Ministro das Comunicações deixa o cargo após denúncia da PGR

Juscelino Filho é acusado de desviar verbas para cidade governada pela irmã; saída ocorre a pedido de Lula
Por: Brado Jornal 09.abr.2025 às 09h23
Ministro das Comunicações deixa o cargo após denúncia da PGR
Antônio Cruz/Agência Brasil

O governo federal oficializou nesta quarta-feira (9/4) a exoneração de Juscelino Filho (União Brasil-MA) do Ministério das Comunicações. A saída foi publicada no Diário Oficial da União e assinada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que ocupa interinamente a Presidência da República enquanto Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa da cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), em Honduras.

A decisão ocorre um dia após Juscelino ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por suspeita de envolvimento em um esquema de desvio de emendas parlamentares quando era deputado federal. Segundo a acusação, os recursos foram direcionados a obras em Vitorino Freire (MA), município administrado à época por sua irmã, Luanna Rezende.

A denúncia, protocolada pelo procurador-geral Paulo Gonet no Supremo Tribunal Federal (STF), tem como base investigações da Polícia Federal, que apontam possíveis crimes de organização criminosa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro, fraude em licitação e falsidade ideológica.

Diante da gravidade das acusações, Lula telefonou a Juscelino ainda na terça-feira (8/4) e pediu que ele se afastasse do governo para se concentrar em sua defesa. Em nota divulgada à imprensa, o agora ex-ministro afirmou que a saída representa “um gesto de respeito ao governo e ao povo brasileiro”.

“Preciso me dedicar à minha defesa, com serenidade e firmeza, porque sei que a verdade há de prevalecer. As acusações que me atingem são infundadas, e confio plenamente nas instituições do nosso país, especialmente no Supremo Tribunal Federal, para que isso fique claro”, declarou Juscelino.

O governo ainda avalia o nome que assumirá a pasta das Comunicações, mas a tendência é que o União Brasil mantenha o controle do ministério. O deputado Pedro Lucas Fernandes (União-MA) é o principal cotado para o cargo.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Esquema "DESCONTÃO" do INSS: Cecília Mota é investigada por lavagem de dinheiro em operação da PF
Entre janeiro e novembro de 2024, Cecília realizou 33 viagens ao exterior, além de oito em 2023, acompanhada por seis pessoas que receberam transferências de suas empresas.
Jair Bolsonaro prevê alta da UTI para sábado
De acordo com o boletim médico mais recente, Bolsonaro evolui bem, aceitando líquidos e começando a ingerir gelatina.
Ausência de Alexandre de Moraes em sessão do Senado gera críticas
Como o convite não era obrigatório, Moraes não compareceu.
PDT no governo Jerônimo, a vitória estratégica de ACM Neto e a ingratidão de Félix Mendonça
ACM Neto, que consolidou uma federação entre União Brasil e PP, garantindo um peso político muito maior à oposição.
Carregando..