Ciro Gomes se reúne com deputados do PDT em jantar discreto em Brasília

Encontro ocorre em meio a julgamento de Bolsonaro no STF e debate sobre futuro do partido
Por: Brado Jornal 27.mar.2025 às 08h12
Ciro Gomes se reúne com deputados do PDT em jantar discreto em Brasília
José Cruz/Agência Brasil

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) esteve presente em um jantar reservado com deputados de seu partido, na noite de terça-feira (25), em Brasília. O encontro ocorreu na residência do líder do PDT na Câmara, Mário Heringer (MG), localizada no Lago Sul, área nobre da capital.  

O evento aconteceu horas após o primeiro dia de julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF) e teve como pauta principal a conjuntura política e os desafios econômicos do governo Lula. A reunião, segundo apuração, foi organizada por membros da bancada petista, interessados em dialogar sobre os rumos da gestão federal e o posicionamento do PDT nas eleições de 2026.  

Durante o jantar, os parlamentares questionaram Ciro sobre uma possível candidatura à Presidência da República no próximo pleito. O ex-ministro, no entanto, negou qualquer intenção de disputar o cargo, apesar de ser o único nome do PDT que ainda figura em pesquisas de intenção de voto. Nos bastidores, deputados acreditam que ele pode reconsiderar sua decisão.  


Lupi se ausenta e minimiza ausência  

Um dos convidados para o encontro, o presidente nacional do PDT e ministro da Previdência, Carlos Lupi, não compareceu ao jantar. Ao ser questionado, justificou sua ausência alegando compromissos de trabalho. “Estava trabalhando. Não é fácil cuidar da Previdência”, afirmou. Apesar de não ter participado, Lupi teria ligado para Ciro para se desculpar.  

A relação entre os dois tem sido marcada por divergências. Em 2024, Lupi criticou abertamente o apoio de Ciro e seus aliados no Ceará à candidatura do bolsonarista André Fernandes (PL) à Prefeitura de Fortaleza. Em vídeo, o ministro classificou o deputado como representante de uma "direita ultrapassada e raivosa" e lamentou a postura de setores do PDT no estado.  

Outra ausência sentida foi a da deputada Duda Salabert (PDT-MG), que já protagonizou embates públicos com Ciro. A parlamentar se afastou do ex-ministro após ele afirmar que ela não tinha preparo para disputar a prefeitura de Belo Horizonte.  

Ciro deixou Brasília na manhã de quarta-feira (26), mantendo-se afastado dos holofotes e sem dar sinais concretos sobre seu futuro político. Nos bastidores, entretanto, pedetistas seguem atentos a qualquer movimentação que possa indicar uma mudança de rumo.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Esquema "DESCONTÃO" do INSS: Cecília Mota é investigada por lavagem de dinheiro em operação da PF
Entre janeiro e novembro de 2024, Cecília realizou 33 viagens ao exterior, além de oito em 2023, acompanhada por seis pessoas que receberam transferências de suas empresas.
Jair Bolsonaro prevê alta da UTI para sábado
De acordo com o boletim médico mais recente, Bolsonaro evolui bem, aceitando líquidos e começando a ingerir gelatina.
Ausência de Alexandre de Moraes em sessão do Senado gera críticas
Como o convite não era obrigatório, Moraes não compareceu.
PDT no governo Jerônimo, a vitória estratégica de ACM Neto e a ingratidão de Félix Mendonça
ACM Neto, que consolidou uma federação entre União Brasil e PP, garantindo um peso político muito maior à oposição.
Carregando..