Tarcísio troca comando da PM-SP após pressão por casos de violência policial

Comandante Cassio Araújo de Freitas irá se aposentar; mudança ocorre em meio a críticas à atuação da corporação
Por: Brado Jornal 17.abr.2025 às 08h49
Tarcísio troca comando da PM-SP após pressão por casos de violência policial
Rovena Rosa/Agência Brasil

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), decidiu trocar o comando da Polícia Militar do Estado após meses de pressão por causa do aumento de casos de violência envolvendo policiais.

A mudança será feita de forma negociada. O atual comandante-geral da PM, coronel Cassio Araújo de Freitas, irá se aposentar, permitindo uma transição considerada mais suave dentro da corporação.

A decisão ocorre em um momento de desgaste da imagem da Polícia Militar diante da opinião pública, após sucessivos episódios de uso excessivo da força, que acirraram o debate sobre a atuação da segurança pública no estado.

Pelas regras da corporação, um coronel pode permanecer na patente por até cinco anos, prazo que se encerraria para Freitas em fevereiro de 2025, já que ele recebeu o posto em 2020. No entanto, por estar no cargo de comandante-geral, ele poderia permanecer além desse limite.

A escolha do substituto ainda não foi oficializada, mas a expectativa é de que o novo nome traga um perfil mais alinhado com a necessidade de reduzir a letalidade policial sem comprometer o discurso de firmeza na segurança defendido por Tarcísio.

A troca também sinaliza um possível reposicionamento do governo paulista em relação ao controle da violência policial, tema que se tornou mais sensível diante das repercussões nacionais e internacionais de casos recentes envolvendo ações da PM.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Quaest: 49% não veem Lula como honesto
Flávio Bolsonaro aparece com 42% de avaliação negativa; demais presidenciáveis são pouco conhecidos
Polícia considera Milton Leite foragido em operação contra o PCC
Ex-presidente da Câmara de São Paulo diz que está em viagem e se apresentará às autoridades em até 24 horas
Ed Sheeran perde aberturas após discurso pró-Palestina
Afastamento de Macklemore da turnê Loop provocou a saída em cadeia de outros artistas
Belitardo responde após ato com Jerônimo e questionamentos sobre contas em Teixeira de Freitas
Em resposta enviada após a divulgação do caso, o prefeito afirmou que a reeleição “foi fruto do reconhecimento do trabalho realizado na cidade, e não por conta de discurso de oposição ou apoio de partido político”.
Ala de Moraes tenta ampliar crise e disputar comando das apurações
Estratégia busca deslocar o foco do ministro para a rede de relações de Vorcaro no tribunal e misturar os processos
Lula diz que quem errou no STF tem de pagar
Presidente afirma que não indicou Moraes, Kassio e Mendonça e elogia atuação do ministro no TSE em 2022
Carregando..