Tarcísio troca comando da PM-SP após pressão por casos de violência policial

Comandante Cassio Araújo de Freitas irá se aposentar; mudança ocorre em meio a críticas à atuação da corporação
Por: Brado Jornal 17.abr.2025 às 08h49
Tarcísio troca comando da PM-SP após pressão por casos de violência policial
Rovena Rosa/Agência Brasil

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), decidiu trocar o comando da Polícia Militar do Estado após meses de pressão por causa do aumento de casos de violência envolvendo policiais.

A mudança será feita de forma negociada. O atual comandante-geral da PM, coronel Cassio Araújo de Freitas, irá se aposentar, permitindo uma transição considerada mais suave dentro da corporação.

A decisão ocorre em um momento de desgaste da imagem da Polícia Militar diante da opinião pública, após sucessivos episódios de uso excessivo da força, que acirraram o debate sobre a atuação da segurança pública no estado.

Pelas regras da corporação, um coronel pode permanecer na patente por até cinco anos, prazo que se encerraria para Freitas em fevereiro de 2025, já que ele recebeu o posto em 2020. No entanto, por estar no cargo de comandante-geral, ele poderia permanecer além desse limite.

A escolha do substituto ainda não foi oficializada, mas a expectativa é de que o novo nome traga um perfil mais alinhado com a necessidade de reduzir a letalidade policial sem comprometer o discurso de firmeza na segurança defendido por Tarcísio.

A troca também sinaliza um possível reposicionamento do governo paulista em relação ao controle da violência policial, tema que se tornou mais sensível diante das repercussões nacionais e internacionais de casos recentes envolvendo ações da PM.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
A COP30 termina marcada por controvérsias que vão além do acordo final
Falhas na organização em Belém expõem desafios para eventos globais de clima
Dino vota com Moraes e prisão preventiva de Bolsonaro já tem placar de 2 a 0 na Primeira Turma do STF
Primeira Turma decide até 20h desta segunda-feira se referenda manutenção da prisão do ex-presidente
Prisão de Bolsonaro não deve abalar laços econômicos Brasil-EUA, avaliam empresários
Departamento de Estado critica detenção e encerra período de silêncio sobre o caso
Flávio perde força e Tarcísio ganha terreno nas projeções para 2026 após detenção de Bolsonaro
Filho do ex-presidente revela falta de habilidade em ações recentes, abrindo caminho para o governador paulista como alternativa da direita contra Lula
Alexandre de Moraes afirma que Bolsonaro danificou intencionalmente a tornozeleira eletrônica
Ministro mantém prisão preventiva do ex-presidente e destaca descumprimento ostensivo de medida cautelar
Mulher de Ramagem afirma que viagem aos EUA visava resguardar os filhos
Por meio de postagem em redes sociais, Rebeca denuncia perseguição e falta de imparcialidade judicial; condenado por suposta trama golpista, marido deixou o país apesar de proibições
Carregando..