Tarcísio troca comando da PM-SP após pressão por casos de violência policial

Comandante Cassio Araújo de Freitas irá se aposentar; mudança ocorre em meio a críticas à atuação da corporação
Por: Brado Jornal 17.abr.2025 às 08h49
Tarcísio troca comando da PM-SP após pressão por casos de violência policial
Rovena Rosa/Agência Brasil

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), decidiu trocar o comando da Polícia Militar do Estado após meses de pressão por causa do aumento de casos de violência envolvendo policiais.

A mudança será feita de forma negociada. O atual comandante-geral da PM, coronel Cassio Araújo de Freitas, irá se aposentar, permitindo uma transição considerada mais suave dentro da corporação.

A decisão ocorre em um momento de desgaste da imagem da Polícia Militar diante da opinião pública, após sucessivos episódios de uso excessivo da força, que acirraram o debate sobre a atuação da segurança pública no estado.

Pelas regras da corporação, um coronel pode permanecer na patente por até cinco anos, prazo que se encerraria para Freitas em fevereiro de 2025, já que ele recebeu o posto em 2020. No entanto, por estar no cargo de comandante-geral, ele poderia permanecer além desse limite.

A escolha do substituto ainda não foi oficializada, mas a expectativa é de que o novo nome traga um perfil mais alinhado com a necessidade de reduzir a letalidade policial sem comprometer o discurso de firmeza na segurança defendido por Tarcísio.

A troca também sinaliza um possível reposicionamento do governo paulista em relação ao controle da violência policial, tema que se tornou mais sensível diante das repercussões nacionais e internacionais de casos recentes envolvendo ações da PM.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
PF faz busca por armas na residência de Bolsonaro
Operação autorizada pelo STF não encontrou itens, diz defesa
Julio Balestrin anuncia entrevistas com presidenciáveis
Influenciador afirma que pretende receber candidatos para treinos e conversas sobre propostas de governo em diferentes áreas
Kim Kataguiri impulsiona proposta de IPVA por peso do carro na Câmara
Projeto que muda cálculo do imposto avança e gera debate sobre tributação veicular
Lula lidera com 40,4% em pesquisa do Meio/Ideia
Flávio Bolsonaro surge em segundo com 32%; simulação coloca Michelle no lugar e mostra queda dos indecisos
Nikolas nega participação em vídeo de Michelle contra Flávio
Deputado afirma que renuncia ao mandato caso comprovem qualquer ligação com o material e acusa tentativa de desgaste interno
Vandalismo de bolsonarista provoca forte reação de governistas na Bahia
Deputado Leandro de Jesus (PL) é alvo de críticas e representações após arrancar placas de obra inaugurada
Carregando..