Câmara aprova projeto que libera emendas canceladas de "restos a pagar"

Medida permite revalidação de dotações orçamentárias canceladas entre 2019 e 2022
Por: Brado Jornal 19.mar.2025 às 08h21
Câmara aprova projeto que libera emendas canceladas de
Antônio Cruz/Agencia Brasil

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (18) o Projeto de Lei Complementar (PLP) 22/25, que permite a revalidação de dotações orçamentárias canceladas, vinculadas aos chamados "restos a pagar" não processados entre 2019 e 2022. A medida viabiliza a liquidação desses valores até o fim de 2026.

Os restos a pagar referem-se a recursos empenhados em um exercício financeiro, mas não pagos dentro do período, incluindo emendas parlamentares destinadas a serviços e obras ainda não executadas.

O projeto, que já havia sido aprovado pelo Senado, retornará à Casa Alta devido às alterações feitas pela Câmara. O texto aprovado é um substitutivo do relator, deputado Danilo Forte (União-CE), que reduziu o período contemplado – inicialmente de 2019 a 2024 – para 2019 a 2022.

De acordo com a Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara, a proposta envolve um impacto financeiro de R$ 4,6 bilhões.

Defendendo a aprovação, o relator Danilo Forte destacou que a medida garante previsibilidade para estados e municípios:

"Os prefeitos e governadores estão com o pires na mão. Há compromissos assumidos e expectativas de transferências que não foram efetivadas", afirmou.

A deputada Lenir de Assis (PT-PR) também ressaltou que os recursos serão fiscalizados:

"Estamos em uma gestão em que a transparência é fundamental."

Já o deputado Eli Borges (PL-TO) argumentou que a liberação dos restos a pagar é essencial para a continuidade de obras e serviços.

Por outro lado, a deputada Adriana Ventura (Novo-SP) fez críticas ao projeto, apontando riscos de mau uso dos recursos.

Agora, o texto segue para nova análise do Senado, que decidirá se mantém ou altera as mudanças feitas pelos deputados.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Durante missa em Minas Gerais, padre Flávio Ferreira Alves recusa eucaristia a católicos que apoiam Nikolas Ferreira
Sacerdote critica voto do deputado contra mudança no programa de gás subsidiado e pede que apoiadores saiam da igreja; Diocese de Caratinga emite nota afirmando que fala ocorreu em momento de emoção, não condiz com doutrina eclesial, e anuncia providências para diálogo e reconciliação
Página virada na saída de Coronel da base governista
Jaques Wagner descarta reconciliação com Angelo Coronel e defende manutenção da chapa majoritária com Geraldo Júnior
ACM Neto afirma que negociações com Angelo Coronel avançam positivamente e prevê anúncio de aliança ainda em fevereiro
Pré-candidato ao governo da Bahia pelo União Brasil comenta diálogos iniciados após saída do senador da base governista, destaca expectativa de chapa completa antes do prazo de filiações e elogia força política de José Ronaldo como possível vice
Itapetinga: cidade que historicamente elege quadro de oposição ao PT, tem prefeito em foto com Lula e cúpula do PT
Prefeito Eduardo Hagge (MDB) aparece em imagem ao lado do presidente Lula e lideranças petistas, em contraste com tradição eleitoral do município baiano
Eduardo Bolsonaro posta vídeo surfando em Dubai e é criticado
Filho de Jair Bolsonaro compartilha registro de atividade esportiva nos Emirados Árabes Unidos enquanto pai cumpre prisão na Papudinha
Presidente da Câmara Hugo Motta prevê votação da PEC que acaba com a escala 6x1 ainda em 2026
Hugo Motta (Republicanos-PB) encaminhou proposta à CCJ para análise de admissibilidade e debate em comissão especial; tema é prioridade do governo Lula, que busca aprovação no primeiro semestre do ano eleitoral
Carregando..