Atores são baleados em Salvador após confusão com réplicas de armas durante gravação de filme

Falta de comunicação com a polícia e uso de réplicas não sinalizadas contribuem para incidente em Cosme de Farias
Por: Brado Jornal 10.mar.2025 às 10h03
Atores são baleados em Salvador após confusão com réplicas de armas durante gravação de filme
Reprodução/Instagram

Dois atores foram baleados no bairro de Cosme de Farias, em Salvador, na tarde do último domingo (9/3), após serem confundidos com criminosos enquanto guardavam equipamentos ao final das gravações de um filme. Os artistas estavam portando réplicas de armas utilizadas na filmagem, mas as réplicas não possuíam as marcações obrigatórias em cor laranja, conforme exigido pela legislação federal.

Além disso, a Polícia Militar não havia sido informada sobre a gravação, o que resultou na confusão. A situação escalou quando policiais da 58ª Companhia Independente (CIPM) foram acionados para dar apoio ao Samu na Rua São Domingos. Ao chegar ao local, os policiais viram um grupo de aproximadamente 10 homens armados e, temendo que se tratassem de criminosos, dispararam contra eles.

Os dois feridos foram rapidamente socorridos e levados ao Hospital Geral do Estado (HGE), mas ainda não há informações detalhadas sobre seu estado de saúde.

Em seu relato, a Polícia Militar informou que, durante a abordagem, um dos homens foi detido e confessou que participava da filmagem. Ele explicou que as armas eram cenográficas, e, no local, foram encontradas 25 réplicas de armas, incluindo pistolas, submetralhadoras, fuzis e carregadores, além de um rádio comunicador. O material foi apreendido e o homem detido foi encaminhado à delegacia. Não há informações sobre a sua liberação.

Rodrigo Batista, diretor do filme e do grupo Fatos de Favela, se manifestou nas redes sociais e admitiu a falha da equipe ao manusear as réplicas no meio da rua. Ele explicou que, após a gravação, o grupo estava guardando o material quando a polícia chegou. "Infelizmente, nesse momento, os policiais viram alguns com as armas na mão e atiraram contra a gente. A maioria correu, um conseguiu se esconder, explicou que era uma gravação e os policiais entenderam", disse o diretor.

Batista reconheceu que o erro foi da equipe ao manusear as réplicas de armas sem o devido cuidado, especialmente em uma área movimentada, e destacou que a falta de atenção foi crucial para o incidente. "Não estou aqui para julgar os atores ou os policiais. Os policiais não tiveram culpa, foi um desacerto nosso", afirmou.

A Polícia Militar reforçou que o uso de réplicas de armas sem a sinalização apropriada pode gerar riscos para a segurança e alertou que, em futuras produções, a corporação deve ser informada com antecedência para evitar mal-entendidos e situações de perigo.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Renan Santos é recebido com entusiasmo por apoiadores no Marco Zero e dá início à Agenda 2026 em Pernambuco
Centenas de apoiadores lotaram o icônico Marco Zero, no Bairro do Recife, para dar as boas-vindas ao líder ligado ao Movimento Brasil Livre (MBL), demonstrando energia e mobilização logo no pontapé inicial da visita.
Nova ligação entre BR-324 e Avenida 29 de Março é inaugurada em Salvador
Trecho na Via Tecom, liberado neste sábado (10), facilita o acesso à nova rodoviária que entra em operação dia 20, promovendo melhor distribuição do fluxo de veículos e maior segurança no trânsito
Kleber Mendonça Filho menciona prisão de Bolsonaro após vitória de "O Agente Secreto" no Globo de Ouro
Diretor pernambucano destaca o fim de uma era política no Brasil durante coletiva de imprensa e incentiva jovens cineastas a usarem o cinema para expressar lutos sociais
Brasil encerra representação dos interesses argentinos na Venezuela após atritos com Milei
Governo brasileiro decide deixar a custódia da embaixada em Caracas, assumida desde 2024, citando provocações do presidente argentino e falta de confiança; Itália deve assumir o papel
Cinco indígenas são abordados com armas de fogo e liberados em Itamaraju
PM apreende revólver e garrancha durante patrulhamento no extremo sul da Bahia, mas decide soltar o grupo após pressão de outros indígenas; região tem reforço policial desde conflito fatal em 2025
Carregando..