Tarcísio troca comando da PM-SP após pressão por casos de violência policial

Comandante Cassio Araújo de Freitas irá se aposentar; mudança ocorre em meio a críticas à atuação da corporação
Por: Brado Jornal 17.abr.2025 às 08h49
Tarcísio troca comando da PM-SP após pressão por casos de violência policial
Rovena Rosa/Agência Brasil

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), decidiu trocar o comando da Polícia Militar do Estado após meses de pressão por causa do aumento de casos de violência envolvendo policiais.

A mudança será feita de forma negociada. O atual comandante-geral da PM, coronel Cassio Araújo de Freitas, irá se aposentar, permitindo uma transição considerada mais suave dentro da corporação.

A decisão ocorre em um momento de desgaste da imagem da Polícia Militar diante da opinião pública, após sucessivos episódios de uso excessivo da força, que acirraram o debate sobre a atuação da segurança pública no estado.

Pelas regras da corporação, um coronel pode permanecer na patente por até cinco anos, prazo que se encerraria para Freitas em fevereiro de 2025, já que ele recebeu o posto em 2020. No entanto, por estar no cargo de comandante-geral, ele poderia permanecer além desse limite.

A escolha do substituto ainda não foi oficializada, mas a expectativa é de que o novo nome traga um perfil mais alinhado com a necessidade de reduzir a letalidade policial sem comprometer o discurso de firmeza na segurança defendido por Tarcísio.

A troca também sinaliza um possível reposicionamento do governo paulista em relação ao controle da violência policial, tema que se tornou mais sensível diante das repercussões nacionais e internacionais de casos recentes envolvendo ações da PM.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Prefeito de Sítio do Mato rompe com Jerônimo e apoia ACM Neto
Alfredinho cobra promessas não cumpridas em saúde, estradas e moradias e anuncia apoio ao pré-candidato do União Brasil para o Governo da Bahia em 2026
Vídeo denuncia abandono do Centro Industrial de Aratu: Via Periférica I vira cratera no polo gerador de empregos de Simões Filho-BA
Administrado pela SDE, o CIA sofre com total descaso do Governo da Bahia. Imagens revelam vias destruídas e um polo industrial que merece mais atenção.
Lindbergh destina R$ 1,7 milhão a cooperativas do MST no Paraná
Recursos superam em 2,5 vezes o total enviado ao Rio de Janeiro, estado que o elegeu
Justiça Eleitoral manda tirar posts contra Tarcísio e multa coordenador de Haddad
Vídeo com boneco Chucky é considerado propaganda negativa antecipada
Apostador processa Blaze e influenciadores após perder prêmio de R$ 14,9 milhões
Saldo milionário desaparece da conta e gera ação judicial por fraude e danos morais
Flávio Bolsonaro propõe cashback no Bolsa Família
O senador e pré-candidato à Presidência defende a manutenção do programa social e sugere incentivos para qualificação e formalização dos beneficiários
Carregando..