Tarcísio troca comando da PM-SP após pressão por casos de violência policial

Comandante Cassio Araújo de Freitas irá se aposentar; mudança ocorre em meio a críticas à atuação da corporação
Por: Brado Jornal 17.abr.2025 às 08h49
Tarcísio troca comando da PM-SP após pressão por casos de violência policial
Rovena Rosa/Agência Brasil

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), decidiu trocar o comando da Polícia Militar do Estado após meses de pressão por causa do aumento de casos de violência envolvendo policiais.

A mudança será feita de forma negociada. O atual comandante-geral da PM, coronel Cassio Araújo de Freitas, irá se aposentar, permitindo uma transição considerada mais suave dentro da corporação.

A decisão ocorre em um momento de desgaste da imagem da Polícia Militar diante da opinião pública, após sucessivos episódios de uso excessivo da força, que acirraram o debate sobre a atuação da segurança pública no estado.

Pelas regras da corporação, um coronel pode permanecer na patente por até cinco anos, prazo que se encerraria para Freitas em fevereiro de 2025, já que ele recebeu o posto em 2020. No entanto, por estar no cargo de comandante-geral, ele poderia permanecer além desse limite.

A escolha do substituto ainda não foi oficializada, mas a expectativa é de que o novo nome traga um perfil mais alinhado com a necessidade de reduzir a letalidade policial sem comprometer o discurso de firmeza na segurança defendido por Tarcísio.

A troca também sinaliza um possível reposicionamento do governo paulista em relação ao controle da violência policial, tema que se tornou mais sensível diante das repercussões nacionais e internacionais de casos recentes envolvendo ações da PM.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Janja pede bloqueio do Discord no Brasil
Primeira-dama classifica plataforma como "rede horrorosa" e cobra instrumentos legais após caso de adolescente de 13 anos em Mato Grosso do Sul
Flávio Bolsonaro diz que vice foi escolhido em cima da hora
Senador revela, em live, que tentou um nome feminino de outros partidos e desmente versão de Valdemar Costa Neto sobre Alfredo Gaspar
PF apura desvio de R$ 308 milhões em acordo de Mato Grosso
Ex-governador Mauro Mendes e deputado Fábio Garcia são alvos da operação
Assessores de Zoe Martinez pedem demissão após salto no patrimônio
Chefe de gabinete e coordenadora deixam equipe da vereadora dois dias depois da divulgação do crescimento de bens
Yuri Moura enfrenta pedido de punição no Psol
Filiados acusam deputado estadual de infidelidade partidária
Irajá desiste de disputar a reeleição ao Senado
Senador do PSD alega ter sido preterido pelo partido e prioriza princípios
Carregando..