Glauber Braga pode ser salvo pelo STF, dizem ministros de Lula

Aliados do governo veem possível intervenção da Corte como recado a Arthur Lira; cassação ainda será votada em plenário da Câmara
Por: Brado Jornal 14.abr.2025 às 10h47
Glauber Braga pode ser salvo pelo STF, dizem ministros de Lula
Lula Marques/Agência Brasil

Ministros do governo Lula acreditam, nos bastidores, que o Supremo Tribunal Federal (STF) pode intervir para impedir a cassação do mandato do deputado federal Glauber Braga (PSol-RJ). O parlamentar teve sua cassação aprovada no Conselho de Ética da Câmara por 13 votos a 5, acusado de quebra de decoro, mas a decisão ainda precisa ser confirmada em plenário.

Nos cálculos de líderes do Centrão, a votação na Câmara deve selar a perda do mandato. No entanto, interlocutores próximos ao governo avaliam que a tendência atual do STF é derrubar a eventual cassação, caso seja judicializada.

Segundo ministros com trânsito na Corte, uma eventual decisão favorável a Glauber não representaria exatamente um gesto em defesa do deputado, mas sim uma reação ao ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL), apontado por Braga como articulador do processo contra ele. A relação entre os dois é marcada por embates duros, sobretudo durante discussões sobre o orçamento secreto.

Integrantes do STF demonstram incômodo com a atuação recente de Lira, especialmente por seu suposto envolvimento na articulação para aprovar o projeto de anistia a condenados pelos atos de 8 de Janeiro e pela pressão em torno do pagamento de emendas parlamentares.

A sinalização da Corte pode influenciar os bastidores da Câmara. Segundo um ministro de Lula ouvido sob reserva, o atual presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), deve agir com cautela diante do risco de o STF reverter uma eventual decisão do plenário. “O Hugo é inteligente. Vai medir bem os passos. Se o STF derruba a cassação, vai abrir um precedente perigoso de revisão de atos internos da Câmara”, afirmou.

Lira nega articulação
Arthur Lira, por sua vez, nega qualquer interferência no caso Glauber Braga e promete acionar a Justiça contra o que considera insinuações infundadas por parte do deputado do PSol.

Enquanto isso, o partido de Braga promete intensificar a pressão política contra Hugo Motta e mobilizar sua base para tentar evitar a cassação em plenário — considerada iminente por adversários.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Pagamentos do INSS de novembro de 2025 começam no dia 24 e se estendem até dezembro
Metade dos beneficiários só recebe em dezembro devido ao escalonamento por dígito do Número de Benefício
Ministra do TSE defende cassação do mandato de Cláudio Castro
Acusações de irregularidades eleitorais em 2022 param julgamento após voto inicial pela condenação
Eduardo Bolsonaro ataca Ana Campagnolo e reforça apoio a Carlos no senado de Santa Catarina
Disputa interna no PL expõe tensões no bolsonarismo catarinense e atrai defesa da tropa de choque do partido
Carregando..