Política Exclusivo

João Roma confirma pré-candidatura ao Governo da Bahia, mesmo sem força política no estado

Ex-ministro tenta se manter relevante na política baiana apesar do fracasso nas urnas e das alianças contraditórias
Por: Lorran Lima 14.abr.2025 às 14h47
João Roma confirma pré-candidatura ao Governo da Bahia, mesmo sem força política no estado
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O presidente estadual do PL na Bahia, João Roma, confirmou nesta segunda-feira (14) sua pré-candidatura ao Governo da Bahia nas eleições de 2026. A declaração foi dada durante entrevista ao programa Sociedade Urgente, da Rádio Sociedade, apresentado por Adelson Carvalho. “Nós temos uma pré-candidatura apresentada, não estamos satisfeitos com o que acontece na Bahia. Eu tenho andado por todo o estado, não só fazendo um diagnóstico, mas fazendo propostas, conversando com apoiadores e desenhando um novo destino para mudar a página no próximo ano”, afirmou Roma.

João Roma é um político sem futuro na Bahia, não tem força nem para se eleger vereador. Como presidente estadual do PL, não conseguiu estruturar o partido de maneira eficaz. O resultado nas eleições municipais de 2024 foi um vexame: o PL elegeu pouquíssimos vereadores em todo o estado. Já nas eleições de 2022, mesmo com o forte apoio do então presidente Jair Bolsonaro, Roma teve uma votação fraca — pouco mais de 700 mil votos — resultado que frustrou qualquer expectativa de projeção estadual.

Sua trajetória é marcada pela dependência de terceiros. Surgiu da base de ACM Neto e nunca construiu nada relevante por conta própria. Hoje, tenta se agarrar ao bolsonarismo para sobreviver politicamente, mas mantém relações estreitas com a esquerda. Sua esposa, Roberta Roma, inclusive usou material de campanha com Jerônimo Rodrigues e Lula em 2022, revelando a incoerência entre o discurso de direita e as alianças na prática.

Para completar o quadro de contradições, Roma mantém no comando do PL da Bahia dois deputados estaduais que são da base do governo de Jerônimo: Vitinho Azevedo e Raimundinho da JR. Em vez de liderar uma oposição forte, Roma se limita a manobras inexpressivas, tentando se manter no jogo político à base de aparições midiáticas e alianças confusas. Sua pré-candidatura não passa de uma tentativa desesperada de se manter relevante.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Bruno Reis reafirma que Lula sempre será recebido em Salvador durante evento do MST
Prefeito destaca respeito institucional e relação federativa ao presidente em encerramento do 14º Encontro Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
ACM Neto conversa com Marcelo Nilo e não garante vaga na chapa
Pré-candidato ao governo da Bahia discute composição oposicionista, mas mantém negociações em aberto sem compromisso com o ex-deputado para o Senado
Lula anuncia isenção de visto para cidadãos chineses em viagens de curta duração
Decisão é em reciprocidade à medida adotada pela China desde junho de 2025; medida visa ampliar cooperação em áreas da “fronteira do conhecimento”
José Eugênio Toffoli esclarece venda de participação no resort Tayayá
Irmão do ministro do STF afirma que empresa familiar se desfez totalmente do empreendimento em etapas de 2021 e 2025, com declarações à Receita Federal
Caminhada de Nikolas Ferreira alcança sexto dia com alertas de segurança
Marcha de 240 km de Paracatu a Brasília reúne apoiadores e enfrenta desafios logísticos e físicos
Aleluia diz que agenda de Zema na Bahia consolida o Novo como alternativa ao PT
Pré-candidato ao governo baiano destaca união de experiências com governador mineiro e critica gestão petista na segurança pública; evento ocorre neste sábado no Hotel Quality
Carregando..