Deputadas trans têm identidade de gênero ignorada em emissão de visto dos EUA

Duda Salabert e Erika Hilton recebem documentos com marcação de gênero masculino; governo dos EUA é acusado de desrespeitar identidade reconhecida no Brasil
Por: Brado Jornal 17.abr.2025 às 08h06
Deputadas trans têm identidade de gênero ignorada em emissão de visto dos EUA
Reprodução/Redes Sociais

A deputada federal Duda Salabert (PDT-MG) denunciou nesta quarta-feira (16.abr.2025) que o visto para entrada nos Estados Unidos foi emitido com a marcação de gênero masculino, desrespeitando sua identidade de gênero como mulher trans. Situação semelhante foi relatada pela deputada Erika Hilton (Psol-SP), também mulher trans.

Em publicação no X (antigo Twitter), Salabert explicou que havia sido convidada para participar de um curso sobre desenvolvimento na primeira infância, promovido em parceria com a Universidade Harvard. Durante o processo de renovação do visto, que estava vencido, foi surpreendida com a informação de que o novo documento traria o gênero masculino, por decisão das autoridades americanas.

“Para minha surpresa — e revolta —, fui informada de que meu novo visto viria com a marcação de gênero como masculino, com a ‘justificativa’ de que é de conhecimento público no Brasil que sou uma pessoa trans. Ou seja, minha identidade de gênero, reconhecida legalmente pelo Estado brasileiro, seria simplesmente ignorada”, escreveu a parlamentar.

Segundo a deputada, a justificativa foi apresentada durante a tramitação consular sob as diretrizes do atual governo dos EUA, presidido por Donald Trump (Partido Republicano), conhecido por pautas conservadoras e medidas que restringem direitos da população LGBTQIA+.

Salabert afirmou que já está buscando soluções diplomáticas para reverter a situação e garantir o respeito à sua identidade de gênero, conforme reconhecida legalmente no Brasil.

A deputada Erika Hilton ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso, mas confirmou à imprensa que enfrentou situação semelhante.

A repercussão do caso levanta discussões sobre os limites da soberania consular e os impactos de políticas internacionais conservadoras na dignidade e nos direitos de pessoas trans, mesmo quando representando oficialmente seus países. O Itamaraty ainda não comentou o episódio.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Manifestação do Partido Missão cobra transparência no caso Banco Master
Milhares protestam em São Paulo contra irregularidades financeiras e sigilo judicial no processo
Um padre do Ceará enfrenta acusação de transfobia após declarações em homilia
Associação de diversidade denuncia sacerdote ao Ministério Público por falas que afirmam diferença biológica entre sexos e criticam ideologia de gênero
Jerônimo Rodrigues reúne aliados para discutir chapa majoritária
Encontro com presidentes de partidos busca superar tensões e alinhar estratégia para eleições de 2026 na Bahia
Demissão na Alerj atinge presidente de escola que homenageará Lula
Wallace Palhares perde cargo de assistente após anúncio de enredo sobre o presidente petista no Carnaval de 2026
No evento de entrega de ambulâncias em Salvador, Otto Alencar reafirma lealdade a Lula e promete combater conspirações
Senador do PSD faz indireta a Angelo Coronel ao recordar impeachment de Dilma e declara que vai derrubar qualquer tentativa contra o projeto do grupo governista na Bahia
Kataguiri apresenta projeto para acabar com prisão por pensão sem vínculo biológico
Proposta permite exoneração imediata da obrigação alimentar e proíbe detenção civil quando DNA exclui paternidade; Estado segue responsável pela assistência à criança
Carregando..