Ministro das Comunicações deixa o cargo após denúncia da PGR

Juscelino Filho é acusado de desviar verbas para cidade governada pela irmã; saída ocorre a pedido de Lula
Por: Brado Jornal 09.abr.2025 às 09h23
Ministro das Comunicações deixa o cargo após denúncia da PGR
Antônio Cruz/Agência Brasil

O governo federal oficializou nesta quarta-feira (9/4) a exoneração de Juscelino Filho (União Brasil-MA) do Ministério das Comunicações. A saída foi publicada no Diário Oficial da União e assinada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que ocupa interinamente a Presidência da República enquanto Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa da cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), em Honduras.

A decisão ocorre um dia após Juscelino ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por suspeita de envolvimento em um esquema de desvio de emendas parlamentares quando era deputado federal. Segundo a acusação, os recursos foram direcionados a obras em Vitorino Freire (MA), município administrado à época por sua irmã, Luanna Rezende.

A denúncia, protocolada pelo procurador-geral Paulo Gonet no Supremo Tribunal Federal (STF), tem como base investigações da Polícia Federal, que apontam possíveis crimes de organização criminosa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro, fraude em licitação e falsidade ideológica.

Diante da gravidade das acusações, Lula telefonou a Juscelino ainda na terça-feira (8/4) e pediu que ele se afastasse do governo para se concentrar em sua defesa. Em nota divulgada à imprensa, o agora ex-ministro afirmou que a saída representa “um gesto de respeito ao governo e ao povo brasileiro”.

“Preciso me dedicar à minha defesa, com serenidade e firmeza, porque sei que a verdade há de prevalecer. As acusações que me atingem são infundadas, e confio plenamente nas instituições do nosso país, especialmente no Supremo Tribunal Federal, para que isso fique claro”, declarou Juscelino.

O governo ainda avalia o nome que assumirá a pasta das Comunicações, mas a tendência é que o União Brasil mantenha o controle do ministério. O deputado Pedro Lucas Fernandes (União-MA) é o principal cotado para o cargo.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lula sedia cúpula preparatória para COP30 com William e Macron em Belém
Encontro reúne nações tropicais e parceiros ambientais em debates sobre florestas, oceanos e financiamento climático global
Eduardo Bolsonaro ataca Ana Campagnolo e reforça apoio a Carlos no senado de Santa Catarina
Disputa interna no PL expõe tensões no bolsonarismo catarinense e atrai defesa da tropa de choque do partido
Pagamentos do INSS de novembro de 2025 começam no dia 24 e se estendem até dezembro
Metade dos beneficiários só recebe em dezembro devido ao escalonamento por dígito do Número de Benefício
Senado aprova por unanimidade isenção de IR para rendas de até R$ 5 mil
Medida de alívio fiscal beneficia 16 milhões de contribuintes a partir de 2026 e avança promessas de campanha do governo Lula
Autoridades fluminenses avaliam fuga de cerca de 200 membros do Comando Vermelho após ação policial nos complexos da Penha e do Alemão
Relatório ao STF revela balanço revisado de vítimas e prisões em operação que mobilizou milhares de agentes contra expansão da facção
Ministra do TSE defende cassação do mandato de Cláudio Castro
Acusações de irregularidades eleitorais em 2022 param julgamento após voto inicial pela condenação
Carregando..