Interceptação revela plano de destruição de provas por empresa investigada na operação Overclean

Conversa telefônica interceptada pela PF mostra funcionário relatando "operação limpeza" para destruir documentos por ordem de líder de grupo investigado por desvio de verbas públicas
Por: Brado Jornal 15.abr.2025 às 07h48
Interceptação revela plano de destruição de provas por empresa investigada na operação Overclean
Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) revelou, por meio de uma interceptação telefônica autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), indícios de tentativa de destruição de provas por parte de uma das empresas investigadas na Operação Overclean, que apura o desvio de recursos públicos por meio de contratos superfaturados com prefeituras, financiados por emendas parlamentares.

A conversa, gravada no dia 7 de dezembro de 2024, mostra Geraldo, funcionário da empresa Larclean, conversando com um amigo, Iuri, sobre uma “operação limpeza” realizada na sede da companhia. Segundo a PF, a medida foi uma tentativa deliberada de obstrução de Justiça, ocorrida quatro dias após a apreensão de R$ 1,5 milhão em espécie e documentos de contabilidade clandestina pertencentes ao grupo.


"Limpa tudo, viu"

De acordo com a transcrição, Geraldo revela que esteve com Alex Rezende Parente, apontado pela PF como um dos líderes da organização criminosa, e relata que ele teria dado ordens diretas para apagar qualquer indício de irregularidade:

“Rapaz, e os caras, irmão, tá fazendo uma operação limpeza na empresa. Você não tem noção”, diz Geraldo.

“Ele falou comigo: negócio de cotação de outras empresas, negócio de qualquer coisa de transferência, papel impresso, documento salvo no computador… limpa tudo, viu, porque disse que vem uma operação braba aí agora.”

A conversa, considerada pela PF como prova clara de tentativa de encobrimento, reforça a atuação da organização criminosa para frustrar a investigação. O caso foi citado na representação que deu origem à terceira fase da operação Overclean, autorizada pelo ministro Kassio Nunes Marques, do STF.


Ligação com "Rei do Lixo" e contratos milionários

A Larclean é uma das empresas ligadas aos irmãos Fabio e Alex Parente, além de José Marcos de Moura, conhecido como o Rei do Lixo na Bahia, todos suspeitos de liderar um esquema de fraudes em contratos milionários com prefeituras.

Esses contratos eram, em parte, sustentados por recursos oriundos de emendas parlamentares, o que levanta suspeitas de envolvimento político e favorecimento direcionado.


Obstrução e avanço das investigações

A PF afirma que o conteúdo da conversa evidencia o crime de obstrução de Justiça, além de reforçar a atuação organizada do grupo para garantir a impunidade dos seus membros.

“O conteúdo das conversas revela que a destruição das evidências foi planejada em atendimento a uma ordem direta de Alex Rezende Parente, líder identificado da organização criminosa”, diz o relatório da PF.

O caso se soma a outras frentes da Overclean, que já contabiliza milhões em valores apreendidos, além de uma rede de empresas de fachada e contratos simulados, em um dos esquemas de desvio mais complexos envolvendo verbas públicas dos últimos anos.

As investigações continuam sob sigilo, com novas diligências previstas, incluindo quebra de sigilos telefônicos, fiscais e bancários dos envolvidos.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
ACM Neto conversa com Marcelo Nilo e não garante vaga na chapa
Pré-candidato ao governo da Bahia discute composição oposicionista, mas mantém negociações em aberto sem compromisso com o ex-deputado para o Senado
ACM Neto critica Jerônimo por abandonar gestão em busca de “papagaiada” no interior
Pré-candidato ao governo da Bahia aponta ausência de marcas na administração petista e destaca liderança negativa do estado em pobreza, violência e saúde
Bruno Reis reafirma que Lula sempre será recebido em Salvador durante evento do MST
Prefeito destaca respeito institucional e relação federativa ao presidente em encerramento do 14º Encontro Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
Santa Catarina sanciona lei que proíbe cotas raciais em universidades
Governador Jorginho Mello (PL) sanciona projeto aprovado pela Assembleia Legislativa; medida extingue reserva de vagas por raça ou cor em instituições estaduais de ensino superior
José Eugênio Toffoli esclarece venda de participação no resort Tayayá
Irmão do ministro do STF afirma que empresa familiar se desfez totalmente do empreendimento em etapas de 2021 e 2025, com declarações à Receita Federal
Angelo Coronel manda indireta para Marcelo Nilo em postagem de Otto Alencar
Senador do PSD reage a “frase do dia” compartilhada pelo aliado e direciona crítica ao ex-deputado republicano em meio a disputas políticas na Bahia
Carregando..