PT vê Hugo Motta “desmoralizado” se pautar anistia após pressão da oposição

Presidente da Câmara é alvo de cobrança pública e busca alinhamento com o Senado para evitar desgaste
Por: Brado Jornal 07.abr.2025 às 07h45
PT vê Hugo Motta “desmoralizado” se pautar anistia após pressão da oposição
Lula Marques/Agência Brasil

Lideranças do PT avaliam que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), perderá credibilidade caso coloque em votação o projeto de anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro. A avaliação vem após o ato liderado por Jair Bolsonaro na Avenida Paulista, no domingo (6), onde apoiadores do ex-presidente pressionaram publicamente Motta a avançar com a proposta.  

Durante a manifestação, o pastor Silas Malafaia, um dos organizadores do evento e aliado de Bolsonaro, atacou o presidente da Câmara, chamando-o de “opositor” por ainda não ter pautado o projeto. Para petistas, a estratégia bolsonarista foi uma tentativa de intimidação, e ceder a essa pressão significaria uma rendição ao bolsonarismo.  

Atualmente, o PL da Anistia está parado na Câmara. Para aliviar a tensão com a oposição, Motta tem sinalizado a criação de uma comissão especial para debater o tema, enquanto aliados de Bolsonaro pressionam por uma votação direta em plenário.  

Nos bastidores, o presidente da Câmara tem reforçado que qualquer movimento sobre a anistia será coordenado com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Motta pretende conversar com Alcolumbre ainda nesta semana para evitar avançar com o projeto sem respaldo do Senado, o que poderia isolá-lo politicamente e aumentar seu desgaste com ministros do STF.  

A anistia aos condenados do 8 de janeiro continua sendo um dos temas mais sensíveis no Congresso, dividindo opiniões e gerando embates entre governo e oposição.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Amiga de Lulinha envia recado ameaçador cobrando proteção de emissários de Lula
Roberta Luchsinger, investigada em esquema de fraudes no INSS, alertou que não cairá sozinha e exige amparo em meio a quebras de sigilo autorizadas pelo STF
Trump aponta Cuba como possível próximo alvo após conflito com Irã
Presidente dos EUA vê queda do regime cubano como meta histórica e "cereja do bolo"; Havana declara apoio ao Irã em meio a pressões econômicas americanas
Site especula que ACM Neto possa retirar João Roma da chapa por ligação com escândalo do Master
Pré-candidato ao Senado, presidente do PL na Bahia é ligado a sócio de Daniel Vorcaro; hipótese ganha força após convocações na CPI e risco de desgaste para campanha oposicionista
Tenente-coronel da PM baiana é exonerado após manifestar apoio a ACM Neto
Governo de Jerônimo Rodrigues afasta chefe do Departamento de Educação Física da corporação dias após vídeo em que ele pede vitória do pré-candidato oposicionista
Carregando..