Deputadas trans têm identidade de gênero ignorada em emissão de visto dos EUA

Duda Salabert e Erika Hilton recebem documentos com marcação de gênero masculino; governo dos EUA é acusado de desrespeitar identidade reconhecida no Brasil
Por: Brado Jornal 17.abr.2025 às 08h06
Deputadas trans têm identidade de gênero ignorada em emissão de visto dos EUA
Reprodução/Redes Sociais

A deputada federal Duda Salabert (PDT-MG) denunciou nesta quarta-feira (16.abr.2025) que o visto para entrada nos Estados Unidos foi emitido com a marcação de gênero masculino, desrespeitando sua identidade de gênero como mulher trans. Situação semelhante foi relatada pela deputada Erika Hilton (Psol-SP), também mulher trans.

Em publicação no X (antigo Twitter), Salabert explicou que havia sido convidada para participar de um curso sobre desenvolvimento na primeira infância, promovido em parceria com a Universidade Harvard. Durante o processo de renovação do visto, que estava vencido, foi surpreendida com a informação de que o novo documento traria o gênero masculino, por decisão das autoridades americanas.

“Para minha surpresa — e revolta —, fui informada de que meu novo visto viria com a marcação de gênero como masculino, com a ‘justificativa’ de que é de conhecimento público no Brasil que sou uma pessoa trans. Ou seja, minha identidade de gênero, reconhecida legalmente pelo Estado brasileiro, seria simplesmente ignorada”, escreveu a parlamentar.

Segundo a deputada, a justificativa foi apresentada durante a tramitação consular sob as diretrizes do atual governo dos EUA, presidido por Donald Trump (Partido Republicano), conhecido por pautas conservadoras e medidas que restringem direitos da população LGBTQIA+.

Salabert afirmou que já está buscando soluções diplomáticas para reverter a situação e garantir o respeito à sua identidade de gênero, conforme reconhecida legalmente no Brasil.

A deputada Erika Hilton ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso, mas confirmou à imprensa que enfrentou situação semelhante.

A repercussão do caso levanta discussões sobre os limites da soberania consular e os impactos de políticas internacionais conservadoras na dignidade e nos direitos de pessoas trans, mesmo quando representando oficialmente seus países. O Itamaraty ainda não comentou o episódio.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lula pressiona Jaques Wagner a renunciar à liderança no Senado
Presidente considera insustentável a permanência do senador baiano no cargo e articula saída voluntária para evitar desgaste no governo
Gleisi defende punição a Jaques Wagner se houver irregularidade
Presidenta do PT diz confiar na inocência do senador, mas cobra resposta por eventuais benefícios pessoais
Ciro Nogueira relaxa em Ibiza após semana de revelações
Senador do PP aproveita viagem à Espanha em meio a denúncias sobre gastos bancados por Daniel Vorcaro
Jaques Wagner afirma que dólares apreendidos pela PF são diárias do Senado
Senador petista nega irregularidades e diz que Lula prestou solidariedade após operação; PF também investiga ingressos de camarote em show em Los Angeles
Glauber Braga critica explicação de Jaques Wagner como “inconcebível”
Deputado do Psol reage à entrevista do senador petista após operação da PF que encontrou dinheiro e tratativas sobre imóvel ligado a ex-sócio do Banco Master
Gleisi Hoffmann diz que Jaques Wagner deve ser punido se irregularidades forem comprovadas
Presidenta nacional do PT cobra apuração rigorosa, mas defende que senador tem direito à ampla defesa
Carregando..