Erika Hilton processa narrador da Band

Deputada do PSOL-SP move ação contra Sérgio Maurício após ser chamada de “fake news humana” no X (ex-Twitter)
Por: Brado Jornal 16.abr.2025 às 08h29
Erika Hilton processa narrador da Band
Lula Marques/Agencia Brasil

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) entrou com um processo por danos morais contra o narrador esportivo Sérgio Maurício, da TV Bandeirantes, após ser criticada pelo mesmo  nas redes sociais. A parlamentar está pedindo R$ 70 mil de indenização, alegando que teve sua imagem e honra afetadas por uma publicação ofensiva feita pelo comunicador.

A ação foi protocolada na última segunda-feira (14) e está tramitando na 6ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). Até o momento, não há data marcada para o julgamento, mas Sérgio Maurício deverá ser notificado em breve para apresentar sua defesa.


O que motivou a ação?

O episódio que levou à ação judicial aconteceu em fevereiro deste ano. Em publicação na plataforma X (antigo Twitter), o narrador se referiu à deputada como:

“fake news humana, essa coisa”.

Pouco tempo depois, o perfil responsável pela publicação foi apagado. Inicialmente, Sérgio Maurício negou a autoria do post, mas acabou voltando atrás após a repercussão negativa, reconhecendo o erro e pedindo desculpas públicas à deputada.

“Reconheço que utilizei palavras inadequadas ao me referir à deputada Erika Hilton, por quem tenho grande respeito. Peço desculpas a ela, aos seus eleitores e a todos que possam ter se sentido ofendidos”, escreveu o narrador.


Sem ação contra a Band

Apesar da ligação de Sérgio Maurício com a Band, a ação judicial não inclui a emissora. Erika Hilton direcionou o processo apenas ao narrador, segundo ela, por considerar que o ataque foi feito em caráter pessoal, fora do exercício profissional.


Repercussão e consequências

Após o episódio, Sérgio Maurício foi afastado temporariamente da cobertura da Fórmula 1 na Band, ficando de fora da transmissão da pré-temporada. No entanto, ele retornou às atividades no mês seguinte e segue como narrador principal da emissora nas corridas.

A defesa de Erika sustenta que a fala do narrador ultrapassou o limite da liberdade de expressão e configurou ataque à dignidade e à identidade da parlamentar, a primeira mulher trans eleita para o Congresso Nacional. A ação ainda destaca o potencial de disseminação de ódio e o impacto que esse tipo de discurso pode ter sobre minorias.

Sérgio Maurício ainda não se manifestou publicamente sobre a ação judicial.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Advogado de réu expõe mensagens de Mauro Cid e pede anulação de delação no STF
No documento, Kuntz solicita a anulação da delação de Cid, alegando “falta de voluntariedade”, e pede a exclusão das provas derivadas do acordo
Trump critica Irã e exige evacuação de Teerã em meio a crise nuclear
A declaração vem após ataques aéreos de Israel contra alvos militares em Teerã, que intensificaram o conflito na região
Câmara acelera votação para barrar aumento do IOF em meio a tensões com governo
É vista como uma demonstração de força da Câmara contra o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Bolsonaro planeja candidatura de Carlos ao Senado por SC, revela jornal
Bolsonaro propôs que Zanatta, que planejava concorrer a uma das duas vagas ao Senado pelo estado, desistisse da disputa e buscasse a reeleição para a Câmara dos Deputados
Mauro Cardim desafia o crime e promete revolução na Bahia para 2026
Cardim também rebateu declarações da atriz Luana Piovani sobre a polícia baiana, defendendo os militares que, segundo ele, trabalham pela segurança da sociedade
Bruno Reis questiona viabilidade da ponte Salvador-Itaparica e critica promessas não cumpridas
O prefeito lembrou que a ponte, assim como outras promessas do grupo político que governa a Bahia há duas décadas, segue sem sair do papel
Carregando..