Ciro Gomes se reúne com deputados do PDT em jantar discreto em Brasília

Encontro ocorre em meio a julgamento de Bolsonaro no STF e debate sobre futuro do partido
Por: Brado Jornal 27.mar.2025 às 08h12
Ciro Gomes se reúne com deputados do PDT em jantar discreto em Brasília
José Cruz/Agência Brasil

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) esteve presente em um jantar reservado com deputados de seu partido, na noite de terça-feira (25), em Brasília. O encontro ocorreu na residência do líder do PDT na Câmara, Mário Heringer (MG), localizada no Lago Sul, área nobre da capital.  

O evento aconteceu horas após o primeiro dia de julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF) e teve como pauta principal a conjuntura política e os desafios econômicos do governo Lula. A reunião, segundo apuração, foi organizada por membros da bancada petista, interessados em dialogar sobre os rumos da gestão federal e o posicionamento do PDT nas eleições de 2026.  

Durante o jantar, os parlamentares questionaram Ciro sobre uma possível candidatura à Presidência da República no próximo pleito. O ex-ministro, no entanto, negou qualquer intenção de disputar o cargo, apesar de ser o único nome do PDT que ainda figura em pesquisas de intenção de voto. Nos bastidores, deputados acreditam que ele pode reconsiderar sua decisão.  


Lupi se ausenta e minimiza ausência  

Um dos convidados para o encontro, o presidente nacional do PDT e ministro da Previdência, Carlos Lupi, não compareceu ao jantar. Ao ser questionado, justificou sua ausência alegando compromissos de trabalho. “Estava trabalhando. Não é fácil cuidar da Previdência”, afirmou. Apesar de não ter participado, Lupi teria ligado para Ciro para se desculpar.  

A relação entre os dois tem sido marcada por divergências. Em 2024, Lupi criticou abertamente o apoio de Ciro e seus aliados no Ceará à candidatura do bolsonarista André Fernandes (PL) à Prefeitura de Fortaleza. Em vídeo, o ministro classificou o deputado como representante de uma "direita ultrapassada e raivosa" e lamentou a postura de setores do PDT no estado.  

Outra ausência sentida foi a da deputada Duda Salabert (PDT-MG), que já protagonizou embates públicos com Ciro. A parlamentar se afastou do ex-ministro após ele afirmar que ela não tinha preparo para disputar a prefeitura de Belo Horizonte.  

Ciro deixou Brasília na manhã de quarta-feira (26), mantendo-se afastado dos holofotes e sem dar sinais concretos sobre seu futuro político. Nos bastidores, entretanto, pedetistas seguem atentos a qualquer movimentação que possa indicar uma mudança de rumo.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Justiça amplia sanções contra APLB e eleva multa para R$200 mil diários
Greve de professores em Salvador gera prejuízos e desobediência judicial
Lula aborda tarifa de Trump em pronunciamento nacional
Discurso reforça soberania frente à investigação comercial dos EUA
Bolsonaro elogia Trump e critica tarifas impostas ao Brasil
Ex-presidente diz ser contra taxação de 50% e afirma que poderia negociar com líder americano
Ex-prefeito Cafu Barreto deve restituir R$ 830 mil ao erário
Irregularidades em contratação de serviços médicos em Ibititá motivam decisão do TCM-BA
Bolsonaro mais uma vez demonstra fraqueza e recua ao falar de impeachment de ministros do STF; assista
Questionado sobre seu suposto controle sobre até 60 senadores, o ex-presidente desconversou, afirmando que “não quer perseguir ninguém”
Rumble e Trump Media denunciam Moraes por censura contra Constantino
Empresas buscam na Justiça dos EUA anular ordem do STF
Carregando..