema judicial brasileiro "em total descrédito".

"Não sou jurista, mas vejo que a nossa Justiça tem sido infelizmente pródiga em condenar e descondenar ao sabor do momento", disse o governador, expressando preocupação com a falta de consistência nas decisões judiciais.

Zema também se posicionou em defesa de Bolsonaro, sugerindo que ele seja a melhor opção para a direita nas eleições presidenciais de 2026, caso se torne elegível. Apesar da inelegibilidade de Bolsonaro até 2030, definida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Zema acredita que ele seria a escolha natural para liderar o campo conservador. "Todos os governadores de direita têm plena ciência disso", afirmou, aguardando a definição sobre o processo do ex-presidente.

Em sua fala, o governador não poupou críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mencionando as recentes polêmicas envolvendo sigilos impostos pelo petista e suas declarações sobre a educação. Zema também fez referência a um aumento nos gastos com o cartão corporativo de Lula e a imposição de sigilos de 100 anos sobre esses débitos, uma situação que, segundo o governador, compromete ainda mais a confiança pública na gestão atual.

O evento também foi marcado por um retrospecto das trocas de acusações entre Lula e Bolsonaro durante a campanha eleitoral, com o petista se comprometendo a abrir os sigilos do ex-presidente caso vencesse as eleições.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Flávio desmente Eduardo e nega que reunião com autoridade dos EUA tratou de sanções
“Não teve nada a ver com sanções, ao contrário do que foi dito por aí, inclusive pelo Eduardo. Essa pauta não foi tratada”, afirmou Flávio, desmentindo o irmão.
Governo da Bahia patrocina evento com banda que faz apologia ao assassinato de Jair Bolsonaro
A banda Bozokill, formada em 2022 em Salvador, tem um histórico de letras provocativas, como a música “Mate um Minion Hoje”
João Roma critica fala de Jerônimo Rodrigues e acusa PT de ineficiência na Bahia
Roma também respondeu à afirmação de Jerônimo de que o governo petista teria “prazo de validade”.
Jerônimo Rodrigues recua e pede desculpas após fala agressiva contra eleitores de Bolsonaro
Diante da onda de críticas, Jerônimo tentou se explicar na segunda-feira (3), durante visita às obras do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador.
Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo enfrentam ridicularização na internet por mentiras sobre Alexandre de Moraes, enquanto juristocracia cresce no Brasil
No entanto, as mentiras de Eduardo e Figueiredo, que insistem que Moraes está com “medo” de punições inexistentes, não encontram respaldo e apenas amplificam seu descrédito.
Carregando..