Glauber Braga pode ser salvo pelo STF, dizem ministros de Lula

Aliados do governo veem possível intervenção da Corte como recado a Arthur Lira; cassação ainda será votada em plenário da Câmara
Por: Brado Jornal 14.abr.2025 às 10h47
Glauber Braga pode ser salvo pelo STF, dizem ministros de Lula
Lula Marques/Agência Brasil

Ministros do governo Lula acreditam, nos bastidores, que o Supremo Tribunal Federal (STF) pode intervir para impedir a cassação do mandato do deputado federal Glauber Braga (PSol-RJ). O parlamentar teve sua cassação aprovada no Conselho de Ética da Câmara por 13 votos a 5, acusado de quebra de decoro, mas a decisão ainda precisa ser confirmada em plenário.

Nos cálculos de líderes do Centrão, a votação na Câmara deve selar a perda do mandato. No entanto, interlocutores próximos ao governo avaliam que a tendência atual do STF é derrubar a eventual cassação, caso seja judicializada.

Segundo ministros com trânsito na Corte, uma eventual decisão favorável a Glauber não representaria exatamente um gesto em defesa do deputado, mas sim uma reação ao ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL), apontado por Braga como articulador do processo contra ele. A relação entre os dois é marcada por embates duros, sobretudo durante discussões sobre o orçamento secreto.

Integrantes do STF demonstram incômodo com a atuação recente de Lira, especialmente por seu suposto envolvimento na articulação para aprovar o projeto de anistia a condenados pelos atos de 8 de Janeiro e pela pressão em torno do pagamento de emendas parlamentares.

A sinalização da Corte pode influenciar os bastidores da Câmara. Segundo um ministro de Lula ouvido sob reserva, o atual presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), deve agir com cautela diante do risco de o STF reverter uma eventual decisão do plenário. “O Hugo é inteligente. Vai medir bem os passos. Se o STF derruba a cassação, vai abrir um precedente perigoso de revisão de atos internos da Câmara”, afirmou.

Lira nega articulação
Arthur Lira, por sua vez, nega qualquer interferência no caso Glauber Braga e promete acionar a Justiça contra o que considera insinuações infundadas por parte do deputado do PSol.

Enquanto isso, o partido de Braga promete intensificar a pressão política contra Hugo Motta e mobilizar sua base para tentar evitar a cassação em plenário — considerada iminente por adversários.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Pesquisa Quaest revela divisão na opinião brasileira sobre intervenção dos EUA na Venezuela
Aprovação da operação militar americana chega a 46%, com forte variação por espectro político; maioria teme repetição no Brasil
Ratinho Jr. aceita ser candidato à Presidência pelo PSD
Governador do Paraná revela conversas avançadas com Kassab e prioriza projeto nacional em vez de nomes isolados
Michelle Bolsonaro se reúne com Gilmar Mendes para pedir prisão domiciliar a Bolsonaro
Ex-primeira-dama tenta negociar benefício para o ex-presidente preso preventivamente; encontro ocorreu em Brasília
O Banco Central decreta liquidação extrajudicial da Reag, ligada a fraudes no caso Master
Gestora investigada por operações irregulares com o Banco Master tem bens de controladores bloqueados; fundos seguem ativos
Lula reúne Moraes, PF e Receita após inquérito sobre vazamento
Encontro no Planalto discute crime organizado em meio a investigação aberta por Moraes no caso Master
Banco Central decreta liquidação extrajudicial da Advanced Corretora de Câmbio
Medida ocorre por grave comprometimento financeiro e violações às regras do sistema financeiro nacional; corretora tem baixa relevância no mercado
Carregando..