Câmara aprova projeto que libera emendas canceladas de "restos a pagar"

Medida permite revalidação de dotações orçamentárias canceladas entre 2019 e 2022
Por: Brado Jornal 19.mar.2025 às 08h21
Câmara aprova projeto que libera emendas canceladas de
Antônio Cruz/Agencia Brasil

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (18) o Projeto de Lei Complementar (PLP) 22/25, que permite a revalidação de dotações orçamentárias canceladas, vinculadas aos chamados "restos a pagar" não processados entre 2019 e 2022. A medida viabiliza a liquidação desses valores até o fim de 2026.

Os restos a pagar referem-se a recursos empenhados em um exercício financeiro, mas não pagos dentro do período, incluindo emendas parlamentares destinadas a serviços e obras ainda não executadas.

O projeto, que já havia sido aprovado pelo Senado, retornará à Casa Alta devido às alterações feitas pela Câmara. O texto aprovado é um substitutivo do relator, deputado Danilo Forte (União-CE), que reduziu o período contemplado – inicialmente de 2019 a 2024 – para 2019 a 2022.

De acordo com a Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara, a proposta envolve um impacto financeiro de R$ 4,6 bilhões.

Defendendo a aprovação, o relator Danilo Forte destacou que a medida garante previsibilidade para estados e municípios:

"Os prefeitos e governadores estão com o pires na mão. Há compromissos assumidos e expectativas de transferências que não foram efetivadas", afirmou.

A deputada Lenir de Assis (PT-PR) também ressaltou que os recursos serão fiscalizados:

"Estamos em uma gestão em que a transparência é fundamental."

Já o deputado Eli Borges (PL-TO) argumentou que a liberação dos restos a pagar é essencial para a continuidade de obras e serviços.

Por outro lado, a deputada Adriana Ventura (Novo-SP) fez críticas ao projeto, apontando riscos de mau uso dos recursos.

Agora, o texto segue para nova análise do Senado, que decidirá se mantém ou altera as mudanças feitas pelos deputados.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Wagner Alves concentra voto de opinião da direita e desafia hegemonia da esquerda de Conquista na ALBA
O paradoxo da cidade explica o peso da candidatura. Conquista já elegeu uma prefeita de direita e, em 2022, deu votação expressiva a ACM Neto, mas raramente transformou esse capital em cadeira própria na Assembleia.
Zanin recusa ordem para criar CPI do Master
Ministro do STF entende que não há prova de omissão da Presidência do Senado na análise dos pedidos sobre o Banco Master
Evento com Renan Santos em Salvador muda de local e será em frente à Reitoria da UFBA
Ato marcado para domingo (27), às 16h, deixa o Campo da Pólvora e passa a ser realizado no campus da universidade; encontro também reforça candidatura local de Quécia Reis
Roberta Roma (PL) pode ser a mulher mais votada da Bahia em 2026, dizem bastidores
Eleita há quatro anos com 160.731 votos, ela foi a parlamentar mais votada entre as mulheres da Bahia e a sexta no geral. Recebeu votos em todos os 417 municípios. Agora, confirma a disputa pela reeleição
Ex-defensor de Vorcaro lidera doações a Dirceu
Roberto Podval transferiu R$ 400 mil à campanha do petista e é sócio do candidato em escritório de advocacia
Record desmarca debate após recusa de Lula e Flávio
Emissora cancela confronto de domingo (27) porque os dois líderes das pesquisas, com cerca de 70% dos votos, informaram que não iriam
Carregando..