Câmara aprova projeto que libera emendas canceladas de "restos a pagar"

Medida permite revalidação de dotações orçamentárias canceladas entre 2019 e 2022
Por: Brado Jornal 19.mar.2025 às 08h21
Câmara aprova projeto que libera emendas canceladas de
Antônio Cruz/Agencia Brasil

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (18) o Projeto de Lei Complementar (PLP) 22/25, que permite a revalidação de dotações orçamentárias canceladas, vinculadas aos chamados "restos a pagar" não processados entre 2019 e 2022. A medida viabiliza a liquidação desses valores até o fim de 2026.

Os restos a pagar referem-se a recursos empenhados em um exercício financeiro, mas não pagos dentro do período, incluindo emendas parlamentares destinadas a serviços e obras ainda não executadas.

O projeto, que já havia sido aprovado pelo Senado, retornará à Casa Alta devido às alterações feitas pela Câmara. O texto aprovado é um substitutivo do relator, deputado Danilo Forte (União-CE), que reduziu o período contemplado – inicialmente de 2019 a 2024 – para 2019 a 2022.

De acordo com a Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara, a proposta envolve um impacto financeiro de R$ 4,6 bilhões.

Defendendo a aprovação, o relator Danilo Forte destacou que a medida garante previsibilidade para estados e municípios:

"Os prefeitos e governadores estão com o pires na mão. Há compromissos assumidos e expectativas de transferências que não foram efetivadas", afirmou.

A deputada Lenir de Assis (PT-PR) também ressaltou que os recursos serão fiscalizados:

"Estamos em uma gestão em que a transparência é fundamental."

Já o deputado Eli Borges (PL-TO) argumentou que a liberação dos restos a pagar é essencial para a continuidade de obras e serviços.

Por outro lado, a deputada Adriana Ventura (Novo-SP) fez críticas ao projeto, apontando riscos de mau uso dos recursos.

Agora, o texto segue para nova análise do Senado, que decidirá se mantém ou altera as mudanças feitas pelos deputados.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Caiado critica Milei e cobra diplomacia de Lula
Pré-candidato do PSD diz que argentino fez escândalo e defende liturgia da Presidência
Lindbergh aciona PGR contra Flávio
Deputado pede investigação sobre participação de Javier Milei e uso de vídeo com inteligência artificial durante convenção do PL
Governo federal gasta R$ 18,1 milhões em anúncios sobre isenção do Imposto de Renda
Valor total de publicidade no semestre atinge recorde recente.
Durigan chama Milei de palhaço e diz que Brasil supera Argentina
Ministro da Fazenda afirma que economia nacional tem indicadores melhores e afasta risco de recessão em 2027
PL filia Sophia Barclay para a Câmara
Candidata se define como “trans de direita” e critica a agenda woke
Republicanos prioriza Tarcísio à Presidência em 2030 e evita PL
Partido aposta na reeleição do governador de São Paulo como base para disputar o Planalto no próximo ciclo
Carregando..